26
Jan 08

O 11.º Congresso da CGTP-IN realiza-se a 15/16 de Fevereiro . “Emprego, Justa Distribuição da Riqueza” e “Mais força aos Sindicatos” constituem os lemas do Congresso.

A Confederação Geral dos trabalhadores Portugueses é a única central sindical credível junto dos trabalhadores.

Existe a UGT e uma outra central dita independente que têm tido papeis muito duvidosos na luta social.

Este Congresso da CGTP deveria ser o da mudança, da ruptura clara com as ligações directas aos partidos políticos. Os sindicatos e os seus trabalhadores sem amarras ou influências destes. As listas ao congresso livres das discussões nas sedes partidárias. Todos sabemos das enormes pressões que o PCP faz, tentando que a cgtp seja o seu braço sindical. Isto tem de acabar. São os trabalhadores livres nas suas escolhas que têm de dar o rumo certo na defesa dos seus interesses.

Os partidos têm o seu papel imprescindível na construção da Democracia Socialista, os sindicatos nas reivindicaçoes sociais dos seus filiados ou não.

Separação de águas exige-se.

publicado por José Manuel Faria às 11:17

10 comentários:
-Caro JMVFaria, nada tenho contra a actividade sindical, teria tido, se não fosse á época uma criança algo contra a unicidade sindical, mas essa questão está há muito ultrapassada, sou é contra a partidarização dos sindicatos, e contra estes imiscuirem-se na luta política. Julgo que esse é o pecado que levou a que nas duas últimas décadas, os jovens não se sindicalizassem, como mais uma vez se comprova pela tentativa do PCP em afastar da liderança da CGTP, alguns sindicalistas que bem ou mal, pensam por si. Mesmo sendo militantes comunistas. Nada contra sindicatos, tudo contra a intromissão dos partidos políticos nos mesmos. Mas que cada trabalhador possa decidir por si, sempre defendi o direito á greve, mas sempre condenei piquetes de greve que impeçam acesso de trabalhadores ás instalações. Sou pelo direito á decisão individual, e isso inclui, associar-se ou não. Pessoalmente entendi não me sindicalizar, apesar de muitas vezes me chamarem "sindicalista", algo que sempre rebati, porque nunca fui um yes man, porque sempre defendi os meus direitos, e sempre respeitei os direitos alheios. Mas isso já são outras contas.
António de Almeida a 27 de Janeiro de 2008 às 15:47

Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9





comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO