24
Jun 08

Os exames nacionais nos finais de ciclo do ensino obrigatório não fazem sentido. Os docentes avaliam os alunos continuamente ao longo do ano: atitudes, comportamentos, avaliação formativa, participação nas aulas, trabalhos individuais e de grupos , avaliação sumativa e contactos com os encarregados de educação. Obrigar alunos entre os 11 e os 15 em média a provas de Matemática e Língua Portuguesa, para em seguida lhes colocarem exames mais fáceis que os testes ao longo do ano por um lado e pressioná-los a 90 minutos de stress e angústia por 30% da nota, é uma experiência a recusar. O aluno de 3 , "joga" para o 2 "chega", o de 2 tenta o 4, quase impossível. É uma tentativa de aferir as escolas, os alunos e os professores. Não conseguem, porque os discentes são inteligentes e lutam por uma nota que lhe sirva. A obrigatoriedade dispensa este desgaste. Era preferível terem aulas até ao final de junho.

 

Os exames no Secundário, sim. O ensino não é obrigatório, e há uma obrigação de comparar alunos e escolas de todo o País, do ensino privado e estatal.

 

ps. os exames realizados até agora têm sido uma brincadeira, risíveis dizem alunos e professores. O que quer o Ministério de Educação?

publicado por José Manuel Faria às 10:37

3 comentários:
"Os exames no Secundário, sim. O ensino não é obrigatório, e há uma obrigação de comparar alunos e escolas de todo o País, do ensino privado e estatal."

Depreendo que não defendes a realização de exames para o ensino obrigatório. hummm... o ensino obrigatório será alargado ao 12º ano, logo, uma escola básica e secundária sem exames. É assim?
Miguel Pinto a 24 de Junho de 2008 às 11:59

Sim, Miguel. Quando entrarem os 1ºs alunos do 12ºano no ensino obrigatório devem terminar os exames para concluir o ano.

Exames, somente para acesso ao Ensino Superior.
José Manuel Faria a 24 de Junho de 2008 às 12:46

Concordo, não há necessidade de fazer uma prova global ao país nos anos "inferiores"
1/2Kg de Broa a 24 de Junho de 2008 às 18:29

Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10





Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
Se estiver com o pé quieto, eu acerto-lhe sempre n...
Balelas, balelas e mais balelas.
É verdade. O JIC, o J.P. e a Dora sempre trabalhar...
Para padre andou ele a estudar mas só lá esteve 6 ...
Ao anónimo das 22,34Ninguém vos entende!É uma no c...
Ao comentário das 19,41Cllaro que este comentário ...
Oh mirone, o seu pseudónimo deveria ser Mirolho ou...
""Ah, já agora; comi-lhe o cavalo – Xeque Mate!"En...
""Mestre de Avis a 19 de Julho de 2017 às 23:58""A...
Não. Não dá para acreditar. Vamos rezar para que o...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO