07
Nov 08

http://galizacig.org/imxact/2005/04/leon_trotsky590.jpg

Hoje é dia de comemorar o dia do nascimento de Leon Trótski ,7 Novembro de 1879 ; Ucránia - 21 Agosto de 1940; México.

 

O trotskismo é uma doutrina marxista baseada no pensamento do político e revolucionário russo Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo.

 

Revolução Permanente, sua principal divergência em relação ao pensamento de Stálin, o qual defendia a tese conhecida como "socialismo em um só país". A Teoria da Revolução Permanente defenderia a expansão da revolução para além das fronteiras da União Soviética como prioridade, ao invés do seu fortalecimento interno. No final de sua vida, Leon Trótski fundou a IV Internacional, que após sua morte não conseguiu levar adiante sua luta?. Hoje, as diversas correntes políticas que se auto-denominam trotskistas têm alguma origem na IV Internacional.

wikipédia

 

 

Partidos legalizados em Portugal que se reclamam de trotskistas de várias correntes: LCI , mais tarde junta-se com o PRT dando o PSR, ( Bloco de Esquerda), POUS ( MUT), LST que se transformou na FER( Bloco de Esquerda). Existem mais grupos minoritários que se reclamam da IV Internacional, sem expressão. O trotskismo é uma manta de retalhos, caracterizado pelas cisões internas constantes.

Diz-se que um militante faz um partido, dois uma cisão e três uma Internacional. Esta importante corrente marxista dificilmente capta militantes e eleitores precisamente pelo seu caracter constante de ebulição interna.

Esta e outras razões ideológicas desadaptadas no tempo de hoje fez com que rompesse com esta ideologia no início de 90.

 

 

 

publicado por José Manuel Faria às 10:23

2 comentários:
Olha que eu acho que a anedota não é assim. Acho que é assim: um faz um partido, dois uma internacional e três uma cisão. Tam um bocado de mais lógica: se dois já fizeram a cisão...já não há internacional...ou não? olha não sei. Nunca foi trotskista...uma vez, durante a preparação da Convenção anterior, um jovem camarada trotskista, temtou-me explicar as cisões todas, como nomes, motivos da cisão..acho que ainda ia nas inglesas e já tinha chegado às 14...quando eu não resisti e adormeci. Fiquei com alguns remorsos...e outra tanta curiosidade. E isto não é piada, é uma incapacidade pura e simples de ter istas agarrados...tirando marxista, acho que nunca tive outro. deve ser a mesma que tenho em ter clube!1 :))
Isabel Faria a 8 de Novembro de 2008 às 23:34

Claro que sim. Se houver cisão não podem criar uma secção da IV internacional.

Aconteceu-me o mesmo.

1 - Não entendia a existência de 3 listas marxistas trotskistas em 1983, dividia e assim não conseguiriam mandatos!

2 - Numa reunião do POUS na faculdade de Letras nos inícios de 80 ( vejam lá nesta altura tardia da revolução, fazia-se política dentro das universidade, hoje seria um escândalo ), questionei esta diversidade. Creio que foi Carlos Fugas que me disse que a divergência estava na Nicarágua e pontos de vista diferentes relativamente aos Sandinistas. Pouco tempo depois Fugas sai do POUS para a LST!

Lembro-me muito bem daquela coligação POUS - PST , que obteve um resultado histórico do trotskismo nacional e talvez internacional , foi a confusão dos símbolos , Soares tratou logo de por fim há confusão. Na minha freguesia tiveram 28 votos (3%)!
José Manuel Faria a 9 de Novembro de 2008 às 11:18

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9





Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
Não estais bem?Ide para o privado, não falta quem ...
ZMF quando o assunto não lhe agrada chuta para can...
Completamente de acordo, principalmente pelo lado ...
Há um facto(s) indesmentível, as reuniões são poli...
ZMF, e o resto nada.....................Despesas d...
Dona Beatriz Vasconcelos!!!!!!!!!Vasconcelos é o ...
Um passarinho disse-me que foi trabalhar para a se...
Já agora o que é feito do Presidente do PS Vizela?...
A JSD são muito novinhos têm que crescer e saber ...
Por acaso pago, sou militante do PS com as cotas e...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO