20
Jul 12

 

 

A propósito da Comemoração do 30º aniversário do 5 de Agosto

 

 

Ontem na Assembleia Municipal apresentei uma Moção de Repúdio/Censura à Câmara Municipal de Vizela em nome do Bloco de Esquerda, pelo facto de esta não Comemorar os 25 Anos sobre o 5 de Agosto de 1982, data histórica e impulso para a concretização do Concelho.

 

O PS votou contra, a Coligação PSD/PP e CDU abstiveram-se, BE a favor.

 

A resposta do Presidente da CMV, foi que ele é um homem do 5 de agosto, que atendeu os feridos no Hospital e que a Pesada hoje não existe, resume-se a um Senhor que gosta do microfone.

 

Se ele foi um homem do 5 de Agosto não era mais uma razão para Comemorar!

 

A Coligação e a CDU não explicaram a Abstenção ( posição fácil).

publicado por José Manuel Faria às 16:26

9 comentários:
O movimento para a restauração do nosso concelho teve muitos episódios importantes ao longo das décadas... escolher todos esses episódios para serem festejados, tornaria este concelho o das festarolas, mais do que já é. E quem custearia essas despesas com esses caprichos do BE/Vizela, os munícipes?! O que se deve comemorar é a criação do concelho de Vizela, na qual, cada um recordará os episódios que entender mais relevantes.
Do meu ponto de vista esse episódio, no qual participei juntamente com muita da população de Vizela que estava longe de se resumir à dita "Pesada", não foi muito relevante para a criação do concelho, mas como factor de mobilização popular, até porque o concelho de Vizela não foi criado após essa data!
Anónimo a 21 de Julho de 2012 às 00:39

"Do meu ponto de vista esse episódio, no qual participei juntamente com muita da população de Vizela que estava longe de se resumir à dita "Pesada", não foi muito relevante para a criação do concelho, mas como factor de mobilização popular, até porque o concelho de Vizela não foi criado após essa data!"

- O 5 de Agosto de 82 não foi relevante! É o 1º vizelense a dizer tal coisa e mais, o concelho só acontece a 98, por isso!..............

Manifestas, uma vez mais, que andas muito distraído, pois com a excepção da Pesada e seus familiares e amigos mais chegados, mais nenhum vizelense considera o 5 de Agosto como sendo o evento fundamental no processo secular de um povo, nas suas várias gerações, com o propósito de lograr a restauração do seu concelho. Muitas das novas gerações nunca ouviram falar em tal. E os que conheceram e o viveram, apenas ousam afirmar que esse acontecimento nem foi noticiado pale grande comunicação social nacional, ao contrário do movimento popular de levantamento da linha férrea para impedir que a composição da CP que vinha de Guimarães e com destino ao Porto ficasse em Vizela que ainda hoje, quando há uma reportagem sobre ao movimento falam apenas do levantamento da linha do caminho de ferro. Aliás o que é que a Pesada logrou apressar a saída da GNR de Vizela já depois do comboio regressar a Guimarães?! E a Pesada só surgiu porque antes de ela intervir, pela calada da noite, o povo na véspera já se mobilizara tocando a rebate os sinos o que levou ao ajuntamento popular (eu fui um dos que afluíram com o primeiro toque a rebate, tais como muitos conterrâneos vindos das fábricas), e foi este o povo que enfrentou de peito feito a GNR as suas cargas apeadas e a cavalo, o gás lacrimogénio, os cães, as balas de borracha e as metálicas... lançando mãos das pedras e dos punhos contra os GNR's. Os da pesada andavam misturados com o povo e era apenas mais uns como os outros e até se ausentaram quando foram preparar o fogo de artifício noturno. Mas não presumas que por esses vzelenses não manifestarem a sua opinião junto de ti ou no teu blogue eu seja o primeiro que ouves ter esta opinião.
Fora desse contexto a pesada teve o condão de mobilizar alguns vizelenses... eles próprios, para correrem com os GNR's que se afastaram porque a tarefa para recuperar o comboio estáva cumprida e a tarefa de impor a ordem pública era impossível (e nessa tomada de consciência a Pesada tomou um papel decisivo).
Mas nem de perto e nem de longe esse episódio protagonisado pela Pesada (da qual sou amigo de alguns dos seus membros, sejam vivos ou já falecidos) foi decisivo na restauração do concelho. Decisivo foi a vontade secular de um povo que o MRCV logrou levar ao conhecimento dos políticos|
Anónimo a 29 de Julho de 2012 às 14:54

Aliás, esse hiato temporal entre o evento de 82 e o de 98, apenas prova que entre eles não houve qualquer nexo de causalidade direta ou indireta!
Anónimo a 29 de Julho de 2012 às 18:38

Como está profundamente enganado. O caso em 82 despoletou um interesse político e social em todo o país e no estrangeiro. O meu exemplo testa-o: professores entusiasmados questionavam-me, um deles lançou a hipótese de elaborarmos um trabalho( inquéritos, cartografia, planeamento e entrevistas a 10 presidentes de junta e Mrcv) in loco" e, assim foi. Outros colegas vizelenses da Universidade eram "assediados. Durante esse tempo muitos deputados e alguns partidos interessaram-se por Vizela, mais, provocou anti /corpos em Guimarães fazendo com que acontecesse uma unidade fortíssima em Vizela contra o inimigo poderoso.

Infelizmente não estou nada enganado.
Toda a simpatia foi dirigida à oposição que o Povo de Vizela fez e foi vítima da intervenção policial.
Quanto ao papel da Pesada... esses teus amigos só devem ter tido conhecimento por ti, dado que a incursão nocturna nem foi noticiada a não ser pela RV e pelo NV.
Agora a violência policial sobre o povo de Vizela é quem despertou a curiosidade e simpatia de muitos. E isso nada teve a ver com o que a Pesada fez ou deixou de fazer.
Anónimo a 30 de Julho de 2012 às 15:34

Tratou de feridos no hospital? E não era essa a sua obrigação, enquanto médico? E só os tratou naquele, porque estava de serviço, caso contrário...seria outro médico. Francamente, já não há pachorra para aturar tantos heróis , pesada incluida.
Anónimo a 25 de Julho de 2012 às 10:42


É O POVO DE VIZELA QUE DEVERÁ SER HOMENAGEADO E NÃO APENAS A PESADA,

ESTE POVO COM BAIRRISMO QUE ACTUOU E LUTOU PARA QUE ESTA TERRA FOSSE HOJE AUTÓNOMA..

PARA QUANDO UMA MERECIDA HOMENAGEM???

Anónimo a 26 de Julho de 2012 às 13:05

Apoiado!
Estás a ver JMF que não sou o primeiro e muito menos o último a dizê-lo?!
Anónimo a 29 de Julho de 2012 às 14:56

Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





comentários recentes
As termas são do espanhol, pá
Não achas que andas a dormir na forma pol...?O pov...
Bem, o homem pode ter defeitos mas que é muito ami...
pergunta pertinente: porque é que o espanhol não f...
Com este presidente, aliás o mesmo que esteve vári...
-Victor Hugo Salgado repetiu críticas sobre a polí...
Até a receber os tremoços tiram fotografias.Palavr...
Bonita a musica da rádio comercial,Esqueceram se f...
nao resolvem nada e andam a gozar com o povo. pol...
As termas fechadas e o executivo a mentir aos vize...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO