15
Jul 07

"Não sou profeta, mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha"

José saramago é um dos meus escritores preferidos, mereceu absolutamente o prémio Nobel ( Nóbel).

Relativamente às ideias políticas cada  vez estou mais longe dele.

Exemplos, ter dito que Carlos Brito não tinha idade para mudar de ideais, como se aquestão fosse a idade, o seguidismo ao marxismo-leninismo e respectiva cartilha, a tal ponto que na entrevista afirma que a URSS, tornou-se na federação russa, deve ter sido o subconciente, e o azerbaijão, bielorrússica e demais 12 países.

O mais espantoso das suas ideias é a contituição da Ibéria, e a "entrada" de Portugal na mesma. Isso não acontecerá nunca, porque os portugueses dirão sempre nunca.

Saramago vai errar politicamente outra vez.

publicado por José Manuel Faria às 11:21

5 comentários:
A idade não perdoa!
de vizela a 15 de Julho de 2007 às 14:43

Pessoalmente, os "nobel's" não fazem parte das minhas leituras preferidas. São demasiadamente massivas e com uma escrita "inteligente" demais.
Em relação ao assunto da junção dos dois países, acho que é um disparate de todo tamanho!
Márcio a 15 de Julho de 2007 às 14:55

Uma pessoa não fica mais nova.

Acho uma certa piada, o homem é um talento e ponto, mas daí ele pensar que pode dizer tudo o que lhe passa pela cabeça.

Bem mas fico feliz por saber que os grandes talentos também dizem parvoíces.
Great Houdini a 15 de Julho de 2007 às 16:21

Dívida para com a língua portuguesa, ortodoxia marxista-leninista, interesse pessoal, uma provocação que deve ser motivo para reflexão... São algumas reacções à entrevista de José Saramago ao DN de ontem, em que o Nobel afirmou: "Portugal acabará por integrar-se na Espanha"

"A visão do sr. Saramago é uma visão do século XIX e não do século XXI. É muito fácil odiar Portugal no estrangeiro, o que é difícil é defender os interesses de Portugal no estrangeiro e isso o sr. Saramago é manifestamente incapaz de fazer." Foi desta forma que Martins da Cruz, ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Durão Barroso e antes disso embaixador de Portugal em Madrid, comenta as declarações do Nobel português.

Numa entrevista publicada na edição de ontem do DN, o escritor José Saramago afirmou: "Portugal acabará por integrar-se em Espanha." Uma declaração citada em vários órgãos de informação internacionais e que foi alvo de duras críticas não só por parte de Martins da Cruz mas também dos escritores Vasco Graça Moura ou Manuel Alegre. "Ele tem a responsabilidade de ter ganho o Nobel da Literatura com a língua portuguesa", disse ao DN o poeta/deputado. "Saramago concebe a realidade como sendo gerível com uma engenharia de racionalidade", sublinhou Graça Moura, que viu nestas um aspecto positivo: "Acho saudavelmente polémico pôr as coisas neste plano. Não perdemos nada em fazer uma reflexão sobre isso."

Muitos iberistas e não iberistas contactados pelo DN escusaram-se a comentar esta manifestação de iberismo defendida por Saramago. Casos de Odete Santos ou José Hermano Saraiva, que optaram pelo silêncio, por exemplo. Já Loureiro dos Santos escolheu ironizar. O general chamou a atenção para "as certezas" de muita gente que nunca se chegam a concretizar. Quanto ao jornalista catalão Ramon Font, antigo correspondente da TVE em Lisboa, declarou-se surpreso com as palavras de Saramago e concluiu: "Portugal aguentou oito séculos. Não estou a ver essa situação alterar-se."|

Isabel Lucas in DN
José Manuel Faria a 16 de Julho de 2007 às 12:24

Integração, claro que não.
Principalmente porque tal situação nunca seria posta à consideração do povo português... não por não ser um assunto merecedor de reflexão... mas porque "vai que a coisa corre mal...", como poderiam aceder os políticos portugueses a lugares tão apetitosos como no nosso país?
silviaefe a 16 de Julho de 2007 às 20:43

Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
Gostava, mas nunca saberá pois isto da política é ...
Só gostava de saber qual o valor que JP recebeu.
Há muitos anos que este persegue um.......(tacho)....
Que engraxador ridículo...
Bem foi avisado que...apostou no cavalo errado. P...
Grande masturbação dialética. Não te trates!!!Os s...
Mas então explique -me lá: já que sabe de tudo o q...
MM à procura de tachinho. Tadito. Ignora que Roma ...
Este sim...Foi um Primeiro Ministro às sérias e......
Pergunta para o José Manuel Faria e para os que se...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

10 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO