14
Mai 17

Prolegómenos Eleiçoeiros

Carta de boas-vindas (ao grande circo da política vizelense)

Meu caro João Ilídio Costa,

Seja bem aparecido.

Quero começar por dizer-lhe que foi com algum desagrado que recebi a notícia da sua candidatura à presidência da C.M.V. Por um lado, já que isso implica a saída de cena do nosso bom amigo, o presidente em exercício, no qual era tão fácil malhar. Consigo, receio, não vou ter as mesmas oportunidades. Até já andei a vasculhar no seu histórico, mas pouca coisa se aproveita. O que é uma pena, já que, como deve compreender, isso estraga-me bastante os planos.
Além disso, eu já quase tinha garantido o lugar de porteiro do Museu da Mota.

Voltando ao histórico: ser presidente da Câmara sempre foi um dos seus objectivos. Já o havia afirmado publicamente em 2009. E é perfeitamente legítimo. Só é pena que tenha demorado tantos anos a decidir-se. Não me diga que teve também de respeitar os timings do partido a que não pertence? Quanto tempo perdido, meu Deus! Entretanto a malta foi vendo, e são palavras suas, “a dívida passar de 13 para 33 milhões”. Lembra-se da frase de Luther King que citou na altura: "O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”? Pronto, deixe lá, a gente aguenta… “A ordem é rica e os frades são poucos”.

Eu costumo dizer que não existem maus rapazes, o que há são más companhias. Assim como reza o provérbio: “diz-me com quem andas… Ora na política temos de conviver com gentinha muito manhosa. Está a perceber? Mas quem sou eu para lhe dar conselhos. Já por lá andou, chateou-se, partiu a loiça, acabou por bater com a porta. E olhe que apesar de as moscas irem mudando, receio que a coisa continue a mesma.

Devo também confessar-lhe que me habituei a desconfiar dos messias ou dos homens providenciais. A história comprova que, na maior parte dos casos, os resultados foram francamente tenebrosos. Umas vezes para o povo, outras para os próprios. Mas há que ser optimista- como diariamente nos aconselha o professor Marcelo.

Outra coisa… Vai-me desculpar, mas não faz muito sentido a sua mensagem de que vem para lançar pontes e unir os vizelenses, quando, na verdade, o seu percurso é mais de rupturas do que de consensos. Ou, pelo menos, aquelas são muito mais badaladas. O que, repare, até pode nem ser defeito. Porém, se o propósito é aquele, não começou nada bem. Insistiria até que todo o processo foi muito mal conduzido. A sua entrada em cena, lembra um bocadinho a saída do Durão Barroso para Bruxelas, deixando o país a arder (perdoe-me a imagem). Além disso, a sua aparição deixa muitos fregueses com a alma dividida, o coração aos saltos e as calças na mão. Assim, como é que eles vão poder dar as mãozinhas?

Agora, deixe que lhe diga, você tem alguns pontos fracos que os adversários vão explorar: não é simpático; tem um ar austero; é sisudo...e não frequenta os bares da moda. Também se comenta que é um bocadinho prepotente. “É muito snobe”; “Não tem perfil, já não tem idade, não tem trajecto politico para ser presidente”; “Não tem pulso. É muito arrogante e altivo”, escrevem os comentadores anónimos das redes sociais com que tanto embirra. Já não o Joe Fagundes, Pontos nos iii e Atalaia do seu tempo (ou se retiraram ou mudaram de pseudónimo), mas outros que lhe herdaram o despudor e a covardia. Em contrapartida, arranjou um apoio inesperado na pedante verborreia de um tal Guri. E porque será?

Termino, rogando que absolva esta minha ousadia, quase a roçar a impertinência. Vou tentar justificá-la (esta e outras, eventualmente) com uma citação de Edmund Burke, muito semelhante no sentido àquela de que você tanto gosta: “Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada”.
Eu, que não me acho bom nem mau, vou fazendo o que posso.

Atenciosamente.
Autor Sérgio Coelho (facebook)

publicado por José Manuel Faria às 12:11

Muito se fala acerca da idade e simpatia do João Ilídio Costa para presidente de Câmara. Meus senhores e minhas senhoras, o Sr. João Ilídio Costa não se vai candidatar a mister simpatia e nem se vai rir de 15 em 15 segundos como o Tom Cruise nos seus filmes, o candidato PS vai ser uma máquina de eficácia para bem de quase 30000 vizelenses. Era pior se o Dinis Costa fizesse como o imperador Calígula que nomeou o cavalo para deputado e ainda o ia nomear para Presidente da Câmara.
Guri a 15 de Maio de 2017 às 13:49

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Maio 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9



30


comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
subscrever feeds
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO