06
Dez 10

Pedro S. Martins estudou o período de 1980 a 2008, estabelecendo firmas do sector privado como grupo de controlo comparativo, e concluiu: "As nomeações do sector público aumentam significativamente ao longo dos meses imediatamente antes de um novo governo tomar posse. Também aumentam consideravelmente logo após as eleições, mas somente se o novo governo é de uma cor política diferente da do seu antecessor."

O investigador definiu como empresa pública aquela onde o Estado detém 50% ou mais do poder accionista. Os dados apontam para um "aumento significativo em contratações", que pode ir dos 10% aos 20%, no trimestre seguinte à entrada em funções de um Governo. Esse aumento, segundo as conclusões do estudo, começa porém a ocorrer antes das eleições - ou seja, antes de um Governo abandonar o poder. E o compadrio não se resume às posições de topo na hierarquia das empresas públicas: está espalhado por toda ela.

 

PS e PSD iguais

Ora isto, acrescentou, traduz um problema de compadrio e de "má utilização de recursos públicos, má utilização essa "politicamente conduzida". São "resultados que ajudam a explicar não apenas a diferença de performance entre o privado e o sector público, e os ganhos decorrentes da privatização, mas também a relutância contra a privatização ainda pode ser observada em muitos países, incluído o estudado neste trabalho".

Segundo Pedro S. Martins, não há diferenças "significativas" nos comportamentos entre os dois partidos que têm dividido entre si a liderança dos sucessivos governos, PS e PSD.

 

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1728175

publicado por José Manuel Faria às 11:44

comentário:
Claro que o compadrio não se limita aos gestores de topo, o militante de base com a escolaridade mínima que se destacou na segurança ou afixação de cartazes também terá prioridade na contratação de pessoal menos qualificado ou especializado. É de alto a baixo, o compadrio, a cunha, desfaçatez não conhecem limite, pagamos todos...
António de Almeida a 7 de Dezembro de 2010 às 12:14

Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





comentários recentes
Apoiado, e mais só os convites de comissões de hon...
Na apresentação da coligação Vizela é para todos, ...
Rua de Tagilde inaugurada este sábado!!!!!!!!!!!!M...
Que tristeza o cenário ontem do PSD/CDS, meia dúzi...
"Sobre tudo pessoas que Amam a sua terra"É tudo po...
O Secretário Geral do PS diz que não existem probl...
Pelos vistos já começou!!!!!!!!!!!!É tudo pelo PS ...
Foi uma pena a Dr.ª Fátima Andrade abandonar a pol...
USA O TEU BLOG PARA AJUDAR A COMBATER GUERRAS NO P...
ANÓNIMO A 7 DE AGOSTO DE 2021Atenção que o sr. est...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO