08
Ago 07

O debate sobre a possibilidade de coligação entre o BE e o PS em 2009 estende-se pela blogosfera.

Miguel Portas responsável da CP do BE afirma que a notícia do DN é enganosa e fabricada à medida do pensamento de Pedro Correia, afirma Daniel Oliveira no Arrastão.

Esta possibilidade à partida está portanto afastada, e diz-se que são manobras da direita para esvaziar o Bloco.Pode ser, mas penso que um partido que concorre a eleições que já tem 8 deputados tem de pensar longe. Não pode continuamente agir no "correr por fora", pois o seu momento pode passar.

As fracções "esquerdistas" querem fazer do BE a vanguarda revolucionária a caminho do socialismo no dia se S.Nunca.

As populações os eleitores desempregados, desfavorecidos e humilhados que votam BE querem que este os "salve" da selva neoliberal e capitalista. Por isso obrigar um governo a governar à esquerda ou fazer parte dele é contribuir para uma solução se possível a curto prazo.

publicado por José Manuel Faria às 18:20

6 comentários:
Be no governo só para rir.
Anónimo a 8 de Agosto de 2007 às 19:51

Caro José Manuel, a questão que se coloca nesta possível (diria até, provável) coligação, é muito simples. O PS/Sócrates é seguramente o governo mais à direita de todos os governos de direita que até hoje governaram Portugal. Tem levado o país ao descalabro completo. Aumentou a miséria do povo, está a destruir os serviços públicos de apoio aos cidadãos (saúde, educação, justiça, etc.), tem retirado direitos aos trabalhadores, tem previligiado os grandes grupos económicos proporcionando-lhes lucros como nunca tiveram até à chegada do PS ao poder, tem exercido uma política autoritária e repressiva que faria corar de vergonha qualquer governo autoritário da América Latina.
Só em sonhos utópicos se poderá pensar que o BE poderá influenciar a linha política do PS na governação.
Então, a que é que o BE se propõe?
Passar uma esponja por cima disto tudo?
Ser a muleta de todas estas políticas?
Caro José Manuel, penso que já o disse (não sei se neste blog), O Poder não pode ser um objectivo que justifique todos os meios e incoerências. O Poder deve ser um objectivo para assim conseguir pôr em prática uma governação que beneficie o povo, as populações, os trabalhadores. Que assegure uma justiça social efectiva e uma igualdade de oportunidades para todos. Que transforme Portugal num país avançado mas solidário. Se o BE coligado com o PS/Sócrates chegar ao Poder, vai conseguir isto?

O BE por coerência, não devia guiar-se pela cenoura tal como fez o burro. Porque o burro, seguindo a cenoura que nunca chegou a comer, apenas contribuiu para que o dono atingisse o objectivo: levar a carga até ao moleiro.
Cumprimentos.
vermelho vivo a 8 de Agosto de 2007 às 23:48

Caro amigo o governo de Sócrtes está à direita do PSD, todos o sabemos.

A estratégia de um partido de esquerda para crescer e poder influênciar, tem de ser uma apresentação ao eleitorado com um programa credível de governação ( para quê votar se é para a oposição) pensam assim centenas de milhres de eleitores( voto útil). E se o BE crescer e se for confrontado com essa hipótese não deve descurar, pois obrigaria o PS a inflectir, caso não aconteça o PS pode-se aliar à direita e vamos para pior.

Jerónimo de Sousa disse ontem que o PCP governa quando o povo quizer - quando ganhar eleições? bem podem os trabalhadores esperarem! São opções.
José Manuel Faria a 9 de Agosto de 2007 às 12:20

Continuo a pensar que esta aliança tem mais a ver com a vontade do BE se sentar vaidosamente na cadeira do poder do que com a vontade de inflectir o que quer que seja nas orientações e objectivos da governação PS/Sócrates.

Jerónimo de Sousa disse, e muito bem, que a CDU chegará ao poder quando o povo quiser. Ficaria extremamente preocupado se ele tivesse dito que a CDU chegaria ao poder mesmo que para isso, tivesse que se dobrar ao PS e branquear as politicas praticadas por este governo.

Não compreendo a preocupação do PS se poder aliar à direita. O governo do PS/Sócrates tem ido mais longe do que algum partido de direita teria coragem. Perante um PS sózinho ou coligado com a direita, que continue a praticar as politicas de beneficio dos grandes grupos económicos em claro prejuizo do resto dos cidadãos, o caminho é o combate e a luta. Nunca a renúncia daquilo em que acreditamos e pelo qual nos batemos.
É apenas uma questão de sabermos quais os verdadeiros objectivos que nos orientam.
vermelho vivo a 9 de Agosto de 2007 às 13:01

Todos os estudos de sociologia política indicam que o eleitorado do Bloco é essencialmente jovem, urbano e da classe média. Parece portanto abusivo (intelectualmente falando, claro está) afirmar que o acordo salva os milhares de eleitores desempregados, desfavorecidos e humilhados que votam BE da selva neoliberal.

Há muito que entre os apoiantes do BE, sobretudo alguns teóricos com formação universitária, se advoga a diluição no PS. Há quem vindo da Plataforma de Esquerda, não tendo acompanhado outros ex-comunistas, espera pacientemente o momento para se juntar aos que já lá estão e com proveito pessoal.

Não sou nem a favor nem contra a hipotética aliança para o governo, mas se o BE decidir pelo negócio deixo de me rever nele.
Anónimo a 9 de Agosto de 2007 às 19:27

1- Nas últimas legislativas já não aconteceu esse "fenómeno". Dois deputados em Setúbal, quase 1 em braga e em Aveiro, mais votos que a cdu no Porto.
2- Não é verdade o único que disse quase isso foi Miguel Vale de Almeida que já não é do BE, disse que o PS teria que ser outro!
José Manuel Faria a 9 de Agosto de 2007 às 19:40

Agosto 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
O vice/presidente pode conviver perfeitamente numa...
Pelo que vejo o Sr. Prof. nunca esteve numa associ...
Reunião de CâmaraDiz o Vereador do PS JIC: Sr. Pre...
Mas este, como não é burro, voou para o....Movimen...
Já viu um burro voar??? Então prepare-se que se is...
Quem será o próximo candidato da Coligação?JP não ...
Gostado muito do Comunicados da....Coligação? ?? k...
relativamente a Associações... se todas fossem inv...
Coitado, o JIC não tem nada para publicar!!!!!!!!!...
Enfim... uma amalgama de psedo independentes e soc...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

12 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO