13
Fev 07

"Os ciganos contaram-nos coisas graves e que não devem existir em países democráticos, nomeadamente em Portugal", afirmou Marc Leyenberger, o membro da CERI que se deslocou a Lisboa para apresentar o relatório sobre a situação portuguesa. Hoje será divulgada a totalidade do estudo e que inclui mais quatro países além de Portugal: Arménia, Geórgia, Eslovénia e Islândia.

Marc Leyenberger referiu "ser excessivo dizer que nada foi feito em relação à comunidade desde 2002 [ano do último relatório], mas pouco se evoluiu". Diz que os ciganos sofrem discriminação por parte da população, dos agentes policiais, dos poderes e da comunicação social.

Existem entre 40 mil e 50 mil ciganos em Portugal e, segundo a CERI, "a maioria deles está confrontada com uma situação difícil" e "que conduz a uma marginalização e mesmo a uma exclusão social". A dificuldade em encontrar alojamento e trabalho e o insucesso escolar são os principais problemas. Refira-se que também o Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia referiu, em Dezembro, críticas semelhantes.

Portugal é xenófobo para com os ciganos?

publicado por José Manuel Faria às 18:15

7 comentários:
Os ciganos são criminosos.
Anónimo a 13 de Fevereiro de 2007 às 21:17

Aí está a resposta no comentário anterior.
Fernando a 13 de Fevereiro de 2007 às 23:18

Com os ciganos e não só!
Mª do Resgate a 13 de Fevereiro de 2007 às 23:32

É precisso saber entender culturas diferentes, colocar rotulos é facil mas nem sempre o conteudo é o que imaginamos, toda as culturas tem os seus espinhos mas mesmo assim não deixam de ter valor e de ter muito ensinar.
carlos carvalho a 14 de Fevereiro de 2007 às 01:26

Concordo plenamente com o Carlos Carvalho
cristina costa a 14 de Fevereiro de 2007 às 23:53

não concordo, portugal não discrimina os ciganos, porque eles não se integram.
Neusa a 16 de Fevereiro de 2007 às 21:02

Honestamente.. alguém acha que Portugal exerce xenofobia sobre os ciganos ? Honestamente, alguém acha que os ciganos são xenófobos para com a raça branca? Mas então que trapalhada vem a ser esta...? Alguém quer mais liberdade ? Não vivem os ciganos em perfeita harmonia nos centros urbanos ?
Pessoalmente ate conheci a uns anos um casal que tinha o burro (naquele tempo ainda tinham burros) na varanda do r /c do Bairro de Aldoar / Porto. Agora têm (e muito bem) os carros a porta... Honestamente, quem acreditar que Portugal e xenófobo para com os ciganos, e só irem as feiras e mercados.. vão ver como eles (e elas) trabalham lado a lado com os restantes feirantes de outras raças , sem problemas...a não ser quando vem a policia. Mas isso e outra historia, porque a Policia e um bando de malandros que não deixa os pobres trabalhar...
No entanto, existe sempre a possibilidade de, quem não estiver bem...se mudar. E agora ate se pode ir de Portugal ate a Roménia sem passaporte...

Miguel /
J.Miguel a 26 de Maio de 2008 às 22:58

Fevereiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9





Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
Oh Ze Manel, mais de 90.000 gastou o Mvs/Vh só em...
Eu faço de porta-voz, porta-chaves, porta-bandeira...
Alberto Machado geriu o orçamento até ao descalabr...
"Alegadamente" o verba do PS é menor da do MVS por...
A recolha de assinaturas deveria ser um trabalho m...
É o tecido económico. ´É o que dá empregos.Já os r...
A filha do JIC está desempregada!!!!!!!!!!!!!!!Coi...
""40 empresários e quinze médicos mais os rapazes ...
E o JIC sobre uma certa viagem a 3 a um certo Paí...
Sinceramente não sei como se dão ao trabalho de re...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO