23
Ago 08

http://farm3.static.flickr.com/2408/1555817946_bed003e7d2_m.jpg

 

O desenvolvimento da identidade e autonomia do ser humano é inseparável da sua condição social. Mas a afirmação da própria identidade pessoal na sua integração em sociedade, não é fácil. Abandonada a criança às suas espontâneas experiências de vida social, tanto pode cair no risco do isolamento como no risco de dissolver a sua personalidade na uniformidade amorfa do monismo social. A assertividade aparece como a capacidade da pessoa para se afirmar na relação com os outros sem se deixar manipular e sem manipular os demais. Nesta formação serão abordadas algumas causas muito concretas da falta de assertividade e das estratégias para as combater. Mas também serão apontados princípios gerais que permitam compreender a assertividade integrada num objectivo mais elevado como seja a educação da liberdade.

 

ALGUNS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE UMA EDUCAÇÃO PARA A ASSERTIVIDADE
António Luís Montiel

 

Nos últimos 4/5 anos o vocábulo assertivo/ assertividade está em todo o lado. Assertivo para cima,para baixo, para os lados. Tem de se ser assertivo ou então perdes o emprego.

Lembra-me aqui há 10 anos o âmbito: o âmbito do problema, da área, do pensamento, do isqueiro. Havia âmbito para tudo.

Vamos lá ser assertivos, está bem. !

 

 

publicado por José Manuel Faria às 21:11

2 comentários:
JMFaria: Se ser assertivo é uma moda que continue a moda. O problema a meu ver é mesmo ser pouco assertivos, com este ou outro palavrão. Ser assertivo não é competição, individualismo, presunção, é uma forma de estar na vida exigente com quem nos tenta ludibriar. É como bem citas "não se deixar manipular e não manipular na relação com os outros".

Ainda agora tive um exemplo na minha relação com a ZON Multimédia que se não fosse assertivo não teria podido: a) desligar os serviços da Sport TV a meio do mês (porque no contrato estará, segundo eles, uma clausula que diz o serviço não é fraccionado e teria de pagar o mês inteiro -mas para poder subscrever um serviço já pode ser fraccionado) b) não teria negociado o abaixamento do preço de uma segunda ligação da TV Cabo (na residência da minha mãe -mas de que sou eu o cliente) que reduziu em quase 5 euros a mensalidade. c) não me teriam feito um abaixamento de 5 euros na mensalidade do Fantist Life, durante um ano, como compensação, por o serviço da ZON BOX não estar a funcionar correctamente e com as características anunciadas d) ter reactivado os canais da Sport TV, sem período de fidelização de 12 meses, conforme anunciado pelo serviço de apoio aos clientes. É claro que tudo isto não seria possível se não tivesse a alternativa de poder mudar de operador.

Mas enfim, se eu tivesse eu ficado quieto e calado, aceitando pacificamente o que me era dito, em vez de reclamar, em bons termos mas com firmeza, através do envio de uns e-mail, num dos casos e noutros ter pedido, para falar com a pessoa responsável, e teria pago o mês completo da Sport TV quando apenas utilizei o serviço uns dias; não teria um preço mais baixo na 2ª ligação ad-eternum; não teria um desconto de 60 euros/ano devido á má prestação de um serviço; não poderia activar eou desactivar a Sport TV senão ao fim de 12 meses.

Isto chama-se ser assertivo: reclamar os nossos direitos com firmeza, nos exactos termos que o autor afirma: "compreender a assertividade integrada num objectivo mais elevado, como seja A EDUCAÇÃO DA LIBERDADE.

Sobre ser assertivo li alguma coisa e tive alguma formação no âmbito da minha actividade profissional e apenas posso dizer que recomendo a todos a "assertividade". Não concordo nada que seja uma moda mas uma forma de estar em sociedade com uma atitude de grande exigência cívica.
Fernando a 24 de Agosto de 2008 às 17:18

Fernando concordo em absoluto contigo. O que me irrita é ouvir a todo o instante na rádio, tv , jornais e no diálogo entre quem não sabe o que significa a palavra assertivo... assertivo..assertivo. Lembra - me o âmbito como referi e aquela frase estúpida..." bem, isto é assim" que dava início a todas as conversas.
José Manuel Faria a 24 de Agosto de 2008 às 21:37

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9



26
27
28
29
30

31


Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
Lista única.Vai ter muitas dificuldades em ganhar:...
Ó Gury pensei que tinhas emigrado.........Ó Gury t...
Por acaso, eu acho que se trata de uma excelente a...
Ainda bem que saltei fora do barco enquanto uns se...
Coitado do PS Vizela, a Dora a Presidente !!!!!!!!...
Então não são 800 mil euros, não é verdade, eminên...
Anónimo a 12 de Janeiro de 2018 às 11:11Se fosse a...
Um orçamento com mais de 3 milhões de lucro e não ...
Recorde prof. que a redução do IMI a pagar 2018 f...
O resto do entulho, sim, porque o entulho já foi a...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

12 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO