17
Jun 07

Antigo vice-presidente da Câmara do Porto e ex-vereador do Urbanismo, diz:

Um negócio apenas comparável ao do tráfico de droga. É desta forma que Paulo Morais descreve o processo de planeamento e licenciamento nas autarquias, criticando aqueles que, na esfera partidária, fazem fortunas na intermediação entre privados e administração pública. E "por que motivo são os promotores imobiliários e os construtores os grandes financiadores da vida partidária?" As contrapartidas deveriam ser seriamente analisadas, desafia o ex-autarca.

.

.

.

Acontece exactamente o contrário planeia-se num esquema de bolsa de terrenos que valem mais ou menos em função de quem é o seu proprietário. Depois, licencia-se em função de quem é o promotor envolvido. Por último, a fiscalização é uma fraude. Isto faz, por exemplo, com que, de Norte a Sul, as revisões dos planos directores municipais (PDM) não sejam mais do que a alteração da condição de utilização de solo de terreno agrícola para terreno urbanizável. A Autarquia valoriza os terrenos em 40 ou 50 vezes, o que faz com este tipo de negócio só seja comparável, em termos de rentabilidade, ao tráfico de droga em Portugal. E, no urbanismo, o negócio ainda é menos sério.

IN JN

Nas Assembleias Municipais de Vizela é questionado sempre à Câmara sobre o desenvolvimento do novo PDM, à anos que ele está a ser elaborado, não quero insinuar que está a haver "negociações" deste tipo como Paulo Morais afirma, mas que há muitas urbanizações localizadas em lugares duvídosos - S. Bento, Lage - é verdade.

Nos próximos dias a CMV vai reunir com as juntas, espero que não haja negociatas, e o bem comum esteja acima de interesses particulares, vamos esperar para ver.

Todos os partidos da oposição ja questionaram sobre o PDM, ultimamente é o PSD que mais insiste.

publicado por José Manuel Faria às 11:16

comentário:
Daqui a 4 anos, quando os terrenos forem para construção, vomos ter pdm.
SR. JORGE a 17 de Junho de 2007 às 16:09

Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9





Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
A Dra, Maria José Pacheco foi convidada pelo Vitor...
Coitada da D. Maria José Pacheco com a idade que t...
O MVS deveria era perguntar sobre o caso Huawei...
ZMF, não coloques esta bandeira que corres o risco...
Lá está o ZMF a ser tendencioso....Sabe o que é um...
É claro que isto é o que é declarado, depois há to...
40 empresários e quinze médicos mais os rapazes ri...
Até que enfim se descobriu a identidade do GURI...
Mas alguém disse que a Dra Maria José Pachecho ace...
O Gury alguém te perguntou alguma coisa??Agora és ...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO