15
Jul 07

"Não sou profeta, mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha"

José saramago é um dos meus escritores preferidos, mereceu absolutamente o prémio Nobel ( Nóbel).

Relativamente às ideias políticas cada  vez estou mais longe dele.

Exemplos, ter dito que Carlos Brito não tinha idade para mudar de ideais, como se aquestão fosse a idade, o seguidismo ao marxismo-leninismo e respectiva cartilha, a tal ponto que na entrevista afirma que a URSS, tornou-se na federação russa, deve ter sido o subconciente, e o azerbaijão, bielorrússica e demais 12 países.

O mais espantoso das suas ideias é a contituição da Ibéria, e a "entrada" de Portugal na mesma. Isso não acontecerá nunca, porque os portugueses dirão sempre nunca.

Saramago vai errar politicamente outra vez.

publicado por José Manuel Faria às 11:21

5 comentários:
A idade não perdoa!
de vizela a 15 de Julho de 2007 às 14:43

Pessoalmente, os "nobel's" não fazem parte das minhas leituras preferidas. São demasiadamente massivas e com uma escrita "inteligente" demais.
Em relação ao assunto da junção dos dois países, acho que é um disparate de todo tamanho!
Márcio a 15 de Julho de 2007 às 14:55

Uma pessoa não fica mais nova.

Acho uma certa piada, o homem é um talento e ponto, mas daí ele pensar que pode dizer tudo o que lhe passa pela cabeça.

Bem mas fico feliz por saber que os grandes talentos também dizem parvoíces.
Great Houdini a 15 de Julho de 2007 às 16:21

Dívida para com a língua portuguesa, ortodoxia marxista-leninista, interesse pessoal, uma provocação que deve ser motivo para reflexão... São algumas reacções à entrevista de José Saramago ao DN de ontem, em que o Nobel afirmou: "Portugal acabará por integrar-se na Espanha"

"A visão do sr. Saramago é uma visão do século XIX e não do século XXI. É muito fácil odiar Portugal no estrangeiro, o que é difícil é defender os interesses de Portugal no estrangeiro e isso o sr. Saramago é manifestamente incapaz de fazer." Foi desta forma que Martins da Cruz, ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Durão Barroso e antes disso embaixador de Portugal em Madrid, comenta as declarações do Nobel português.

Numa entrevista publicada na edição de ontem do DN, o escritor José Saramago afirmou: "Portugal acabará por integrar-se em Espanha." Uma declaração citada em vários órgãos de informação internacionais e que foi alvo de duras críticas não só por parte de Martins da Cruz mas também dos escritores Vasco Graça Moura ou Manuel Alegre. "Ele tem a responsabilidade de ter ganho o Nobel da Literatura com a língua portuguesa", disse ao DN o poeta/deputado. "Saramago concebe a realidade como sendo gerível com uma engenharia de racionalidade", sublinhou Graça Moura, que viu nestas um aspecto positivo: "Acho saudavelmente polémico pôr as coisas neste plano. Não perdemos nada em fazer uma reflexão sobre isso."

Muitos iberistas e não iberistas contactados pelo DN escusaram-se a comentar esta manifestação de iberismo defendida por Saramago. Casos de Odete Santos ou José Hermano Saraiva, que optaram pelo silêncio, por exemplo. Já Loureiro dos Santos escolheu ironizar. O general chamou a atenção para "as certezas" de muita gente que nunca se chegam a concretizar. Quanto ao jornalista catalão Ramon Font, antigo correspondente da TVE em Lisboa, declarou-se surpreso com as palavras de Saramago e concluiu: "Portugal aguentou oito séculos. Não estou a ver essa situação alterar-se."|

Isabel Lucas in DN
José Manuel Faria a 16 de Julho de 2007 às 12:24

Integração, claro que não.
Principalmente porque tal situação nunca seria posta à consideração do povo português... não por não ser um assunto merecedor de reflexão... mas porque "vai que a coisa corre mal...", como poderiam aceder os políticos portugueses a lugares tão apetitosos como no nosso país?
silviaefe a 16 de Julho de 2007 às 20:43

Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
O vice/presidente pode conviver perfeitamente numa...
Pelo que vejo o Sr. Prof. nunca esteve numa associ...
Reunião de CâmaraDiz o Vereador do PS JIC: Sr. Pre...
Mas este, como não é burro, voou para o....Movimen...
Já viu um burro voar??? Então prepare-se que se is...
Quem será o próximo candidato da Coligação?JP não ...
Gostado muito do Comunicados da....Coligação? ?? k...
relativamente a Associações... se todas fossem inv...
Coitado, o JIC não tem nada para publicar!!!!!!!!!...
Enfim... uma amalgama de psedo independentes e soc...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

12 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO