02
Abr 09


Ontem pela primeira vez tive uma conversa rápida, diferente do “problema”, mais que interessante, profunda sem ser chata, foi no oftalmologista.

- O que é o estigmatismo?
- E a miopia?
- E uma gripe?

Assim de rajada, eu respondi, segundo o médico como todos os seus doentes ( 60 por dia): com sintomas e efeitos da doença e não com a definição, disse-me para não me preocupar, pois enfermeiros, médicos ou professores respondem do mesmo modo. Ou são assuntos esquecidos ou entendidos pela “rama”.
- Tenho uma familiar que acompanhei nos trabalhos escolares desde o 5º até ao 8º, e era ver os manuais completamente cheios de erros científicos, assim como os testes dos professores, claro que não falei com os docentes, o ensino é mau demais, disse!
- O Doutor está imparável, registei.
- Tenho um mestrado em oftalmologia, licenciatura em matemáticas aplicadas e estudei anatomia patológica com Sobrinho Simões, o meu herói.

Depois de mais conversa - até nem parecia que estava num consultório e eu sem problema nos olhos – sobre ciência médica e ou ensino. Atirou esta.

- E andam quase todos: políticos, economistas e população em geral a falarem da pobreza, da guerra ou da paz, sem saberem do que falam.
- O mundo, os problemas no mundo são compostos e idênticos ao funcionamento do corpo: concentração populacional, guerras e ódios existem e nunca terminarão; pois as moléculas, o sangue, os vírus estão em contínua e permanente luta interna provocando momentos, poucos de acalmia e a maior parte do tempo de guerra, tal e qual o mundo dos humanos, e não há nada a fazer.

Nem me atrevi a perguntar-lhe sobre as utopias, a transformação do mundo, o voto, a democracia ou as Eleições nacionais para o Parlamento Europeu.

Pois, e a consulta? Nada! Disse o médico, foi talvez um momento de algum nervosismo, e sabe, podemos ter um problema de uma dor no pescoço, numa orelha ou numa perna e esperamos, quando se trata dos olhos, é uma aflição, tal e qual como no mundo dos homens, disse!

Saí do consultório a pensar: E eu com tanta conversa sobre eleições para quê! Não, se os médicos existem, é porque pelo menos atrasam a inevitabilidade da doença, assim como a nossa participação activa pode contribuir para um sangue sem tanta gordura no Poder político.

publicado por José Manuel Faria às 11:16

Saí meio atordoado, e mais, tratou-nos,( eramos três ao mesmo tempo no consultóriio boquiabertos) por tu. Quase no fim das consultas, disse-nos se nos importavamos com esse tratamento. Claro que não, afirmamos em unissono.
José Manuel Faria a 2 de Abril de 2009 às 18:38

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
subscrever feeds
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO