11
Ago 17

Há cerca de 10 meses fui convidado para colaborar com o projeto político independente Vizela Sempre, liderado pelo Dr. Víctor Hugo Salgado. Este projeto foi -me apresentado como sendo um movimento focado na convergência de ideias, experiências e sobretudo na vontade férrea de que algo tem de mudar em Vizela. Muito do meu trabalho desenvolvido no associativismo passa pelo empoderamento da juventude para participar na vida pública da sua terra. Desta vez, convidavam-me a mim para fazer o mesmo.
Não aceitei logo o convite, ponderei, fiz as perguntas que achei necessárias e que me desassossegavam o espírito, refleti e depois sim, aceitei.
Não me foi prometido nada em troca e apenas pedi a garantia de que este projeto político não se afastasse das reais necessidades dos Vizelenses, os escutasse e soubesse estar à sua altura.
Hoje, já não colaboro simplesmente com o movimento, sou seu apoiante e integro a lista de candidatos à Assembleia Municipal.
Estes 10 meses de trabalho foram um privilégio para mim. Tive a possibilidade de aprofundar o conhecimento com pessoas que dedicaram a sua vida a Vizela, tive a possibilidade de discutir, escutar, estudar e contribuir com a minha visão do mundo para o que acredito serem os melhores caminhos para a nossa comunidade.
Neste percurso tive também a oportunidade de ver o Movimento a crescer, a olhar-se constantemente ao espelho e a clarificar o seu caminho. Chegado ao dia de hoje, é neste movimento que deposito as minhas esperanças para que Vizela possa finalmente encontrar um caminho de desenvolvimento e de sustentabilidade.

Na minha humilde opinião, Vizela precisa de alguém que tenha a vontade e o rasgo político para romper com as inércias que nos trouxeram até aqui. 
Vizela é um concelho onde cerca de 30% da população tem entre os 14 e os 35 anos, ou seja, tem uma população muito jovem, com todos os seus sonhos e anseios à espera de serem cumpridos. Precisamos de ter a ousadia política de transformar estes sonhos e anseios em realidade.
 Vizela é um Concelho geograficamente pequeno, está inserido no meio de concelhos grandes, dinâmicos e com grande capacidade para captar financiamentos. Vizela precisa de alguém com a ambição política para entrar nesta competição de captação de investimento.
Vizela precisa de aprofundar a sua coesão social, económica e cultural. Alguém que saiba erguer pontes prolíficas entre as pessoas, as empresas e as associações e organizações do concelho. 
Vizela precisa de alguém com a capacidade de trabalho e a audácia suficientes para implementar reformas profundas numa estrutura municipal que se encontra ensarilhada nas suas próprias contradições. Vizela precisa de alguém que tenha uma visão clara e mobilizadora sobre qual o rumo que queremos tomar como comunidade. Ao longo destes 10 meses descobri estas características dentro do Movimento Vizela Sempre e sobretudo na pessoa do Dr. Victor Hugo Salgado. 
A democracia não é um sistema perfeito mas é o mais perfeito que existe para garantirmos as nossas liberdades. Quem decide envolver-se na vida pública da sua comunidade é por si só um vencedor. Mesmo que os votos não sejam suficientes, ganhamos sempre o direito ao escrutínio sobre as ações daqueles que decidem sobre o caminho a seguir. A política não é uma zona de conforto, expomo-nos pelo bem comum. É por este bem maior que me proponho a discutir propostas e me recuso a discutir ruídos pouco subtis que não contribuam para o bem comum.
Movo-me por este Concelho, movo-me pelo projeto em que acredito, movo-me por Vizela e por Vizela Sempre.

 

Rádio Vizela

publicado por José Manuel Faria às 18:24

71 comentários:
Oh, palerma, em democracia é tão digno ganhar como perder. Já Mário Soares dizia: é tão digno servir o país no poder como na oposição. Honra aos vencidos, glória aos vencedores, é o lema dos grandes homens. Infelizmente, em Vizela, há alguns estúpidos que não são dignos de viver em sociedade.
Anónimo a 13 de Agosto de 2017 às 22:05

Palerma era o teu pai. E tu tens a quem sair!!!!
Alguém disse que perder não era digno?. Foste mau aluno senão lembravas-te do Egas Moniz, que mesmo não perdendo mas empenhou a sua palavra, e foi redimir-se ao rei de Espanha.
Já estás a ver mosquitos em S.Torcato!!!!!! Cuidado que podes ser mordido por alguma Tsé Tsé e com o sono ficas abananado! Mais do que o que és!
Anónimo a 13 de Agosto de 2017 às 23:21

Oh, ignorante, no tempo de Egas Moniz, Espanha ainda não existia. O norte da Península Ibérica estava divido em reinos e condados e o sul estava ocupado pelos muçulmanos. Deixa-te de parvoíces e, em vez de insulares pessoas que já morreram, estuda História de Portugal.
Anónimo a 14 de Agosto de 2017 às 19:57

Ignorante és tu.
Quando se reporta a Egas Moniz era para dar o exemplo.
Para não ser ignorante nesta matéria, em história, Portugal também não existia. Existia o condado Portucalense cuja área ia só até ao rio Tejo. Só em 1147,um ano após a morte de Egas Moniz , é que D. Afonso Henriques conquistou Lisboa aos mouros. Não era só metade de Espanha (de Toledo para Baixo) que era ocupado por muçulmanos. Portugal, do Tejo para baixo, também era ocupado pelos muçulmanos.
Toda a gente sabe, e não é um nabo armado em xico esperto como tu, que não sabe que a Espanha(atual) estava dividida em cinco reinos...Leão; Castela; Navarra; Aragão e Condado de Barcelona.
Oh pá, eruditos como tu, estão no anedotário português.
Mas tu, como anedótico, estás bem à frente do Caldas, o tal que pescou um candeeiro aceso do rio.
Sai cão!!!!!!!!!!!!
Anónimo a 15 de Agosto de 2017 às 17:10

És mesmo muito ignorante. Quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão?! Mas, cá o xíco esperto como dizes vai explicar-te: o condado portucalense não ia até ao rio Tejo. A Espanha não estava dividida em cinco reinos. Era a Península Ibérica e não eram cinco. A Espanha só surge como país independente em 1492, já os muçulmanos tinham sido expulsos de Portugal há muito.
Antes de vires para aqui dizer asneiras ou insultar quem sabe alguma coisa de História, consulta uma História de Portugal credível.
Anónimo a 16 de Agosto de 2017 às 01:30

Oh ignorante.
Em Portugal era o condado Portucalense.
Vai à internet e vê que existiam 5 condados noa atual território de Espanha e em Portugal havia o Condado Portucalense.
Tens lá o desenho dos 6 condados e a linha onde separava estes condados da área dominada pelos muçulmanos( a Sul)
É pena não poder-te enviar o "desenho"
O que tem a ver a tua argumentação do conteúdo do que escrevi.
Fala-se em alhos e respondes em bugalhos,ó Nabo!!!!!!!!!!!!!!
Anónimo a 16 de Agosto de 2017 às 12:18

Oh, ignorante, continuas a asneira. És bom a insultar as pessoas, mas de História não percebes mesmo nada. É asneira sobre asneira. Afinal eram reinos ou condados? Dás uma no cravo, outra na ferradura. Vai estudar a Reconquista Cristã numa boa História de Portugal porque, pelo que vejo, a tua Internet está muito fraquinho. Talvez, assim, não venhas para aqui postar mais burrices sobre História de Portugal. Se, mesmo assim, não fores capaz, inscreve-te no Centro Qualifica da Escola Secundária de Caldas de Vizela enquanto há vagas para aprenderes mais alguma coisa. Espero que desta vez não insultes mas agradeças os conselhos.
Anónimo a 16 de Agosto de 2017 às 22:54

Só que esta equipa é feita de derrotados. E em democracia, na próxima volta a ser derrotado. C ést la vie, mon petit. Não é defeito. É predestinação.
Agora não tenho dúvidas que JIC tem a equipa possível. Mais de Show off do que qualidade.
Já agora, o mandatário da candidatura é João Poleri ( é o que está no Tribunal) e não Maria José Pacheco nem Manuel Campelos.
Agora, em democracia posso ter a minha opinião...vai levar banhada!!!!!
Anónimo a 13 de Agosto de 2017 às 23:28

Como é isso? Polery mandatário em vez de M. José Pacheco e M. Campelos?
Gostava de poder ver isso do tribunal.
Uma candidatura com JP a mandatário é de rir.
Guri a 16 de Agosto de 2017 às 17:21

O João Poleri é o que aparece no tribunal como mandatário de JIC? Isto é alguma piada? Se as mentiras às pessoas começam já nestes pequenos pormenores imagino daqui para a frente........... depois queixamos nos por DC ter metido o filho e o outros dois........... JIC vai manter o poleri como chefe e depois troca o filho pelo pedro oliveira e os outros dois pelo Victor Tê e pelo Vidrinhos.
Anónimo a 17 de Agosto de 2017 às 10:31

Mas os mandatários não eram o Srº Manuel Campelos e a Srª Maria José Pacheco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Então se é o Polery porque anunciou o JIC estes dois nomes?
O Srº Manuel Campelos (o filho é Vizela Sempre) está com problemas de saúde mas a Dª Maria José Pacheco está bem, afinal JIC o que se passa?
Será que é só por ser mesmo o nome do João Polery!!!!!!!!!!!!!!!!!
JIC afinal quem é o mandatário do PS?

Anónimo a 17 de Agosto de 2017 às 18:41

A dignidade não é uma palavra barata, que se aplica com alguma leviandade.
Se concorrer e ficar de joelhos.. depois tem que rezar!!!!!
Em qualquer concelho acontece o mesmo que em Vizela. Alguns até são cognominados de ..senhor candidato. E é preciso ter estaleca para ser candidato.
Já existem presidentes eleitos para 2017-2021 porque só apareceu uma lista. Ou porque as freguesias são pequenas ou o caciquismo funciona e têm medo dos "patrões"
Aqui em Vizela diziam( as más línguas) que o Zezinho Chapa com a camisola do P.S. ganhava as eleições. Mas este não vai ganhar porque o Zezinho Chapa é mais conhecido.
Anónimo a 13 de Agosto de 2017 às 23:36

Agosto 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

13
15

20

27
29
31


comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO