29
Nov 08

http://oglobo.globo.com/fotos/2008/02/29/29_MVG_mul_sexo1.jpg

Como se determinou que tudo o que se refere ao sexo é por princípio matéria grave e como, por outro lado, não há ninguém que não tenha pelo menos pensamentos relacionados com o sexo e só o sacerdote ou o bispo podem perdoar os pecados, a confissão acabou por tornar-se não um espaço de reconciliação e paz, mas tantas vezes de opressão, e raramente uma instituição acabou por deter tanto poder sobre as consciências, criando infindos complexos de culpabilização. Quando se lê os manuais dos confessores e todos aqueles interrogatórios inquisitoriais, quase reduzidos ao campo sexual, percebe-se que muitos tenham começado a abandonar a Igreja por causa da confissão, considerada ofensiva dos direitos humanos.


 

O Padre Anselmo Borges critica a Confissão essencialmente baseada no pecado do sexo para a Igreja Católica. A Igreja coloca-se de “pé atrás” sempre que o tema é o sexo: abstinência, preservativo, homossexualidade , prostituição, aborto ou casamento (procriação). A confissão era, (actualmente não sei) o momento certo para perguntar aos jovens rapazes da sua vida sexual e com muita mais insistência às raparigas, queriam pormenores, contavam-me jovens e adultas mulheres, muitas delas deixaram cair a sua religiosidade por consequência do “ataque” do confessor à intimidade de dada uma/um.

Um assunto que a Igreja não deveria se intrometer tanto, pois o seu conhecimento prático é nulo!

Na floresta de confessores “atrevidos” haviam e há excelentes árvores de padres respeitosos, abertos e integrados na sociedade tolerante e moderna actual. Um dia haverá renovação da velha floresta. A Igreja tem de actualizar-se, ou perde cada vez mais fiéis para o ateísmo.

 

 

publicado por José Manuel Faria às 11:04

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9





comentários recentes
Bem a pensar assim a Praça, (Lameira)deveria ainda...
Os únicos preocupados são:O Eugénio e a Dora, o Eu...
Há por aqui comentários de pessoas a soldo dos que...
de Março Essa alternativa (nunca chegou a ser pro...
A qual eng ) Ao Porta Chaves
Este artista tem a voz do dono. E nasceu na Praça ...
É só olhar para a fotografia deste" poeta" que se ...
Hotel sul americano, já teve só dois andares, Casi...
Depois de ler este artigo, fiquei a perceber que n...
Parece que não re4spondeu ao que lhe perguntaram. ...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

13 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO