10
Mar 18

"Nos dias que correm temos assistido a uma novela que envolve os vereadores socialistas que compõem o elenco municipal de Vizela, que muito me tem feito pensar.

Admito que a saída de João Ilídio Costa me entristece, como qualquer outra saída o faria, pois entendo que as pessoas devem sempre respeitar o compromisso que assumem perante os eleitores, cumprindo os seus mandatos, a partir do momento em que os assumem.

A verdade é que o projecto socialista assentava muito de si, na figura e credibilidade deste Vizelense. Contudo, a indecisão em que se encontra a sua sucessão ainda mais me faz pensar.

Esta reflexão assenta não no nome que se seguirá, mas na tentativa de perceber aquilo que poderá ter causado a saída de João Ilídio Costa e a hesitação atual.

Sei que provavelmente mais alguns daqueles que usualmente interagem comigo também poderão estar a tecer considerações sobre este tema, mas eu entendo que devo partilhar a minha convicção.

Daquilo que conheço e pude colher junto de algumas pessoas, João Ilídio Costa não é pessoa de “deitar a toalha ao tapete”, fruto do seu passado militar, que muito o marcou e fez moldar a sua personalidade.

Assim sendo, sou levada a pensar que houve algo que o fez assumir esta postura e não acredito que tenham sido as razões de saúde que se têm ventilado, o cansaço, ou o desencanto...

Na minha opinião, houve pressões políticas que tentaram castrar a sua ação e foi este motivo que o fez sair, por respeito à sua integridade. E é este motivo que tem dificultado a sua substituição.

Poderão dizer que isto não é motivo, mas eu acho que sim, que é. Aliás, João Ilídio Costa deixou a Real Associação Humanitária dos Bombeiros de Vizela também pela falta de solidariedade dos seus camaradas de Direção, que não saíram a terreiro a defender o seu bom nome, quando a Associação foi referida.

Neste caso, após as eleições concelhias do Partido Socialista, tudo mudou. Mas mais mudará após as eleições para a Federação Socialista de Braga.

Mais uma vez, nesta altura, podem dizer que estou a tirar conclusões precipitadas, mas pode ser que não se trate disso…

Com efeito, o que entendo que se passou foi que a Dra. Dora Gaspar assumiu uma posição de destaque concelhia e que também será de relevo na federação distrital.

Em troco de um posicionamento futuro nas listas legislativas, a actual presidente do Partido Socialista de Vizela assumiu o compromisso de deixar espaço de manobra a Vítor Hugo Salgado, o preferido do Partido nacional que será reintegrado no Partido Socialista e assumirá a candidatura autárquica.

Sei que poderão dizer que a teoria é rebuscada, mas acham normal tanto afeto de membros do governo por um independente, correndo o risco de deixar marcas nas estruturas locais?

Não creio, e o caminho de charme está a ser trilhado…"

Publicada por Sentinela Vizelenseà(s) 16:08

publicado por José Manuel Faria às 20:48

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Março 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9


19



comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
subscrever feeds
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO