
O órgão municipal deliberativo do concelho - Assembleia Municipal - é constituído por deputados eleitos directamente e pelos presidentes de junta de freguesia. Estes (mesmo de partidos diferentes), normalmente votam favoravelmente ou abstêm-se nas propostas dos executivos com o propósito de defender as suas freguesias desvirtuando o sentido de voto do eleitor. Por isso, urge retirar da Assembleia os representantes executivos das mais pequenas unidades administrativas do país. A favor da democracia.