10
Mai 11

 

O vencedor das legislativas será aquele partido que conseguir cativar à esquerda ( CDU/BE) e à direita (CDS) o maior nº de votos para eleger mandatos nos pequenos círculos: Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Évora, Beja, Viseu, Europa, fora da Europa, Açores e Madeira. Há milhares de eleitores não socialistas nem social/democratas destes círculos que sabem da "inutilidade" do seu voto nos partidos "pequenos", enveredando pelo voto útil PS ou PSD. E, infelizmente isto acontece, porque não há nenhum partido que provoque uma discussão séria sobre a temática, com objectivo de alterar a Lei Eleitoral para criar um Círculo Único Nacional. A Constituição diz-nos que o deputado representa a Nação, independentemente de eleito em Bragança sendo natural e residente na Madeira.

Com este sistema eleitoral, votar BE no Porto, é muito diferente para melhor que votar BE em Vila Real, e isso é injusto e anti/democrático. Um partido pode cativar 100 000 votos ou mais e não eleger ninguém, mas o PS e o PSD de certeza com esses votos colocariam no Parlamento pelo  menos 3 deputados.

publicado por José Manuel Faria às 11:56

comentário:
Há dias, julgo que foi aqui no seu blog, defendi os círculos uninominais como a melhor forma de aproximar eleitos e eleitores, mas se tivéssemos por exemplo um círculo único nacional, que elegesse por exemplo 50 deputados, qualquer partido com 2% de votação teria garantida a representação parlamentar. Depois seria criar 131 círculos, e mais uma vez lhe digo, olhe que não seria apenas PS e PSD que conseguiriam eleger deputados, nesses círculos. O único partido que talvez fosse prejudicado, seria o PCP, com a sua lógica dos mandatos pertencerem ao partido... Já o CDS e BE, têm figuras que poderiam ombrear perfeitamente com os candidatos do PS e PSD, talvez até fosse mais fácil, porque cada círculo passaria a ter uma lógica muito própria...
António de Almeida a 10 de Maio de 2011 às 15:54

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





comentários recentes
Já repararam que tudo o que a Câmara faz, apresent...
A Rádio Vizela hoje anda a fazer publicidade com d...
Se FF andou a pagar a sede do Partido lá sabe porq...
O pequenino o Francisco Ferreira andou anos seguid...
Francisco Ferreira sabe que quem tem azia chupa um...
azia !!!!!!!!!!!!.Ele, Francisco Ferreira não conc...
"Quero que conste em ata que a senhora vereadora f...
Segundo ouvi dizer "alegadamente" o Presidente e a...
VHS o trabalho que cumpriram foi fruto do acordo p...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO