04
Fev 09


Cavaco Silva vetou a lei argumentando que "iria promover a abstenção eleitoral" visto que "obrigaria milhares de pessoas a percorrerem centenas ou milhares de quilómetros para exercerem um direito fundamental." Segundo acrescentou, "constitui um imperativo nacional combater a abstenção eleitoral e promover a ligação dos cidadãos emigrantes a Portugal"

 

 

Nunca votei na direita, independentemente do carácter da eleição: Legislativas ( FRS, LST, PSR, CDU, BE); Autárquicas ( PS, PRD,CDU, BE), Presidenciais (Otelo, Pintassilgo, Soares (2ºvolta), Carlos Santos, Sampaio, Louça). Na altura a FRS era de esquerda, e nas autárquicas conta menos a ideologia. Votei em listas variadas, não fui nem sou sempre do mesmo.

 

Pela primeira vez estou do lado de Cavaco: Este, explica muito bem a razão da necessidade de utilizar o voto por correspondência pelos emigrantes. Na maioria das vilas ou cidades não há secções de voto a algumas dezenas de metros ou poucos  quilómetros como em Portugal. A legislação não deve castigar os portugueses ( a maioria esmagadora ) que infelizmente labutam longe de casa por falta de trabalho no País. Bom senso, por favor.

 

publicado por José Manuel Faria às 10:10

4 comentários:
por princípio sou contra o voto por correspondência. conheço situações a nível sindical de manipulação do voto, com pessoas expressamente destacadas para "votar" por correspondência, em "nome" dos que não votaram. pessoas que pertencem ao aparelho sindical e que tendo cópias do BI, falsificam a assinatura do suposto votante. Nas máquinas partidária não me custa acreditar que aconteça o mesmo. Agora é verdade que por trás disto está uma enorme hipócrisia dos partidos. Na verdade nunca criaram condições objectivas para uma rede maior de mesas de voto ou outras alternativas para não impedir o direito ao voto, como voto electrónico, por exemplo.
Fernando a 4 de Fevereiro de 2009 às 12:09

esqueci-me de dizer isto. repara que mesmo podendo não ser verdade que se organizem estes "sindicatos" de voto por correspondência, a suspeição existe sempre. até onde não seria suposto. Olha no Bloco, a lista C, faz essa insinuação claramente, como se a Lista A precisasse, mas a verdade é que fez.
Fernando a 4 de Fevereiro de 2009 às 12:14

É verdade. A lista C tem obrigação de propor a alteração dos estatutos. E ao contrário não acontece!

Caro Fernando, essa insinuação é por puro calculismo, estes pensam que aumentando a abstenção os favorece. É o mesmo raciocinio que a esquerda faz contra o voto por correspondencia.

Faz lá algum sentido percorrer mil Km para depositar o voto.
Uma família toda PS; ou influenciada pelo pai vota em bloco nesse partido mesmo na mesa de voto.

Os camaradas do PCP sindicalistas têm uma posição para consumo interno e outra para fora!

José Manuel Faria a 4 de Fevereiro de 2009 às 12:30

Existem perigos na votação por correspondência, lembremo-nos da seccção do PSD em Maringá. O seu efeito será sempre no entanto reduzido, por estarmos limitados a 4 deputados. Em presidenciais e europeias o cenário seria diferente pos ser um círculo único. No entanto julgo que deveriamos caminhar para o voto electrónico com total segurança, envolvendo recenseamentos, passwords e mais algum esquema de segurança no qual não sou especialista, mas certamente existe.
António de Almeida a 4 de Fevereiro de 2009 às 15:53

Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9




comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO