04
Mai 09

 

 

Nesta sondagem todos os partidos têm que contar: a subida do PSD, a queda vertiginosa do CDS o fraco desgaste do PS, a subida do BE e diminuição preocupante da CDU.

De todos os dados, o mais espectacular é a manutenção do PS acima dos 40%, isto é, ainda com probabilidade de vencer com maioria absoluta. Este resultado só tem uma explicação; Sócrates é o pior candidato a primeiro – ministro à excepção de todos os outros. O eleitor que procura estabilidade política na tentativa que se crie uma entourage no governo, na economia e nas finanças, essencialmente a denominada classe média, vota PS, é a mais interessada na superação da crise, não arrisca Ferreira Leite (sabe que perde), nem nos extremos, (sabe que é voto de protesto). Os problemas económicos e sociais em grande parte fruto das más políticas “socialistas” não abalam esta convicção.

O PSD tende a crescer à custa do CDS, a perda do eleitorado de esquerda do PS para o Bloco é compensada pelo voto centro-direita no PS.

A alternativa a este governo poderia estar numa frente ampla pré-eleitoral de Esquerda: Alegre e sectores da esquerda do PS, PCP, RC e  Bloco de Esquerda. Esta Frente Popular tinha de se assumir como 3ª via para governar o País. Apresentação de um programa mínimo conciliatório entre as três áreas políticas, onde a Economia, Finanças, Saúde, Justiça  e  Educação seriam prioritárias. Apresentação de um nome a Primeiro -  Ministro, consensual das Esquerdas que até poderia  ser do PS, não ligado directamente às políticas de Sócrates. O PCP e o BE recuariam em algumas matérias fracturantes, colocando os interesses do País, (derrotar Sócrates e o seu neoliberalismo) à frente dos seus projectos próprios,  acantonados nas suas trincheiras e,  disparando entre si com o inimigo a bater palmas!

É hora de terminar, com o meu partido é mais socialista que o teu, ou nós somos menos sectários que vocês.

E terminar com conclusões deste tipo:

 ”Reverso da medalha: diminuiu o número de inquiridos que encara o partido como alternativa credível de Governo. Conclusão lógica: o BE funciona bem… desde que se mantenha na Oposição”. Nada nos diz que estes inquirido são eleitores do BE.

Esquerda do PS 15%, BE 12% , CDU 10%, independentes pela unidade 2%.

E o PS perderia as eleições.

Eu sei que a soma em Política pode dar lugar a subtracções, mesmo assim valeria a pena tentar, ou temos Sócrates por mais 4 anos. 

 

publicado por José Manuel Faria às 10:59

comentário:
Faria: A hipótese que colocas dependeria, antes de mais, da hipótese dos alegristas se emanciparem do PS. Mas nada parece indicar que Manuel Alegre e os socialistas que o apoiam estejam em condições de fundar um novo partido em tempo útil. Aliás, nem sei se será essa a sua vontade. Resta a hipótese de se formarem pontualmente maiorias parlamentares de esquerda. Mas, para que um governo minoritário do PS possa sobreviver durante uma nova legislatura, parece-me que primeiro teria de rever a sua política e de lançar pela borda fora um certo "engenheiro" que, ao longo destes quatro anos, nunca quis ouvir ninguém e se incompatibilizou com toda a gente. E com ele, alguns ministros, como, por ex., a senhora que preside aos destinos da Educação. Sócrates pode ser o grande obstáculo à governabilidade do país E isto parece-me válido quer o PS queira governar com apoios à esquerda, quer prefira reunir apoios à direita.
antónio cruz mendes a 4 de Maio de 2009 às 16:11

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9






comentários recentes
Realmente????????Vejam se concordam:Tal como aos d...
agora é o Abrunhosa com a banda, é o toy, é a luis...
Que bem que o presidente da ACIV está nas fotos do...
Ás vezes o estar calado é o melhor, no JV vem uma ...
Preocupações pertinentes e que foram apresentadas ...
Um PSD ressabiado, tentando misturar nas tricas do...
-O futuro de Vizela foi abordado por Victor Hugo q...
O gury vais ver que foi por isso que o povo te pôs...
O gury vais ver que foi por isso que o povo te pôs...
No tempo em que lá andei resolvia-se o assunto com...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

13 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO