01
Ago 10

DDV (foto)

"No ano de 1982, 5 de Agosto a “Revolução Popular” pela auto-determinação administrativa de Vizela esteve ao rubro, de um lado a população vizelense em luta contra as injustiças do poder político e do outro as “forças da ordem” (GNR) de Ângelo Correia ministro do MAI.

Foi um Dia marcante e decisivo no processo reivindicativo autonómico. Dia este sempre lembrado durante anos, principalmente nos anos 90 quando o Jardim Manuel Faria se enchia de vizelenses e não só para reclamar da liberdade. Com os média a transmitir os acontecimentos.

Vinte e cinco anos depois a Comemoração deve-se resumir a um encontro de antigos membros do grupo “clandestino” A Pesada um dos principais impulsionadores da luta.

É incompreensível que depois da restauração do Concelho nem a antiga Comissão Instaladora (1998/2001), e a Câmara Municipal (2001/2005 – 2005/2009) assim como as Assembleias Municipais não tenham dado qualquer importância à data.

Deve haver uma ligação íntima entre as lutas populares e o poder eleito democraticamente, é esta simbiose que faz da Democracia o regime político menos imperfeito, a não existir esta relação, o povo tem toda a razão em culpar os políticos de oportunistas e interesseiros.

A população Vizelense tem de acordar da letargia e dos medos e reivindicar numa luta constante pela melhoria do sistema democrático, pois não é só de 4 em 4 anos que o povo deve ser lembrado.

Alerta, sempre!"

 

Blogminho

 

- Mais um ano, e o poder político: Câmara Municipal e Assembleia Municipal continuam com medo de Comemorar oficialmente o " 5 de Agosto". Espera-se que as Oposições digam algo!

publicado por José Manuel Faria às 10:31

Caro JMVF a história de Vizela é, felizmente, prenhe de datas dignas de relevo. E sem dúvida, o 05 de Agosto foi uma delas. Penso no entanto que não cabe à Autarquia, e muito menos à A.M., celebrar a sua memória. Caberia mais a uma Asociação, tipo MRCV ou outra, de índole cultural tomar essa iniciativa, à qual, depois, a reboque, a CMV daria, penso naturalmente o seu apoio. Em Vizela, terra bairrista e de tantas Associações (até a Comissão de Festas) poderia bem assinalar a data. Não queira assim atirar sempre tudo para cima da Câmara.
Agora que foi um dia memorável e inesquecível, foi. Eu estive lá, testemunha presencial quando tudo começou. As 'velhas' (já nessa altura) chaimites no largo da Estação e uma garrafa de sumol que é atirada sobre os guardas, a partir do 1º andar do café em frente, uma simples garrafa vazia em jeito de cokctail molotov.. Foi assim que tudo começou. Como quem chega lume ao monte!!
Arlindo Sousa a 1 de Agosto de 2010 às 18:08

"Penso no entanto que não cabe à Autarquia, e muito menos à A.M., celebrar a sua memória."

- Os órgãos autárquicos são aqueles que institucionalmente representam as populações, e por isso, perfeitos, para dar ao povo o que o mesmo quer. A criação do Concelho de Vizela teve no 5 de Agosto de 1982 o maior impulso: conhecimento nacional da causa, pressão política sobre o governo/ partidos e susto no Largo do Toural. As comemorações durante anos do 5 de Agosto - quase institucionais: partidos, MRCV e juntas de freguesia -, pressionavam o sistema e faziam alastrar o apoio à independência administrativa. Iria mais longe, sem o 5 de Agosto Vizela nunca seria livre.
É o nosso 25 de Abril

ps: A criação do Município e Cidade da Amadora remonta a Setembro de 1979. Tal data, confere-lhe o estatuto de primeiro concelho a ser criado em Democracia, o segundo foi Vizela; por arrasto Odivelas e a Trofa, depois destes 4/// Zero!

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9


24
25
26
27
28

29
30


comentários recentes
Alguém pode informar o porquê da RC não ser presen...
Alegadamente quem sabe se é desta vez que o AG vai...
Realmente na politica o que hoje é verdade amanhã ...
Achei muito interessante atualmente esta sua posta...
Venho aqui fazer o apelo para que os responsáveis...
Não interessa se é verdade se é mentira,!!!!!!!!!!...
Fez muito bem a Sr.ª Vereadora Fátima Andrade, par...
Estupefacto com o que diz o Vereador Eugénio Silva...
Professor Carlos Alberto há duvidas que o VHS é o ...
Ajuntamentos não, mas para apresentar o autocarro ...
subscrever feeds
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO