09
Fev 10

Petição Pública Logotipo

O primeiro-ministro de Portugal tem sérias dificuldades em lidar com a diferença de opinião. 

Esta dificuldade tem sido evidenciada ao longo dos últimos 5 anos, em sucessivos episódios, todos eles documentados. Desde o condicionamento das entrevistas que lhe são feitas, passando pelas interferências nas equipas editoriais de alguns órgãos de comunicação social, é para nós evidente que a actuação do primeiro-ministro tem colocado em causa o livre exercício das várias dimensões do direito fundamental à liberdade de expressão. 

A recente publicação de despachos judiciais, proferidos no âmbito do processo Face Oculta, que transcrevem diversas escutas telefónicas implicando directamente o primeiro-ministro numa alegada estratégia de condicionamento da liberdade de imprensa em Portugal, dão uma nova e mais grave dimensão à actuação do primeiro-ministro. 

É para nós claro que o primeiro-ministro não pode continuar a recusar-se a explicar a sua concreta intervenção em cada um dos sucessivos casos que o envolvem. 

É para nós claro que o Presidente da República, a Assembleia da República e o poder judicial também não podem continuar a fingir que nada se passa. 

É para nós claro que um Estado de Direito democrático não pode conviver com um primeiro-ministro que insiste em esconder-se e com órgãos de soberania que não assumem as suas competências. 

É para nós claro que este silêncio generalizado constitui um evidente sinal de degradação da vida democrática, colocando em causa o regular funcionamento das instituições. 

Assistimos com espanto e perplexidade a esse silêncio mas, respeitando os resultados eleitorais e a vontade expressa pelos portugueses nas últimas eleições legislativas, não nos conformamos. Da esquerda à direita rejeitamos a apatia e a inacção. 

É a liberdade de expressão, acima de qualquer conflito partidário, que está em causa. 

Apelamos, por tudo isto, aos órgãos de soberania para que cumpram os deveres constitucionais que lhes foram confiados e para que não hesitem, em nome de uma aparente estabilidade, na defesa intransigente da Liberdade.  


 - Alguém que me explique porque é que este "apelo" é de direita?

publicado por José Manuel Faria às 20:30

20 comentários:

Sempre disse e continuo a dizer, que não acredito na divisão esquerda/direita como uma plataforma estanque, há antes, entre ambas, um complemento. O mais importante são as atitudes das pessoas que estão no centro do poder.
Se são de direita ou esquerda não é importante quando valores mais altos se levantam como neste caso a tentativa de se querer sufocar a liberdade de expressão uma das maiores conquistas da liberdade democrática.
Pior ainda quando esta atitude parte de um 1º Ministro.
Caminhamos a passos largos para a era Berlusconi...

Anónimo a 10 de Fevereiro de 2010 às 00:44

Há muito que desisti de acompanhar cada crónica de um manual de instruções, assim a modos como S. João: "Aquele que tiver entendimento que calcule o número da Besta". Mas certas reacções à de ontem sobre uma manifestação dita "pela liberdade" fazem-me cair no pecado da interpretação autêntica (e da condescendência), bem sabendo que a única autenticidade é a da leitura e que a leitura tanto dá para calcular o número da Besta como sendo o de Nero como o do Papa.

Também eu acho que os documentos revelados pelo "Sol" põem uma questão política e não jurídica, e também que essa questão é a da liberdade de informação. Como o foi - o meu mal é andar por jornais há muito tempo - quando, sem desfiles de branco, Marques Mendes ditava à RTP o alinhamento do Telejornal e Cavaco procurava calar o "Independente", ou quando o PCP fez o mesmo à "República". Depois, quero crer que direitos políticos, económicos e sociais são inseparáveis, que não há liberdade sem igualdade nem igualdade sem liberdade. Já o "vestidos de branco" é folclore; prezo de mais a singularidade e a individualidade para gostar de fardas.

Anónimo a 10 de Fevereiro de 2010 às 09:30

"Já o "vestidos de branco" é folclore; prezo de mais a singularidade e a individualidade para gostar de fardas."

- De acordo, uma tontaria!
José Manuel Faria a 10 de Fevereiro de 2010 às 09:35

Tem razão, é uma tontaria. Uma tontaria que o zé manel dá "corda". O que é preciso é ser do contra, porque ser do contra é que é giro. Mais.. tá na moda! Quem, só para criar embaraços ao poder, alinha com a direita, a extrema direita e com o Bokassa da Madeira, que suga todos os portuguses , que sempre que lhe dá na gana, nos chama de "cubanos" "comunistas" e até de filhos da ****, perdeu todo o valor que tinha. Vão ver nas próximas eleições, a pancada que vão levar. Nem a carinha larocas da menina os vai safar. E, é bem feito. deixem-se de se aliar á direita. Que o "gordo" pague o que deve a todos nós.
Flaviano a 11 de Fevereiro de 2010 às 00:13

CLEOPATRA.

Eu já assinei e já perto de 9 mil portugueses assinaram!
Anónimo a 11 de Fevereiro de 2010 às 01:49

Felizmente que só cerca de 9000 assinaram.
Pobre país em que "liberdade de expressão, para alguns (9000?!) significa poder insultar, caluniar, difamar e, inclusive, cometer os maiores atropelos precisamente conta a tão "amada" liberdade de expressão!
Mas não faz mal.
Desde que sirva para atacar adversários políticos ou para a defesa, muitas, vezes, de interesses puramente pessoais e, por isso, mesquinhos.
VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO SEM LIMITES!
Obrigado. Mas não vou assinar.
Deixo o espaço ao Cleópatra " e quejandos.
Já agora, alguém sabe quem é o marido da Cleópatra?!
Detective a 11 de Fevereiro de 2010 às 10:11

CLEÓPATRA

Parece-me que ela a cleopatra- a verdadeira- não era casada, tinha um relacionamento com um Romano Marco António , na invasão dos Romanos ao Egipto.
Grande Mulher. poderosa, já naquele tempo não queria saber de instituições!
Se souber algo mais s/ ela, pf imforme, sempre gosto de aprender!
Anónimo a 11 de Fevereiro de 2010 às 15:37

A mim disseram que era o "Cliop...!
A.M.P.P. a 11 de Fevereiro de 2010 às 18:40

CLEÓPATRA
E eu a pensar que iria aprender algo s/ a vida da CLEOPATRA, - a verdadeira- afinal a montanha pariu um rato..
Ignorantes!
Anónimo a 11 de Fevereiro de 2010 às 21:47

Deixe lá, eu também sou ignorante mas sei que a senhora (que é muito letrada), ainda que tente, nunca vai ser como a original.
Ignorante a 11 de Fevereiro de 2010 às 22:34

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





comentários recentes
Já repararam que tudo o que a Câmara faz, apresent...
A Rádio Vizela hoje anda a fazer publicidade com d...
Se FF andou a pagar a sede do Partido lá sabe porq...
O pequenino o Francisco Ferreira andou anos seguid...
Francisco Ferreira sabe que quem tem azia chupa um...
azia !!!!!!!!!!!!.Ele, Francisco Ferreira não conc...
"Quero que conste em ata que a senhora vereadora f...
Segundo ouvi dizer "alegadamente" o Presidente e a...
VHS o trabalho que cumpriram foi fruto do acordo p...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO