16
Mar 17

"Não estava previsto voltar a escrever um novo artigo de opinião, mas o aniversário da nossa autonomia, a 19 de março, e “estado mortuário” em que colocaram a nossa terra, fizeram a vontade falar mais alto. Começo por afirmar que não tenho medo de assumir o que penso e não tenho medo de vinganças.

Para além disso, reafirmo a minha autonomia, político-partidária. Repito o que sempre afirmei, estou sempre disposto a dar o meu humilde e desinteressado contributo para o engrandecimento da minha terra, motivo pela qual, após a implantação do concelho, ninguém me viu, nem me verá, agarrado a um “tacho político”.

Estou, profundamente triste e amargurado com a realidade da nossa terra, todos os dias as pessoas que me encontram na rua perguntam: Foi para isto que andamos a lutar? Onde está a Rainha das Termas? Estamos pior do que estávamos quando não éramos concelho?

Eu sinto estas perguntas e interrogo-me, como é que chegamos até aqui? Quem é responsável por isto? Qual é a nossa responsabilidade?

Olhando para a história de Vizela, constatamos que existe uma pessoa que faz quase parte da “mobília” camarária, que se chama Dinis Costa. O Sr. Dinis Costa é a pessoa que mais tempo passou dentro da Câmara Municipal de Vizela com responsabilidades politicas. Pode não parecer, mas o Sr. Dinis Costa está na Câmara Municipal de Vizela há mais de 18 anos. Primeiro foi assessor do Presidente da Câmara, em seguida foi Vereador, depois Vice-Presidente e nos últimos 9 anos é Presidente da Câmara.

Posto isto, utilizo este espaço para, em nome dos vizelenses, colocar algumas questões ao Sr. Dinis Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vizela:

- Porque é que o Presidente da Câmara trata a Nossa Câmara como se fosse sua? Porque é que colocou o seu filho a trabalhar e a ganhar 2000 mil euros por mês na Câmara? Onde está a decência do Presidente da Câmara quando afirmou aos microfones da Rádio Vizela que meteu um filho na Câmara, mas se tivesse 5 filhos metia os 5? Onde está a decência do Presidente da Câmara quando empregou 4 elementos do Partido Socialista de Vizela nos gabinetes da Câmara a ganhar 130 mil euros por ano, sendo a Câmara Municipal de Vizela uma das mais endividadas do País?- Porque é que o António Costa já veio várias vezes a Vizela, foi sempre bem-recebido, e agora que anda a distribuir 180 milhões de euros pelo País para zonas industriais e acessos a autoestradas, Vizela não recebe um cêntimo?

Porque é que Vizela foi sempre um bastião do Partido Socialista e o Governo da sua cor não deu nada a Vizela e nos últimos quinze dias deu 18 milhões de euros a Guimarães, 5 milhões de euros a Famalicão, 8 milhões de euros a Felgueiras, 1 milhão de euros a Sto. Tirso? Qual é a amizade que o Dr. António Costa tem por Vizela? Qual é a relação que o Presidente da Câmara tem com o Governo?

- Como é que é possível em menos de 4 anos aumentar a dívida da Câmara em 13 milhões de euros, passando de 7 para 20 milhões? Porque é que desses 13 milhões de euros Vizela não viu uma única obra? Para onde é que foi esse dinheiro? Porque é que os vizelenses têm de pagar impostos tão altos de obras que não existiram? Porque é que os vizelenses têm os impostos mais caros do País?

- Porque é que o Povo de Vizela, com uma das câmaras mais jovens do país, tem de ter um presidente com o seu nome associado a processos judiciais? Porque é que foi feito em Vizela a Taça das Nações e o Campeonato Europeu de Minigolf e não saiu uma linha na comunicação social nacional?

- Porque é que utiliza a Câmara para fazer campanha eleitoral? Porque é que homenageou todas as associações e instituições do concelho e se esqueceu das associações de pais e da Rádio Vizela?

- Porque é que utiliza o lugar de Presidente da Câmara para se promover? Porque é que homenageou os primeiros Presidentes de Junta do concelho e não homenageou os que durante anos foram Presidentes antes de sermos concelho e tiveram de lutar pela nossa autonomia? Porque é que não esperou que fosse o próximo Presidente da Câmara a fazer uma homenagem à sua pessoa e teve que se auto-homenagear, numa iniciativa feita por si?

- Porque é que Vizela tem uma Rua que, num espaço de 1Km, tem três nomes: Gabriel Coelho Dias, Padre Constantino Matos de Sá, Joaquim da Costa Chicória? Porque é que está em funções há 8 anos e só agora é que resolveu homenagear o Sr. Padre Rosas, e o Sr. Padre Constantino? Não acha que o Sr. Padre Constantino merecia uma rua completa com o nome dele?

- Porque é que foi necessário a sociedade civil lançar a petição “Salvar o Rio Vizela”? Porque é que não foi a Câmara Municipal de Vizela a promover essa petição? Porque é que só agora, e em período eleitoral, é que a Câmara está preocupada com o Rio Vizela?

- Porque é que temos o concelho todo cheio de buracos nas estradas e com os passeios todos danificados, quando o Presidente da Câmara gastou 10 milhões de euros em obras em estradas nos anos de 2009, 2010, 2011, 2012? Porque é que não diz ao Povo de Vizela o nome das estradas onde foram gastos esses 10 milhões de euros para que não haja dúvidas

- Porque é que temos duas pontes sobre o Rio Vizela impedidas da normdas al circulação do trânsito? Porque é que prometeu uma nova ponte para circulação de camiões e ainda não apresentou o projeto?

- Porque é que tanto promete e nada faz? Onde está o acesso à autoestrada que prometeu inaugurar este ano com o dinheiro do Estado? Onde estão as obras da Praça da República que prometeu? Onde está o Parque de Campismo e Caravanismo?

- Porque é que o Sr. Presidente não resolve definitivamente o programa das Termas de Vizela? Sr. Presidente sabe que as termas são uma das nossas maiores fontes de riqueza? Sr. Presidente sabia que as Termas de Vizela são as únicas do País que têm capacidade para extrair 1 milhão de litros de água sulfurosa em 24 horas e sem bombagem? Porque é que o Sr. Presidente autorizou a construção do armazém de banheiras – mamarracho? Porque se destruíram os muros das termas? Onde está a estátua do fundador das Termas de Vizela? Porque é que o espanhol não emprega as mais 50 pessoas que se comprometeu a empregar? Porque é que o espanhol das termas não paga as rendas e a Câmara não o põe na rua? E já agora Sr. Presidente, se quer ser amigo do povo faça o “5 de agosto” nas termas.

Este artigo de opinião não deve ser visto como um ataque pessoal, bem pelo contrário, deve ser visto como um contributo para o esclarecimento dos vizelenses, a quem eu peço que coloquem uma única questão: é isto que queremos para Vizela."

JM Pinto Marques

publicado por José Manuel Faria às 10:24

30 comentários:
Oh dr...tanto quanto eu nas obras! Onde é que aquela personagem tirou um curso superior??? Se na secundaria num dava uma para a caixa depois ia fazer um curso superior!

E ainda concorreu a deputado...fonix!!
Anónimo a 17 de Março de 2017 às 22:58

Março 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


20



comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO