05
Ago 12


"A Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense, foi fundada em 21 de Janeiro de 1882, por uma equipa de Vizelenses, que chefiada pelo médico Dr. Abílio da Costa Torres, fundou uma Banda de Música a que deram o nome de Filarmónica Vizelense.

Em 21 de Janeiro de 1945, a Banda adquire o seu nome actual, Sociedade Filarmónica Vizelense, iniciando a partir desta data uma nova etapa, vivendo os primeiros tempos com alguns contratempos, que foram contrabalançados pela dedicação de Raúl Pereira e Francisco de Castro.

A existência de outra Banda (a Banda Velha) na Vila, veio despertar o espírito de rivalidade que se fomentou nos domínios musicais vizelenses, disputando-se em festas e romarias."(...)


SFV

publicado por José Manuel Faria às 11:05

o Texto acima, foi respingado de um site que conta a história do jeito que SFV pretende e quer, ou seja mais mentiras. Toda a história e a sua pretensa fundação ainda no século 19, é baseada no Portugal Antigo e Moderno de Pinho Leal, como se pode ver abaixo. Porém e não obstante Abílio Torres ter "organizado"uma filarmónica, não significa que é esta filarmónica. aliás, sabemos por outras histórias, estas orais e logo muito mais fidedignas, ao longo da história Vizela teve muitas bandas de musica, ou filarmónicas se o pretendermos. Curiosamente, na história contada pela actual banda diz-se que: "existência de outra Banda (a Banda Velha) na Vila, veio despertar o espírito de rivalidade que se fomentou nos domínios musicais vizelenses, disputando-se em festas e romarias."(...). Isto é por demais elucidativa. a existência de outra banda, a banda velha, pressupõe que deveria haver uma banda nova. E como em tudo; a velha é que é a mais velha, logo herdeira potencial da tal que Abílio Torres fundou. Muito mais há para dizer e se calhar, num outro dia mais se saberá.

Por agora fiquemos com alguns textos do Portugal Antigo e Moderno, com um pedido singelo e único. Não atraiçoem a memória dos verdadeiros fundadores desta actual banda( que tem feito um trabalho altamente meritório na panorama musical de Vizela)e por favor: Em dia de aniversário não deixem de os homenagear. É que ainda existem muitos familiares diretos vivos e que se sentem revoltados com todas estas mentiras.








Em Janeiro de 1882 uma comissão composta dos Srs. Dr. Abílio da Costa Torres, António da Silva Vieira Coutinho e João Ribeiro de Freitas Guimarães, organizou uma filarmónica (banda e capela) que actualmente conta 22 executantes; apresenta-se regularmente em todas as funções e tem um vistoso uniforme.


Abílio da Costa Torres, filho de Joaquim da Costa Torres e D. Cândida Augusta Ferreira de Miranda, nasceu a 13 de Maio de 1846 em Barrosas.
Cursou preparatórios em Braga e Coimbra, terminados os quais matriculou-se em medicina, formando-se em 30 de Julho de 1876. Estabeleceu residência em Vizella e tem prestado relevantes serviços à sua pátria adoptiva. É sócio instalador da companhia de bombeiros voluntários e da Filarmónica Vizellense, membro da comissão recenseadora eleitoral de Guimarães; director técnico do estabelecimento termal e hydrotheraplco de 1881 a 1882, etc.
Escreveu: “As águas sulfurosas de Vizella, estatística médica do estabelecimento termal e hydroterapico de Vizella – Porto, typ. Central, 1882.
É um médico distinto e hábil operador.
No dia 31 de Dezembro de 1883 inaugurou-se a secção da linha férrea de Guimarães da Trofa a Vizella, dando entrada na estação deste nome ás 10 horas e 14 da manhã, o comboio galhardamente enfeitado e conduzindo os representantes da companhia, membros da Imprensa e diferentes convidados, subindo ao ar nessa ocasião inúmeros foguetes, tocando ao mesmo tempo uma banda de musica e soltando calorosos vivas a grande multidão de povo que atulhava a estação e suas dependências.


Ás 11 horas e 30 serviu se um abundante lanche no Hotel Vizellense a 42 convidados, reinando sempre a maior satisfação e trocando-se eloquentes brindes. É uma data memorável nos anais da gentil Vizella.
Francisco Silva a 6 de Agosto de 2012 às 09:16

A Sociedade Filarmonica Vizelemse Foi Fundada em 21 de Janeiro de 1945,pelo
Sr.Pedro Leite que sai com alguns elementos da Banda dos Chicorias e Fundou a SFV.como se pode ver em jornais da epoca de Janeiro que relatam a festa que houve em Vizela com a Fundaçao da Nova Banda de Musica
Anónimo a 19 de Junho de 2016 às 19:52

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





comentários recentes
Porque não respondeu no Facebook?Ao menos o Sr. An...
que bonito o cortejo, tinha outra vida se fossem a...
ANÓNIMO A 9 DE DEZEMBRO DE 2019 ÀS 10:15Chamar BUR...
este executivo priveligia tudo aquilo que já cheir...
O PREÇO DE QUEM NÃO OBEDECE A VICTOR HUGO SALGADO:...
Anónimo de 5 de Dezembro de 2019 ás 13:11Comentári...
Vizela parece uma aldeia, que pirosice, TVI ao dom...
Na minha viagem pelo Faceebook sobre a venda do CA...
Sr, Anónimo vai ver que se fosse na CASA do PARK n...
Muito bom mesmo,ahahahahahahahahhah
subscrever feeds
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

12 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO