19
Nov 08

http://tramavirtual.uol.com.br/img/content/band/f_32/82446.jpg

A "bomba" proferida  por  Manuela Ferreira leite :Ontem foi um pouco mais longe, com uma infeliz declaração em que, ironicamente, admitia a suspensão da democracia por seis meses como condição para concretizar reformas. Como é óbvio, ninguém acredita que Ferreira Leite acredite no que estava a dizer. Ela estava, como provam algumas gargalhadas na sala, a ironizar. Mas, precisamente, a ironia é das mais difíceis armas discursivas. E a líder do PSD não a soube usar. A frase foi logo tomada pelo seu valor facial e agitou o mundo político ontem à tarde.

 

 

 

A maioria dos comentadores e o PS interpretaram à letra as frases suicidas de MFL. Na minha opinião tratou-se de ironia, a dirigente queria dizer que o PS só em ditadura poderia concretizar as reformas, dá-se mal com a Democracia. A ideia é suicida porque vem da Líder do maior partido de oposição e obviamente o PS aproveitou e fez  fuga para a frente ( nós somos a esquerda) tornando as declarações de MFL um balão de oxigénio que bem necessita.

 

A ironia fina bem encaixada num contexto perfeito é uma arma argumentativa excelente, mal utilizada provoca uma tempestade.

 

Há 11/12 anos numa intervenção a propósito da defesa do Concelho de Vizela na TSF utilizei a figura da ironia profunda. Foi o descalabro total: os ouvintes vizelenses ficaram atarantados e os camaradas do PCP - na altura era dirigente concelhio do PCP - estupefactos perante tal argumentação. Afirmava num tom irónico que era contra a criação do Concelho de Vizela... e explicava as razões. A direcção concelhia do partido ( Guimarães) pediu-me explicações e na rádio Vizela "retratei-me." Foi uma experiência política que "jurei" não mais utilizar, a ironia oral sem observação da expressão facial, dos sorrisos ou do tom, faz com que a mensagem não passe. Na escrita é mais fácil perceber a ironia.

 

MFL pode ter terminado ontem a sua carreira política. A única solução para colmatar o erro, é a convocação de uma conferência de imprensa aberta a perguntas ,  explicando-se sem nervosismo.

 

 

 

publicado por José Manuel Faria às 11:14

3 comentários:
PORQUÊ O FIM DA CARREIRA DELA?

NÃO SE ESQUEÇA QUE A MULHER É PORTUGUESA E VIVE EM PORTUGAL.

PORTANTO PODE ROUBAR, DIFAMAR E DIZER TODAS AS BARBARIDADES QUE QUISER.
ATENTO a 19 de Novembro de 2008 às 15:16

Isto está generalizado. Há uma falta de jeito que põe a nú a triste realidade política de um pais com políticos sem tino, sem noção e sem chama. Seja na vida politica nacional seja na regional

Estamos feitos e muito mal pagos!

TODOS PARA A RUA! CORRER COM ESTE GOVERNO, COM ESTA OPOSIÇÃO, COM QUEM NÃO VESTE A CAMISOLA POR AMOR! (ainda existe disto???)
ATENTO a 19 de Novembro de 2008 às 15:23

Terá sido apenas ironia? Não será que ela sabe muito bem o embate que causam as reformas mesmo quando justas?

Politicamente não gosto da Manuela Ferreira Leite e desde o início nunca me pareceu capaz de liderar o PSD sobretudo quando no PS está Sócrates... No fundo ambos são duros no que toca a reformas, são por isso muito parecidos e assim sendo MFL nunca será uma alternativa.
Jorge Miranda a 19 de Novembro de 2008 às 21:44

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9





comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO