30
Jul 08

Voz do Leitor XIV: Belenenses, um gosto especial, e não é dos pasteis 

 


José Manuel Faria

É enorme a diferença entre ser adepto do Belenenses, do clube da 1ª Liga mais perto da terra onde se vive, ou dos chamados três "grandes". Moras no Concelho de Vizela, andas na Escola e perguntam-te de que clube és. Do Belenenses, respondo, estás a brincar. Mas, porquê, Belenenses. Digo eu, e tu és do Benfica, ora explica lá. O Benfica é o melhor. Nunca compreendi, esta de ser o melhor, o melhor é o nosso. Não sei como foi, a cruz de Cristo apaixonou-me aos 13 anos, olhei à volta e estava só. Não me importei nada.

Uma vez 6 ou 7 anos mais tarde vinha no autocarro do Liceu e observo um senhor calvo a ler com um imenso orgulho o jornal do Belenenses, não resisti e perguntei-lhe, o sr. é Belenenses, sim respondeu o "cota" e com muito orgulho, olha no quiosque tal vende-se o jornal. Bom a partir dessa altura começei a comprar o jornal e a saber que existia um grupo de "azuis sem riscas" em Guimarães. Curioso era visitar o Vitória e observar sempre aquela meia dúzia de tolos "azuis" dava um gozo, é que o belém fazia quase sempre bons resultados na cidade berço.

Mais tarde descobri 2 adeptos em Vizela. Visitei o Restelo pela 1ª vez nos idos 80. Um mundo de alegria. O Tejo, os Jerónimos, a Torre de Belém , mas que enquadramento. Um filho segue as pisadas. Ainda não é tolo total, leva sozinho a camisola oferecida pelo Fernando (77) às aulas de educação física e diz que conhece outro "diferente" da Académica.

No hospital de Rid´ave um dia o terapeuta António, "doente" lagarto, olhou para mim e outro doente da Vila das Aves, e saiu-se. Nunca vi dois doentes do Belenenses juntos disse, o meu colega sorriu e afirmou, o Belenenses é o maior do Mundo. O Sr. Alípio dizia-me que havia 30 adeptos nas Aves e toda a família era Azul desde o tempo das "Torres de Belém", eu achava um exagero, mas é bom acreditar mesmo em algumas mentiras.

José Manuel Faria, Vizela
 

 

:: Link para o artigo ::

 

errata: Riba d´Ave

publicado por José Manuel Faria às 19:36

2 comentários:
Também eu sou " BELENENSES " e tenho um orgulho enorme. Em Santa Comba Dao, onde vivo há umas dezenas de adeptos do Belenenses . Desde miudo fui que me alcunharam de " SALESIAS " por ter o habito de dizer que ia jogar prás salesias . Um grande abraço para os BELENENSES do mundo . PEDRO PRATA
PEDRO PRATA a 30 de Julho de 2008 às 21:33

Pedro Prata dizem que o Restelo está sempre vazio, há alguma verdade, é incompreensível que por vezes tenha apenas 2 ou 3 mil adeptos. A "culpa" é dos lisboetas. Os sofredores do Belém em Portugal e em todo o mundo são mais de 400 mil, enchiam 10 estádios.

Uma mentira que se conta: O restelo nunca encheu por isso é o maior estádio do mundo. Lotou nos anos 60.
José Manuel Faria a 30 de Julho de 2008 às 22:21

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9





Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
Coitado, o JIC não tem nada para publicar!!!!!!!!!...
Enfim... uma amalgama de psedo independentes e soc...
Irra.Agora já faz publicações do Sol?FrancamenteQu...
Que diferença, que linda festa, não é preciso dinh...
Que diferença!!! Um executivo que transpira simpat...
??? É pra comentar o quê? Que tão muito felizes?
Também tenho gostado muito dos comunicados da Coli...
Estes comunicados devem ser a espinha na garganta ...
Sobre as TaxasCada vez que o PS, através de Dora G...
Admiro a coragem e a persistência destes vereadore...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

12 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO