03
Jul 08

Sobre a operação de resgate de Ingrid Bettencourt na Colômbia

 

 

Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Em resposta a várias solicitações dos órgãos de comunicação social sobre a posição do PCP a propósito da operação de resgate de Ingrid Bettencourt por parte do exército nacional na Colômbia, o PCP considera o seguinte:

1. O resgate de Ingrid Bettencourt após um período em que esteve prisioneira na selva colombiana, coloca em evidência a gravidade da situação em que se encontram centenas de prisioneiros em ambos os lados do conflito e a necessidade de encontrar uma solução humanitária entre as partes.

2. Os complexos problemas em presença, exigem uma solução política e negociada de um conflito que se arrasta há mais de 40 anos sem solução, situação que é em si, inseparável da política de agravamento da exploração e de terrorismo de estado praticada pelo governo neo-fascista de Uribe, conforme tem vindo a ser denunciado pelas forças progressistas e democráticas da Colômbia.

3. O Povo colombiano poderá continuar a contar com a solidariedade dos comunistas portugueses na sua luta contra a opressão e exploração, pela justiça social, pela democracia e soberania nacional.

 

Uma posição "complexa", e de difícil compreensão, linguagem "comunês".

 

E a posição do Bloco de Esquerda, qual é? 

 

 

adenda: Libertação de Betancourt
PCP não condena as FARC

 

publicado por José Manuel Faria às 20:25

10 comentários:
Primeiro chatei por a direcção do PCP não se ter pronunciado sobre a Ingrid Betancourt. Quando o PCP se pronuncia você não percebe - porque não quer perceber
renata a 3 de Julho de 2008 às 23:10

O PCP faz um discurso aparentemente politicamente correcto. Mas não é nunca capaz de fazer referência critica à actuação das FARC . Ao facto de ser um movimento-narcotraficante que controla, produz e comercializa a cocaína. Diz, ique é preciso uma situação humanista para os prisioneiros mas não criticae as FARC por aprisionar e maltratar centenas de pessoas inocentes. Fala do terrorismo de um lado esquecendo o outro. Os democratas, os revolucionários não privam de liberdade inocentes, não maltratam, matam ou aterrorizam pessoas que nada tem a ver com o conflito. O Presidente Evo Morales já veio dizer que a luta armada não faz sentido no actual contexto. Porque não é capaz o PCP de denunciar os ataques terroristas e as centenas de prisioneiros executados pelas FARC de forma inequivoca?

O BE nunca defendeu nem convidou as FARCpara uma iniciativa partidária não tem que tomar uma posição formal. E naturalmente não pode defender que se prive da liberdade pessoas que não estão envolvidas no conflito. Não vejo que pudesse ser de outro modo.
Fernando a 4 de Julho de 2008 às 00:21

quando digo executados refiro-me a acção de prender não de execução pelo assassinato, não me consta que alguma vez tivessem sido assassinados prisioneiros. mas não tenho a certeza.
Fernando a 4 de Julho de 2008 às 00:26

No esquerda.net é noticiado facto que jejamos sérios e coerentes é de extrema importância.

O BE creio tem política internacional (posições) e toma - as . Acho estranho náo tornar público o seu entendimento sobre a libertação de uma candidata ecologista a presidente de república da Colombia há 6 anos presa na selva.

Todo o "mundo" diz o que pensa, a direcção do partido não. Náo faz sentido.

O PCP ~toma posição por pressão da CS. E não se congratula com a sua libertação ( enrola-se em arguementos pouco claros).
José Manuel Faria a 4 de Julho de 2008 às 10:05

Caro Fernando

Quem é que decidiu que as FARC são um grupo de narco-traficantes ? Você ou a comunicação social norte-americana, de onde surgiram as primeiras acusações nesse sentido?

Pelo que tem escrito, parece-me que tem cultura suficiente para perceber que uma das melhores armas de guerra é a desinformação.

Nem sequer ponho em causa a condição de guerrilheiros, ou combatentes, ou terroristas, ou seja lá o que lhe quiser chamar, dos homens das FARC , que isso é matéria que dá panos para mangas.
João Nuno Sequeira a 4 de Julho de 2008 às 10:16

João Nuno, eu não marco as minhas posições pelos "alinhamentos" dos jornais sem negar que uns me merecem mais credibilidade que outros. Procuro várias fontes de informção e tiro as minhas conclusões quando não conheço em concreto as situações. Normalmente quando pretendo um juízo mais equilibrado, até gosto de distanciar-me das posições mais pró ou mais contra porque regra geral não são isentas. O caso do negócio de cocaína por parte das FARC parece-me ser pacífico mas se o João Nuno acha que não...contudo são várias as fontes a falar sobre isso.

Mas a questão principal de facto para mim não é essa. É mesma a da forma de combate. Não concordo com o recurso a formas de luta de viloência física, psicológica, raptos, sequestros, sobre pessoas inocentes. A esquerda não é isto com certeza.
Anónimo a 4 de Julho de 2008 às 18:41

Apenas realçar que a luta armada é, e sempre foi, apanágio da esquerda, e é legítima sempre que tal se justifique.

A sua posição, expressa no último parágrafo, é um deja vu da posição oficial do Bloco de Esquerda, hoje proclamada pelo João Semedo.

Afinal aquilo que se critica ao pessoal do PCP é válido para todos os outros.

Desculpar-me-á a franqueza, mas é isso que as aparências mostram.

Já agora, qual a sua posição relativamente à Palestina?
João Nuno Sequeira a 4 de Julho de 2008 às 18:49

João Nuno a Palestina é um País ocupado há 50 anos. E muitas voltas se deram. Agora é absolutamte irrealista fazer desaparecer o Estado de Israel

A existência de uma organização que assassina e rapta inocentes não pode ser vangloriada, porque os paramilitares fascistas fazem o mesmo. AS farc têm de se integrar na sociedade civil e darem o exemplo de humanitarismo.

José Manuel Faria a 4 de Julho de 2008 às 19:07

Cara Faria

Partilhamos exactamente a mesma opinião acerca da Palestina.

O que pergunto é se naquela região se atingiu um estágio que permita a OLP deixar a luta armada para defesa dos territórios sob sua jurisdição?

Por outro lado, o Hamas é completamente anacrónico, pelos métodos utilizados, e objectivos que defende.

Dois casos em que um tem legitimidade de para lutar, e outro não, o mesmo povo, o mesmo inimigo.

A talhe de foice, não concordei com a posição do PCP no Parlamento, onde entendo que o voto correcto seria a abstenção.
João Nuno Sequeira a 4 de Julho de 2008 às 20:44

João Nuno ainda o Bloco não se tinha pronunciado já minha posição era pública no meu blogue, logo que tive conhecimento da sua libertação. Se o João Semedo manifesta a mesma posição significa apenas que me sinto bem acompanhado nesta posição. De resto esta posição não é nova já amanifestei da mesma forma relativamente à ETA. E repare que até estive no assalto à embaixada de Espanha por ocasião da condenação á morte decretada por Franco sobre os nacionalistas da FRAP e da ETA.

Esta posição estende-se de igual modo à Palestina. Embora simpatizando com a causa não posso concordar com os métodos terroristas que matam pessoas inocenttes. A esquerda tem de vez que condenar actos que matam indiscriminadamente pessoas inocentos. Os alvos devem ser precisos.
Fernando a 5 de Julho de 2008 às 00:59

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9





comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO