27
Jan 08

Chávez mastiga folha de coca na TV

Cocaína

 

Para Chávez folha de coca não é cocaína. O presidente venezuelano está a passar-se e a perder a pouca credibilidade que tinha. E há quem diga que o seu regime é o novo farol do Socialismo.

publicado por José Manuel Faria às 11:37

3 comentários:
se só come!!! duvido? saudinha...
meyrelles a 29 de Janeiro de 2008 às 03:32

Ficamos a saber, que mascar folha de coca é o mesmo que consumir cocaína.

Aprende-se muito na blogosfera "moderna".
domenico a 31 de Janeiro de 2008 às 23:11

Uma coisa: ataquem o Chavez por onde quiserem, desde que sejam por uma razão fundamentada. Eu pessoalmente acho importantíssimas as reformas sociais que fez, mas compreendo quem não goste.

Agora atacá-lo por mascar folhas de coca? Podem não conhecer a realidade da América Latina, mas se não conhecem não falam. Mascar folhas de coca foi durante séculos praticado neste Sub-Continente. É um passatempo tão casual como fumar um cigarro ou beber uma bebida; é também mascada, ou usada em forma de infusão, pelas resistência que dá ao exercício em grandes altitudes.

Passo agora a citar um texto de Wálter Fanganiello Maierovitch.

"A mastigação da folha de coca faz parte da cultura militar dos indígenas andinos. É um verdadeiro símblo de identicação cultural dos povos andinos.

Como frisou uma antropóloga da etnia aymará (Peru), a folha de coca acompanha os índios do nascimento à morte, estando presente em todos os rituais religiosos.

A folha de coca, quando mastigada, ajuda o indígena a enfrentar os problemas decorrentes da altitude nos Andes. Tira-lhe o cansaço. Serve como alimento dada possuir proteína e sais minerais. E é utilizada como remédio e, também, como anestésico.

Não foi sem causa que o presidente Evo Morales, em assembléia geral da ONU, exibiu uma folha de coca e pediu a sua exclusão da lista de drogas proibidas: as Nações Unidas confundem a folha de coca com o cloridrato de cocaína e, equivocadamente, a relacionam no elenco de substâncias proibidas.

Em síntese, os andinos mastigam folha de coca, mas jamais utilizam pasta-química de coca. Os viciados, por sua vez, usam o cloridrato de cocaína (por via injectável ou aspiração do pó) ou fumam a pasta-básica."


É importante fazer as pessoas saber que não é por a cocaína vir das folhas de coca que estas significam algum risco para a saúde, ou transformam a pessoas que as masca num drogado. São precisas toneladas de folhas de coca para produzir alguns gramas de cocaína, e transformar uma actividade que foi praticado durante centenas de anos - primeiro pelos indígenas, depois pelos colonos e agora por milhões de pessoas em todo o mundo - num acto imoral é pura e simplesmente estúpido.

Vejam a diferença, essa acusação à pessoa de Chavez não tem fundamento - e é ridícula.
Miguel a 11 de Abril de 2008 às 18:14

Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9





Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
O professor onde se baseia para atribuir estas pon...
Messi é simplesmente FABULOSO, o melhor dos melhor...
Mas quem o impede de achar que o Messi " é mago" ....
Aí essa dor de cotovelo, o BE está-lhe atravessado...
O JIC está com o mesmo discurso que o Dinis tinha ...
O JIC não vai ter essa pontuação. Anda a dizer as ...
Prof, o que quer dizer esta classificação? A Colig...
Parece que o candidato é o Manel. Parece porquê? N...
Democracia é respeitar é a opinião dos outros, res...
""Vamos lá a saber: nestas eleições p´rá vila o ca...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO