23
Mai 07

O Bloco de Esquerda quer que a lei do tabaco tenha regras diferentes consoante se aplique em restaurantes, cafés, bares ou discotecas, salientando que são "realidades diferentes".

"Para realidades que são diferentes, queremos proibições diferentes", defendeu o deputado do BE João Semedo, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

Estas propostas de alteração do BE ainda não foram apresentadas, mas o deputado João Semedo explicou que podem passar pela não interdição absoluta de fumar em alguns destes locais, ou pela possibilidade de se diferenciar esta proibição em função dos horários.

Hoje, o BE apresentou, na comissão parlamentar de Saúde, um primeiro conjunto de propostas de alteração à proposta de lei do Governo, que foi aprovada na generalidade pela Assembleia da República a 03 de Maio, com os votos favoráveis do PS, do PSD e do CDS-PP e abstenção de PCP e BE.

"Procurámos reequilibrar uma lei claramente desequilibrada, acentuando a vertente proibicionista, em detrimento da prevenção e dissuasão", explicou João Semedo.

Desta vez não estou de acordo com a proposta do Bloco.

publicado por José Manuel Faria às 17:51

10 comentários:
Desta vez estou!
1/2Kg de Broa a 23 de Maio de 2007 às 19:24

eu tabém estou de acordo com o BE. Penso que se está a tentar passar de 8 para 80, a proibir, proibir, proibir e a negar aos cidadãos o seu direito à liberdade. Claro que os fumadores prejudicam os não fumadores, mas não são os únicos. No entanto estão a ser perseguidos! Por exemplo: a mim prejudica-me muito mais passear por algumas ruas do centro de Guimarães do que estar uma hora num bar cheio de fumadores. O fumo dos automóveis por vezes é tanto que até me enjoa! Para não falar que o fumo também escurece os edifícios todos à sua volta! Outra coisa que me incomoda muito é estar numa discoteca ou num bar com pessoas tão bebadas que começam a vomitar ao meu lado. Ou quem urina na rua. Ou os ecopontos à minha porta. Mas um fumador, que paga + de 60% do preço de um maço de tabaco ao estado está proíbido de fumar depois de uma excelente refeição, enquanto toma um café ou bebe um digestivo...

Para terminar, números: por dia são fumados em Portugal DOIS MILHÕES DE MAÇOS DE TABACO. 2 000 000 DE MAÇOS (não são cigarros). Se um fumador fuma em média um maço por dia, ou menos que um, exitem em Portugal dois milhões de fumadores, ou seja 20% da população portuguesa. Estes não merecem ser tão perseguidos!!!
Spicka a 23 de Maio de 2007 às 20:58

Permitem-me discordar: Quem não fuma, não tem que levar com o fumo dos cigarros ou dos charros dos outros em lugares fechados. Esta realidade já acontece em muitos lugares.
José Manuel Faria a 23 de Maio de 2007 às 22:14

Na minha modesta opinião de uma não-fumadora e profissional de saúde, os bares, discotecas e afins deviam ter espaços próprios e não comuns, ( e não áreas) para não-fumadores e fumadores. Só fuma quem quer e quem não fuma não é obrigado a "fumar" o dos outros. Mas estou de acordo que e educação, a prevenção e a promoção da evicação tabágica são muito importantes.
Mª do Resgate a 23 de Maio de 2007 às 22:32

Os fumadores que fumem sózinhos!
guinha a 23 de Maio de 2007 às 23:06

Nos quartos de banho das bibliotecas, ecolas, escritórios, bares, restaurantes, discotecas, etc etc etc...
Spicka a 23 de Maio de 2007 às 23:24

O bom senso deve imperar!

Já pessaram no drama dos casados??? Um gajo ou uma senhora não podem ir a um bar sem a mulher, ou até esposo saberem ... pois o cheiro na roupa é um terrivel delactor!
http://primeirodrt.blogspot.com/ a 24 de Maio de 2007 às 09:20

Estou plenamente de acordo com o BE.
ovizelense a 24 de Maio de 2007 às 17:37

É extremamente chato sair do café (principalmente no inverno, para aqueles que só têm 2 ou 3 casacos) com um cheiro intenso a tabaco.
Mas não acho por bem proibir nos bares e discotecas. Por mim proibiam restaurantes, locais "publicos" fechados (MÉDICOS NOS CONSULTÓRIOS DE SAUDE!).
1/2Kg de Broa a 25 de Maio de 2007 às 17:59

concordo.
Anónimo a 3 de Janeiro de 2017 às 18:01

Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9





Visitas
Visitor Counter
comentários recentes
O vice/presidente pode conviver perfeitamente numa...
Pelo que vejo o Sr. Prof. nunca esteve numa associ...
Reunião de CâmaraDiz o Vereador do PS JIC: Sr. Pre...
Mas este, como não é burro, voou para o....Movimen...
Já viu um burro voar??? Então prepare-se que se is...
Quem será o próximo candidato da Coligação?JP não ...
Gostado muito do Comunicados da....Coligação? ?? k...
relativamente a Associações... se todas fossem inv...
Coitado, o JIC não tem nada para publicar!!!!!!!!!...
Enfim... uma amalgama de psedo independentes e soc...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

12 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO