06
Ago 08

http://nortedeportugal.nireblog.com/blogs1/nortedeportugal/files/vizela-jardim.jpg

 

 

Ontem ocorreu um Debate sobre o 2º Dia mais importante da luta pela criação do Concelho de Vizela - 5 de Agosto de 1982 - Um dia em que 400 agentes da GNR militarizada e seus carros de combate invadiram Vizela às ordens de Ângelo Correia do MAI com intuito de reporem a legalidade e encontraram pela sua frente um povo em luta de "guerrilha urbana", que os venceu.

1 - A Avicella está de parabéns, organização cívica e cultural que teve a coragem de juntar num espaço ( auditório dos Bombeiros) muito bem composto (3/4) os principais membros de um grupo clandestino denominado " A Pesada" . E claro a ideia deste Debate.

2 - De salientar na sessão a falta da esmagadora maioria dos Deputados Municipais e a maioria dos Vereadores, só esteve presente, Joaquim Costa. Do PSD vi 2 militantes ( posso estar enganado) e ninguém da direcçâo do Partido.

3 - Gostei da apresentação de Maria José Borges da Avicella alertando que a sessão era aberta ao "público" e que este deveria participar sem constrangimentos.

4 - A Mesa era composta por José Manuel Couto (JMC), dr. Francisco Ferreira ( FF), Presidente de Câmara e Manuel Mendes Marques ( MMM), moderador.

5 - Foi dito por MMM que o Debate não seria transmitido pela Rádio Vizela, pois muito do que se discutiria poderia ser "perigoso" .

6 - Por isso não direi nada sobre os acontecimentos relatados em pormenor pela "Pesada".

7 - Registo a melhor intervenção: emocionada, alegre, simpática e com os olhos sempre brilhantes de satisfação de JMC.

8 - Acrescento o trabalho meritório de FF no Hospital de Vizela tratando das "baixas" resultantes da Luta.

9 - Quero salientar o mau trabalho de MM como moderador do Debate, cortando a palavra a dois intervenientes, a mim e a José Manuel Marques ( JMM), um dos maiores lutadores da "Pesada". Introduzi uma componente política ao 5 de Agosto, a importância que teve na Assembleia da República, no jornalismo e no conhecimento dos portugueses, matéria também abordada por outros intervenientes. O "caso" deu-se quando disse: " Em junho de 2007..." , e MMM pressentiu que iria referia a má prestação de FF na Assembleia Municipal, essa referência era importante, pois estavam presentes entre 7 ou 8 membros da "Pesada", retira-me a palavra, ripostei, mas por respeito aos presentes acatei. Impressionante a convicção de defesa feita por MMM a FF, sem eu ter ainda dito nada sobre FF. MMM estava ali para proteger com o seu peito putativas "balas" a FF. O argumento insistente de MMM era que só, repito só poderia falar sobre aquele dia (5 de Agosto de 1982). Este argumento cai pela base, pois Manuel campelos falou do antes, falou sobre o dia e do depois, assim como FF. JMM fala a seguir e lamenta o sucedido, e mais propõe que no dia 5 de Agosto seja realizada uma sessão aberta patrocinada pela Câmara onde os Vizelenses tenham a palavra de discutir o concelho de Vizela em todas as vertentes e análises, o que está bem, mal e alternativas, JMM teve de falar por vezes por cima de MMM. Excelente proposta de JMM.

10 - Apesar do "incidente" o Debate foi profícuo. E então os pormenores da luta contada pelos líderes da "Pesada" foram fantásticos.

publicado por José Manuel Faria às 10:28

16 comentários:
Oh homem implicativo, então não sabe que FF estava de luto? Myuito fez ele em ter ido, queria que desse pulos de alegria num dia de luto?

Não implique tanto!
valha-o Deus a 6 de Agosto de 2008 às 12:07

Valha-o- Deus, é conhecido. Usa vários pseudónimos.

O importante era não dizer nada, claro.

Como o DDV. O público do MRCV tem nome, os da "Pesada" não, eu pertenço aos etc.

Lá estou eu a ser implicativo.

Eu sabia do falecimento da cunhada. FF não deveria ter ido

Optou por participar. Eu tive essa sensação se exagerei, sei me redimir.
Sobre os outros pontos, nada, claro
José Manuel Faria a 6 de Agosto de 2008 às 12:36

Tudo uma cambada de lambe-botas com personalidade abiaxo de zero, MMM incluido.
bempensado a 6 de Agosto de 2008 às 14:20

Corrigo: "abaixo".
bempensado a 6 de Agosto de 2008 às 14:21

Perigoso ser transmitido? Clandestinidade ? Ui, parece o tempo do SALAZAR!!
bempensado a 6 de Agosto de 2008 às 14:24

Não estar sempre a bater no poder, não significa ser lambe-botas. Significa antes não ser burro, conseguir olhar para todos os lados, louvar o que é de louvar e condenar o que é de condenar.

Prof. sinceramente não entendi nado do que respondeu, explique-se melhor, ponha talvez pontuação nas frases (sugestão apenas)
valha-vos Deus a 6 de Agosto de 2008 às 15:51

Prof. está recordado de chamar «autista» na sua intervenção à CMV no debate de ontem? Está recordado do moderador dizer que FF não estava ali como presidente da CMV como você desejaria? Infelizmente o seu respeito pelo 5 de Agosto é tanto que em lugar de aproveitar a oportunidade da Avicella para falar sobre o 5 de Agosto viu outra oportunidade de acicatar FF e por consequência levar o debate para as ruas da amargura em q se tornaram as assembleias municipais tb por sua culpa. Manuel Campelos não atacou a CMV. Para além de você ninguém atacaou a CMV a não ser você, sem respeito pela luta pré 19/3/98 (o q estava ali em discussão). Você foi o único que foi embora, lá sabe porquê. Quem foi com outro sentido ficou!
Haja Deus a 6 de Agosto de 2008 às 16:16

Sr. JMF porque não organiza o seu partido (acho que ainda é o BE ou já mudou?) as comemorações do 5 de Agosto?
Vale o que vale a 6 de Agosto de 2008 às 16:19

Para o sr. JM faria deve ser bastante frustrante nada ter a dizer sobre o 5 de Agosto de 1982 porque não o viveu directamente. Mesmo assim não lhe assistia o direito de tentar desvirtuar o debate atacando FF que estava ali inclusive com grande sacrificio pessoal devido à morte de sua cunhada enterrada duas horas antes. FF teve uma posição de luxo tal como JMC.
JMF pode usar a assembleia municipal para dizer o q quiser sobre a CMV. O debate correu bem e foi bem conduzido. MMM teve os tomates que tem faltado ao Presidente da Assembleia Municipal. Com ele não há «fantochadas». Eu gostei muito deste debate.
Maria a 6 de Agosto de 2008 às 16:24

O prof. queria arrastar o debate da Avicella para o pântano partidário (como foi o debate anterior) e não conseguiu. Pergunte à Avicella, a Francisco Ferreira, a José Manuel Couto e à Pesada se o debate foi ou não importante e´devidamente conseguido. DEixe-se de tricas polítcias prof. Esqueça o seu âmago contra Francisco Ferreira que fez muito pela luta de Vizela e quando lhe fizerem uma pergunta responda à pergunta sem inventar respostas. Kiss
BOA VAI ELA a 6 de Agosto de 2008 às 16:32

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9



26
27
28
29
30

31


Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
ZMF quando o assunto não lhe agrada chuta para can...
Completamente de acordo, principalmente pelo lado ...
Há um facto(s) indesmentível, as reuniões são poli...
ZMF, e o resto nada.....................Despesas d...
Dona Beatriz Vasconcelos!!!!!!!!!Vasconcelos é o ...
Um passarinho disse-me que foi trabalhar para a se...
Já agora o que é feito do Presidente do PS Vizela?...
A JSD são muito novinhos têm que crescer e saber ...
Por acaso pago, sou militante do PS com as cotas e...
Por falar em cú: "Que tem a ver o cú com as calças...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO