22
Set 16

No decorrer da semana passada, mais precisamente no dia 16 de setembro, partiu, com 71 anos, um grande lutador pela restauração do nosso concelho. Uma figura ímpar da história recente de Vizela, o meu grande amigo Cândido José Oliveira, mais conhecido por Cândido Farrapeiro.
Com este artigo de opinião, quero publicamente agradecer e manifestar os meus sentidos pêsames à família, enquanto testemunha do papel relevante que o Cândido teve na nossa luta autonómica.
Partilhei com ele as “trincheiras da guerra do nosso concelho”, estive ao seu lado em muitos momentos, foi ele que ofereceu o tecido para as primeiras faixas da nossa luta e foi com a sua ajuda que as pintámos e demos vozes aos vizelenses. O Cândido era um homem com “H” grande, destemido e com um grande carácter, alguém que esteve ao lado dos vizelenses na luta da rua que Vizela teve de travar para a restauração do concelho que, sem dúvida alguma, teve como maior marco o 5 de agosto de 1982.
Este é também o momento para lamentar publicamente a forma como a Câmara Municipal de Vizela e em particular o sr. presidente tratou o Cândido na hora do adeus. O presidente da Câmara não esteve presente e nem se fez representar no funeral, não disse umas palavras durante a cerimónia e não homenageou, em nome de todos os vizelenses, a nossa luta, esquecendo uma vez mais quem tanto lutou para que houvesse concelho e que permitiu que ele tenha o tacho que tem hoje. Esta é, uma vez mais, a prova de que o sr. presidente da Câmara quer ser presidente da Câmara para satisfazer os seus interesses pessoais, como dar emprego ao filho na Câmara e a todos os seus amigos, enquanto os nossos filhos têm de imigrar e sair de Vizela.
Não defende a história do nosso concelho, não soube homenagear o Cândido no momento da sua partida e prometeu, mas não cumpriu a promessa, de construir um museu da luta autonómica.
O Presidente da Câmara não defende o património histórico de Vizela, está a deixar degradar o Castelo e deixou destruir o edifício das nossas Termas, autorizando o maior ataque arquitetónico em Portugal, nomeadamente, a um edifício secular e que faz parte da nossa história, fazendo desaparecer o busto do fundador Dr. Abílio Torres, um dos maiores vizelenses de todos os tempos. O presidente da Câmara não defende os recursos naturais do nosso concelho, não resolve definitivamente a questão do Rio Vizela e quem passa em Vizela, verifica que todos os espaços verdes estão mal tratados e abandonados.
O presidente da Câmara não defende as finanças dos vizelenses, nunca em toda a história a Câmara de Vizela teve tantas dívidas e nunca os vizelenses tiveram que pagar tantos impostos.
Vizela em 1998 era a nossa jóia, um diamante por lapidar, uma pedra preciosa bruta, contudo, os últimos anos foram catastróficos a todos os níveis, estou convicto que se a Câmara de Guimarães fizesse metade do que o atual presidente da Câmara de Vizela tem feito ao nosso concelho, já teria havido uma revolução, um novo 5 de Agosto, e muitas manifestações para afastar este presidente.metade do que o atual presidente da Câmara de Vizela tem feito ao nosso concelho, já teria havido uma revolução, um novo 5 de Agosto, e muitas manifestações para afastar este presidente.

José Manuel Pinto Guerra

publicado por José Manuel Faria às 18:52

6 comentários:
O Dinis tem lá tempo para isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por acaso agora que falaste nunca vi o DINIS a fazer nada por Vizela, só a ganhar dinheiro á pala dos vizelenses.
Anónimo a 22 de Setembro de 2016 às 21:22

Ó professor, corrija lá o nome do autor do artigo. O seu a seu dono.
Sérgio Coelho a 23 de Setembro de 2016 às 10:41

O Zé manel tem tanto tempinho e é tão inteligente ainda por cima professor faça as coisas como deve ser, nem copiar sabe, daqui a pouco em vez de Dinis Costa põe Dinis Salgado ou VH Costa, ou quem sabe Dora Polery ou ainda João Gaspar uauuuuuuuuuuuuuuuuuuu o professoe tenha mais cuidado fica mal.
Aliás ando muito calado, porque será!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O Sérgio era para ver se estavas atento AHAHAHAH
Anónimo a 23 de Setembro de 2016 às 19:25

Os "macaquinhos" estão na sua cabeça: "José Manuel Pinto Guerra" não pode ser "José Manuel Marques"? No facebook há 10: JMFarias!!

Se estivesse atento via que a pessoa em causa é o nosso querido vizelense (um dos grandes nomes da conquista do concelho de Vizela)José Manuel Marques.
PS. E os macaquinhos tenha cuidado, que eles andam por todo lado, macaquinhos, macacos, macacões olhe até gorilas estão a dar se a conhecer.
Por Ex. ouvi um cometário que hoje na CMV há uma pessoa tipo esses, mandou uma colega para uma escola porque não gostava dela, FC, pode ser que um dia lhe façam o mesmo a ele, as eleições são já para o ano, mas pior que ele é quem lhe dá abusos para ele o fazer.
Anónimo a 24 de Setembro de 2016 às 07:59

Este sr. tem sempre respostas inteligentes, ainda não disse "que era para ver se estava atento" corrija lá o nome do HOMEM.
Anónimo a 24 de Setembro de 2016 às 14:12

Setembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13




comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO