07
Abr 09

 Munícipes contra tarifas da Vimágua

Várias dezenas de passoas juntaram-se hoje junto à Câmara Municipal de Guimarães para protestar contra os preços praticados pela Vimágua, para a ligação às redes que gere.


Vários munícipes, provenientes predominantemente das freguesias de Serzedelo e de Guardizela, juntaram-se na manhã de hoje, 19 de Março, diante do edifício da Câmara Municipal de Guimarães, num acto que visou o protesto contra o custo da ligação das suas habitações às redes de abastecimento de água e de saneamento.


A Vimágua, empresa responsável pelas redes de abastecimento de água e de saneamento nos concelhos de Guimarães e de Vizela, cobra um valor base de 357,75 euros pelas ligações à rede de abastecimento de água e 429,26 pela ligação à rede de saneamento.


António Magalhães, na reunião do executivo que decorreu no mesmo dia, disse a este respeito que têm decorrido várias reuniões com grupos de munícipes e transmitiu a ideia de que, no terreno, a situação está a avançar bem. Referiu ainda que as dificuldades económicas não são desculpa para não se efectuarem as ligações – "quem não pode pagar, não paga; quem apenas pode pagar parte, paga parte; quem pode pagar, paga a totalidade".


Recorde-se que o grupo parlamentar municipal do PSD, liderado por André Coelho Lima, através de um requerimento entregue ao presidente da Assembleia Municipal, pediu esclarecimentos ao presidente da Câmara, respeitantes à forma como a Vimágua tem controlado os acertos de contas, relativos às facturas que apresentavam valores estimados e superiores ao efectivamente consumido.


Texto: Paulo Dumas


2009-03-19




  COMENTÁRIOS


MAIS PALAVRAS PARA QUÊ?

Por: Marques da costa 2009-03-22


JÁ HÁ ALGUM TEMPO COMENTEI AQUI A OBSERVAÇÃO, FEITA PELO SR PRESIDENTE DA CIDADE, "O MAGALHÃES", EM RELAÇÃO Á VIMÁGUA, EM QUE ESTE AFIRMAVA NA ALTURA, QUE ESTA EMPRESA ESTAVA A "FAZER UM BOM TRABALHO"!

QUE TAL PERGUNTAR AOS ELEMENTOS DA OPOSIÇÃO, DA JUNTA DE FREGUESIA, PRINCIPALMENTE OS DO PS E TAMBÉM AO CANDIDATO DESTE PARTIDO, O QUE PENSAM DA SITUAÇÃO???!!!!!!!!

FICO Á ESPERA DE VÊR A ACÇÃO DO PSD NESTA MATÉRIA, AQUANDO DOS PROXIMOS DEBATES, NA JUNTA DE FREGUESIA!!!!

JÁ AGORA PERGUNTO: ONDE ESTÃO OS TAIPENSES INTERNAUTAS QUE COSTUMAM COMENTAR(embora pouquissimo), E QUE PERANTE UM TEMA COMO ESTE E QUE A TODOS DIZ RESPEITO, NÃO SE LHES OUVE DIZER ABSOLUTAMENTE NADA??..SÓ QUANDO O TEMA SE PARECE COM TELENOVELA, E COM ESCANDALO Á MISTURA É QUE SE COMENTA????

APROVEITEM TAIPENSES ESTA PÁGINA QUE O REFLEXO VOS PÕE Á DISPOSIÇÃO, PARA QUE TODOS JUNTOS (mesmo com opiniões difrerentes), POSSAMOS TER MAIS FORÇA RENVINDICATIVA, JUNTO DAS AUTORIDADES AUTISTAS, DA ACTUAL VERGONHOSA CÂMARA DA GUIMARÃES!




TAXAS VIMÁGUA

Por: HENRIQUE (Um munícipe revoltado) 2009-03-23


Não há dúvida de que se trata de uma escandaleira (para não dizer uma falta de vergonha, dignidade e transparência) aquilo que a Vimágua debita mensalmente aos seus utentes. Não basta pagar as taxas de instalação!! não basta!! pagamos as taxas que estão em discusão e, depois, mensalmente, voltamos a pagar, doze vezes por ano, enquanto nos mantivermos consumidores. Mensalmente, como toda a gente sabe, pagamos a água - muitas vezes de má qualidade, basta que rebente um cano, de que não temos culpa, - a disponibilidade da água!! (esta até parece anedota!) então como podem debitar a água se ela não estiver disponível??? mas temos de pagar essa disponibilidade. Depois a disponibilidade do tubo!!! não pagamos já a referida taxa de instalação, no início do contrato?? e por aí adiante... Depois a coisa repete-se no saneamento, que depende do consumo da água. Nem vale a pena dizer mais nada! 

A verdade, meus amigos, enquanto não nos fosse explicado, de forma clara, as razões que a Vimágua tem para debitar tais valores, não deveríamos cruzar os braços, pagando, de forma serena, feitos lorpas, só porque meia dúzia de pessoas abastadas, que estão na gestão da Vimágua assim deliberaram. QUE EXPLIQUEM MUITO BEM AO CIDADÃO AS RAZÕES DAS SUAS DECISÕES, ENVIANDO TAIS ESCLARECIMENTOS PARA CASA DE CADA UM, porque afinal os lucros anuais até chegam para isso!


PEÇO DESCULPA MAS NUNCA ME EXPLICARAM AS RAZÕES DAQUILO QUE PAGO TODOS OS MESES. Perante a reclamação junto dos serviços, a resposta é: Faça uma reclamação por escrito, mas não vale a pena, pois foi deliberado superiormente!!! Esta é boa!!! 

Quero, posso e mando?? será assim?? Então viva a Democracia dos parolos! (que somos nós consumidores)


Solidariamente com a voz dos prostestantes,


Henrique Azevedo




AGUA E SANEAMENTO

Por: Munícipe da Aldeia 2009-03-24


Resido hà oito anos, numa freguesia do município de Guimarães, que dista do centro urbano da vila das Taipas, 4/ 5 km, nos arredores do Avepark.

Quando para lá fui morar, grande parte dos lugares não tinha rede de água e saneamento, e já estávamos no sec. XXI.

Quem quiser ter água, faz poços, furos, e as respectivas fossas. Foi o que tive de fazer também, pois (e relativamente à rede de água, não havia possibilidade de mais ligações).

Entretanto aqui há dois anos, rasgaram a maior parte dos caminhos e colocaram as condutas para o precioso líquido e para o saneamento.

Passados mais dois anos, sem que eu tivesse mandado fazer algo, a VIMAGUA envia uma conta de cerca de 400 euros, para pagar o ramal.

A ligação para já, parece que não é obrigatória fazer.

Moral da história. Quem paga o investimento do poço, equipamento de bombagem, funcionamento e manutenção que o munícipe foi obrigado a suportar durante anos. Saneamento, nem sombras.

Acresce que este tipo de obras nas freguesias, também variam muito em função da cor das mesmas ser rosa ou laranja e dos calendários eleitorais.

Falta tanta coisa às nossas freguesias, principalmente à volta das Taipas, gastando-se milhões atrás de milhões na cidade.




Vimagua Autoritária na hora da cobrança

Por: Isac Oliveira 2009-03-24


Caros, Municipes,

Embora ja não more no concelho de Guimarães, acompanhei um processo de um habitante deste concelho na ligação Obrigatória, e é mesmo. Existe uma lei que obriga a fazer a ligação ao saneamento.

No entanto, e quem pagou sentiu na pele, a taxa de ligação é calculada com base na área coberta/area costrução ou area de utilizaçao, a Vimagua ficou indecisa quanto ao conceito, no entanto, foi celere em calcular. Ou seja. na sua caderneta predial menciona area coberta de 100 m2 por isso como a casa tem 2 pisos serão 2 x 100 x (valor da taxa). Isto porque nao se lembraram que existe mais 1 metro quadrado ocupado pela casota do cão. Enfim, mas a culpa é do povo, deveriam-se ter revoltado na hora. Quando falei em reclamação, o que me disseram foi, uma vez reclamando vai receber a visita dos fiscais em casa. Já agora pergunto-me se a obra foi custeada com fundos da comunidade europeia, para onde vão os milhares de euros recebidos dessas taxas. Perguntei se existia algum tipo de isenção caso o municipe não pudesse pagar, e logo me disseram que só existe a possibilidade de pagar em 24 vezes e é obrigatório ligar. Afinal estamos na républica das bananas, e por aqui vamos continuar até um próximo 25 de Abril.


In Reflexo das Taipas

 

O valor desta 
tarifa é estabelecido em função da área de utilização e fim a que se destina de acordo 
com o tarifário em vigor, conforme o estipulado" no ponto 3 do artigo 73º do Regulamento 
233/2007, publicado em Diário da República 2ª série, n.º 170, de 04 de Setembro de 2007."

António de Azevedo e Castro, Presidente do Conselho de Administração da Vimágua

 

Nem no Regulamento, nem no Diploma da Assembleia da República, estão registadas as tarifas a pagar. Em Vizela é 483.90 euros, fora a volumetria da Habitação e em Guimarães, 429,26!

 

Os Habitantes de Vizela não devem Pagar, até que a Vimágua explique todo este processo.

publicado por José Manuel Faria às 10:07

3 comentários:
um empresa de taxos
ppc a 7 de Abril de 2009 às 11:50

esta é uma das consequencias mais gravosas da privatização de serviços publicos, a par da perda de qualidade do serviço prestado. estão os fregueses a pagar os erros de gestão e os altos salários e mordomias dos gestores da vimágua! está quase em falencia tecnica, e como sempre alquem tem que pagar... é por isso importante a defesa dos serviços publicos! a teoria do mercado e da iniciativa privada, tão profusamente defendida e aplicada ao longo dos ultimos 20 anos é que nos levou a esta crise. é tempo de por ao serviço de todos aquilo que é de todos!!
Anónimo a 8 de Abril de 2009 às 11:29

De salientar que segundo a DECO esta taxa é ilegal, Segundo informações recolhidas de um associado que questionou a DECO.
Jorge a 28 de Abril de 2009 às 17:08

Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





comentários recentes
Parece que não agradou o comentário...
Ufa...Ufa... professorEstava ficar desesperadoNão ...
Quem me dera ser funcionário público!
Coitados dos funcionários públicos (em geral) foss...
O que faz na foto , o dirigente do partido da dire...
o executivo deve mandar ás malvas os P.SS.Estão pr...
Está bem, não foi a Câmara, mas foi a Junta, que v...
Cá para mim, esta foi uma manobra de diversão para...
E o irónico não é ficarmos com mais uma prova de q...
No jornal de Vizela pode ler-se a opinião de Fátim...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

13 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO