27
Nov 07

A Lei 37/2007, de 14 de Agosto, entra em vigor a partir do próximo dia 1 de Janeiro. A partir desse dia, é proibido fumar em quase todos os recintos fechados, a não ser que sejam garantidas algumas condições, designadamente a da ventilação directa para o exterior. Mais concretamente, será proibido fumar nos locais onde estejam instalados órgãos de soberania, serviços e organismos da administração pública; nos locais de trabalho e nos locais de atendimento directo ao público. Também será proibido nos locais onde se prestem cuidados de saúde; nos estabelecimentos de ensino; nos museus, bibliotecas, salas de conferência, de espectáculos e de diversão; nas superfícies comerciais; nos parques de estacionamento cobertos; nos aeroportos, em qualquer transporte público; nos elevadores; e em qualquer estabelecimento de restauração e de dança.

Em quase todos estes sítios podem ser criadas áreas para fumadores, sendo que estas devem estar devidamente sinalizadas, com afixação de dísticos visíveis; devem estar separadas fisicamente das restantes instalações; e devem, ainda, garantir uma ventilação directa para o exterior.

Nos estabelecimentos de restauração ou de bebidas, incluindo os que têm espaço de dança, com área destinada ao público inferior a 100 metros quadrados, o proprietário pode optar pela permissão do fumo, caso proporcione espaços separados e com os requisitos já descritos. Para as área superiores, a zona para fumadores não poderá ir além de 30% do total do estabelecimento. Nas unidades hoteleiras com serviço de alojamento, a área para fumadores não pode ir além de 40% do total do empreendimento. Para o fumador o regime sancionatório vai de 50 a 750 euros.

 

Os custos para o propriétário preparar a sala são muito elevados e são poucos os que o vão fazer. Os fumadores terão poucas hipóteses de poluir o ar, Ainda bem.

Os fumadores têm de perceber que o seu vício não deve incomodar a saúde dos outros.

Fumem ao ar livre.

 

publicado por José Manuel Faria às 11:08

7 comentários:
Uma medida que só peca por não ser mais precoce . Contra mim falo porque sou o fumador mas preocupo-me com a saúde e a qualidade do ar dos demais.
Por exemplo, numa ida a Liverpool, estive no Cavern Club mais de três horas, saí de lá com a roupa e os pulmões intactos, sem o odor pestilento do fumo do tabaco, o que seria improvável na maioria dos estabelecimentos portugueses.
Marco Gomes a 27 de Novembro de 2007 às 13:26

Devo dizer que sou fumadora, pouco é certo, mas o cigarrito só me sabe bem se estiver sentada e descontraida. Estive em Barcelona há uma semana atrás, fui com uns 8 cigarros no maço e pensei que teria de comprar lá mais, vim embora 3 dias depois com ainda 1 cigarro no maço. Acontece que em Espanha é impossivel fumar num café, restaurante ou qualquer outro lugar fechado. Como estava um frio de rachar, a minha saúde tambem não me permitia fumar ao ar livre. Simplesmente não fumei, mas apeteceu-me "n" vezes. Fiquei num hotel de 5 estrelas e não tinha um único sitio para fumar, vim uma ou outra vez à porta do hotel a tremer de frio matar o vicio. Sentia-me portadora de uma doença contagiosa, uma espécie de lepra. Amei chegar a Portugal, sentar, beber um café e puxar pelo cigarrito, que saudades (do café e do cigarro).
Maria a 27 de Novembro de 2007 às 13:41

Ainda bem que é assim… as pessoas devem ser civilizadas, e senão o fazem por atitude própria, há que tomar medidas para proibir este tipo de situações.
Respeitar os outros é um dever de cada cidadão…
Márcio a 27 de Novembro de 2007 às 14:13

Eu percebo a "vontade" de fumar da Maria.

Tem de entender ou deve que o fumo desagrada a muita gente.

Eu sou favorável à liberalização das drogas leves. Fmadas ao ar livre, até devem saber melhor.
José Manuel Faria a 27 de Novembro de 2007 às 18:28

Sou fumadora e sou contra os fundamentalistas.

Sandra Silva a 27 de Novembro de 2007 às 19:32

Será que é já para o ano que não vou precisar de por um casaco a apanhar ar para poder vesti-lo na semana seguinte?!
No verão até nem se nota (também não se anda de casaco....) mas no inverno é muito chato sair do café e conviver com outras pessoas que antes de chegar-mos perto delas já sabem de onde viemos.
1/2Kg de Broa a 27 de Novembro de 2007 às 22:10

Liberalização...
Marco Gomes a 28 de Novembro de 2007 às 10:15

Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9





Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
Pitonisa e restantes anónimos do Movimento por Viz...
O meu amor por Vizela é grande e por isso teria di...
Sejamos sérios:O JIC não fez nada pela construção ...
Apesar da minha identidade de Guri continuar intac...
Por onde anda o debate de ideias, já vai na broa d...
Ultrapassada? Quando se tem um JIC com idade e tiq...
"Só não percebo por que razão JORGE PEDROSA escrev...
Uauuuuuuuuuuu Chegou o salvador da pátria. onde es...
O gury d amaneira que falas de mulheres boas e lin...
Ao anónimo das 22:39 gostaria de desmontar o conte...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO