publicado por José Manuel Faria às 18:47

No seguimento da estratégia adotada para a despoluição do Rio Vizela, a Câmara Municipal iniciou as colheitas e análises da água do rio Vizela, a fim da identificação da água fluvial para a prática balnear na Zona Ribeirinha do Poço Quente.As análises terão periodicidade quinzenal e realizar-se-ão em três pontos:- zona ribeirinha;- intersecção do ribeiro de Sá com o Rio Vizela;- zona da Ponte Nova em Tagilde.As análises iniciaram ontem e prolongam-se até ao dia 17 de setembro, sendo posteriormente enviadas à Agência Portuguesa do Ambiente.Sendo a zona Ribeirinha do Poço Quente o local de eleição dos vizelenses para fruição do rio, estando já dotada de infraestruturas complementares que em muito beneficiam a prática balnear, o objectivo é criar um espaço próprio para banhos no ponto de maior acessibilidade, pela sua morfologia de cotovelo apertado, na margem esquerda.De destacar também o trabalho que está a ser desenvolvido em parceria com a Vimágua, para a identificação das ligações indevidas às redes de água pluvial e de saneamento no Concelho, cujo objetivo é identificar ligações impróprias e, nesse sentido, reduzir eventuais focos de contaminação do Rio Vizela.A qualidade da água é, por isso, determinante na prossecução deste objetivo e, ainda que aparentemente se constate uma melhoria do estado da massa de água do rio Vizela, o Município de Vizela, juntamente com todos os parceiros, incluindo a APA, desenvolverá todos os esforços no sentido de dar cumprimento ao Plano de Ação para a Despoluição da Bacia Hidrográfica do Rio Vizela.
ddv
publicado por José Manuel Faria às 11:57
publicado por José Manuel Faria às 11:51