18
Out 06

Um convite ao Partido Comunista Chinês (PCC), por parte do PS, está a desencadear uma pequena tempestade na blogosfera. Vários blogues políticos têm criticado os socialistas pela participação - já confirmada - dos comunistas chineses no próximo congresso do partido, a decorrer entre 10 e 12 de Novembro. E, em declarações ao DN, o ex-ministro socialista dos Negócios Estrangeiros José Medeiros Ferreira ironiza: "A presença dos comunistas chineses e a discussão sobre o aborto constituem as duas referências de esquerda" neste congresso.

"As relações do Estado português com o Estado da República Popular da China são normais e desejáveis, mas relações partidárias? Na minha actividade profissional relaciono-me com quem tenho de relacionar-me, mas para jantar em minha casa só convido os meus amigos", escreveu Tomás Vasques, ex-deputado socialista, no seu blogue, Hoje Há Conquilhas (hojehaconquilhas.blogspot.com.)

"Duvido muito, para não dizer que tenho mesmo a certeza, que os princípios do PS coincidam com os do PCC. Primeiro, um é socialista e outro é comunista. Um é partido com existência num Estado de Direito Democrático e o outro não. Finalmente, penso que os valores do socialismo democrático nem são apresentados, quanto mais defendidos pelo PCC", escreveu outro militante socialista, Carlos Manuel Castro, no seu blogue, Tugir (tugir.blogspot.com). Posições surgidas após a exibição, em vários canais televisivos internacionais, de imagens de guardas fronteiriços chineses alvejando mortalmente cidadãos tibetanos que pretendiam refugiar-se no vizinho Nepal. País independente até 1959, o Tibete foi anexado neste ano por Pequim. O Dalai Lama, líder tibetano e Prémio Nobel da Paz em 1989, vive desde então no exílio.

Em declarações ao DN, o secretário nacional do PS responsável pelas relações internacionais do partido, José Lello, assegura que o convite à delegação chinesa vai manter-se. "O PS e os comunistas chineses têm relações no âmbito da Internacional Socialista, na qual o PCC tem o estatuto de observador. Só lhes faz bem assistirem a um congresso muito participado e democrático, como será o nosso", disse Lello, desvalorizando o que leu nos blogues: "Os autores dessas críticas não foram eleitos para coisa nenhuma."

Medeiros Ferreira opta pelo registo irónico: "É possível que aqueles que vão agora aplaudir a delegação do Partido Comunista Chinês sejam os mesmos que aplaudiram o Dalai Lama quando cá esteve. Isto é muito frequente no PS."

publicado por José Manuel Faria às 21:22

10 comentários:
Se os chineses querem fazer de Portugal a 2ª nacionalidade acho muito bem que se reunem!!!
.:mÁrCiO:. a 18 de Outubro de 2006 às 21:33

Nao concordo com o Marcio
Jorge Ferreira a 18 de Outubro de 2006 às 21:56

Sou aderente do Bloco de Esquerda, e se caso a Mesa Nacional ou os organizadores da convenção em 2007, fizessem um convite ao PCC , eu pediria explicações e não estaria presente.
José Manuel Faria a 18 de Outubro de 2006 às 22:02

Tambem não concorde com a presença dos chinocas.

Quanto à sua posição JMFara prende-se um bocado pelo facto da oposição do BE ser o PCP? Certo?
Maria Micas a 18 de Outubro de 2006 às 22:19

cara maria micas, o be não é oposição ao pcp, tem é uma filosofia interna de liberdade de opinião, e por isso eu tomaria esta posição, não quer dizer que outras tendências do be fossem contrárias às minhas.
José Manuel Faria a 18 de Outubro de 2006 às 22:25

os dois partidos não fazem parte da internacional socialista? então o problema a discutir deve ser outro: será que o partido chinês deve integrar a estrutura internacional? penso que este debate seria mais construtivo
josé silva a 19 de Outubro de 2006 às 12:45

o PCC é observador da IS, e faz muito bem, a china é um exemplo de democracia.
anónimo a 19 de Outubro de 2006 às 12:51

Caro Jorge Ferreira apenas dizer que não concordo acho que não é suficiente!
.:mÁrCiO:. a 19 de Outubro de 2006 às 14:15

Caro Marcio ,

Eu não sou racista, pelo menos em relação ao chineses, infelizmente já em relação ao Alemães já não posso dizer o mesmo, talvez por influencia da historia, e pela experiencia profissional. Na minha opinião americanos , alemães e ingleses, são povos que pela sua educação, são extremamente frios e se acham superiores aos outros, mas voltando aos chineses, talvez devido à sua cultura, são um povo pouco sociável e em Portugal já são demais.
È claro que é a minha opinião.
Jorge Ferreira a 20 de Outubro de 2006 às 00:25

Cada um é como cada qual... rotular almães, ingleses ou seja quem for não me parece muito correcto Por exemplo em relação aos alemães na minha experiência profissional já encontrei os do tipo frios, mas também os que convidei para beber uns copos...

Quanto ao facto de cá estar o PC chinês, muito sinceramente nem me aquece nem arrefece... Ainda bem para os chineses que cá vêm espreitar a democracia e o nível de vida europeu...

Pessoalmente acho que o mundo só tem a ganhar com essa troca de experiências. Não me belisca nem um pouco.
Jorge Miranda a 20 de Outubro de 2006 às 17:59

Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
Que diferença, que linda festa, não é preciso dinh...
Que diferença!!! Um executivo que transpira simpat...
??? É pra comentar o quê? Que tão muito felizes?
Também tenho gostado muito dos comunicados da Coli...
Estes comunicados devem ser a espinha na garganta ...
Sobre as TaxasCada vez que o PS, através de Dora G...
Admiro a coragem e a persistência destes vereadore...
Isto sim é verdadeira oposição feita com responsab...
Vai sentar-se num banco com um pijama ás riscas!!!...
Prof, ainda anda com Azia!!!!!!!!!!!!
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

12 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO