29
Nov 08

http://oglobo.globo.com/fotos/2008/02/29/29_MVG_mul_sexo1.jpg

Como se determinou que tudo o que se refere ao sexo é por princípio matéria grave e como, por outro lado, não há ninguém que não tenha pelo menos pensamentos relacionados com o sexo e só o sacerdote ou o bispo podem perdoar os pecados, a confissão acabou por tornar-se não um espaço de reconciliação e paz, mas tantas vezes de opressão, e raramente uma instituição acabou por deter tanto poder sobre as consciências, criando infindos complexos de culpabilização. Quando se lê os manuais dos confessores e todos aqueles interrogatórios inquisitoriais, quase reduzidos ao campo sexual, percebe-se que muitos tenham começado a abandonar a Igreja por causa da confissão, considerada ofensiva dos direitos humanos.


 

O Padre Anselmo Borges critica a Confissão essencialmente baseada no pecado do sexo para a Igreja Católica. A Igreja coloca-se de “pé atrás” sempre que o tema é o sexo: abstinência, preservativo, homossexualidade , prostituição, aborto ou casamento (procriação). A confissão era, (actualmente não sei) o momento certo para perguntar aos jovens rapazes da sua vida sexual e com muita mais insistência às raparigas, queriam pormenores, contavam-me jovens e adultas mulheres, muitas delas deixaram cair a sua religiosidade por consequência do “ataque” do confessor à intimidade de dada uma/um.

Um assunto que a Igreja não deveria se intrometer tanto, pois o seu conhecimento prático é nulo!

Na floresta de confessores “atrevidos” haviam e há excelentes árvores de padres respeitosos, abertos e integrados na sociedade tolerante e moderna actual. Um dia haverá renovação da velha floresta. A Igreja tem de actualizar-se, ou perde cada vez mais fiéis para o ateísmo.

 

 

publicado por José Manuel Faria às 11:04

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9





comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO