23
Mar 20

Há aqui quem considere que esta Ministra – e seu gabinete face à pandemia – estão a atravessar uma situação muito difícil e merecem todo o apoio. Eu estou entre os que acham que nós estamos a atravessar uma situação muito difícil e com esta Ministra e este Gabinete não temos solução alguma. Eles são parte do problema, não da solução. Quem pensa o contrário face às evidências, está preocupado em salvar o Governo, não o país. Puseram-nos em risco. Falharam. E este meu artigo não é sobre como falharam em 40 anos, em 10 anos, e em 3 meses. Mas como estão a falhar hoje, e como vão falhar amanhã.

Em Espanha o Governo teve pelo menos a humildade de criar um Gabinete de crise para analisar os erros que cometeu, criou-o de emergência para evitar novos erros. Não é hora de defender o Partido e o Governo, mas de assumir erros que, sem correcção, nos levarão ao abismo. Aqui os erros multiplicam-se a cada dia. Veja-se este exemplo: há milhares de portugueses convencidos que o Estado de Emergência decretou a quarentena e o encerramento de estabelecimentos não essenciais. Isto é falso. Pelo contrário. Há milhares de fábricas, que são cadeias de contágio, a laborar, inclusivé o aeroporto e transportes públicos. Todos os aeroportos deviam ter sido encerrados a não ser para emergências e abastecimentos.

Não se queixem das pessoas que, duas a duas, andam na praia e nos jardins (sim, a incompetência é tal que fecharam os jardins, ao ar livre!). O problema destas pessoas não é quando vão ao jardim passear. É que saem de manhã para ir para a fábrica onde estão mais 100, vão de comboio, chegam à fábrica para produzir peças sem qualquer utilidade para a sociedade neste momento, e a seguir ainda têm que levar comida aos avós, que estão sozinhos, para os quais o Governo não previu uma cadeia de 

abastecimento própria e cuidados. E depois têm que regressar ao seu apartamento de 40 metros quadrados sem sol, onde cumprem a quarentena. E fazem-no, com disciplina. É isto que se está a passar. O passeio ao ar livre na Póvoa e o descanso na praia são – tudo indica – os lugares mais seguros neste Estado de Emergência.

É que se tiverem o azar de ficar doentes vão para um hospital onde escasseiam os meios de protecção dos profissionais que vos vão tratar. E agora perguntam: mas estes erros não são os de todos os Governos? Não, já aqui demos exemplos de Governos que com menos erros lidaram com a crise, e sem o tempo e o saber dos erros dos outros. Não estou a falar dos erros de dez anos a destruir o SNS, nem da colossal incúria dos últimos 3 meses, estou a falar dos erros de hoje. Dos lares já contaminados, sem políticas de saúde pública coordenadas (em Espanha o Governo pediu desculpas e promete pelo menos indemnizações, mas, o mais importante agora, reconheceu o erro e actuou com medidas tardias, mas claras). O Governo português ignora as medidas mais urgentes, em nome de não malograr o tecido económico não essencial, esperando que os médicos e os enfermeiros resolvam tudo no fim da linha, e eles próprios sem protecção… Aqui o que prevalece no Estado de Emergência é a obrigação de manter as fábricas a laborar – foi para isso que ele foi decretado. E por isso ele vem acompanhado da proibição da greve. Aliás, Costa, com a voz firme que usa muito quem erra muito, disse-o na entrevista. Para quem quis ouvir: é preciso que o país não pare. Quando o país lhe está a dizer temos que parar em tudo o que não é essencial.

Há dois dias, um mês depois, e 4000 mortos depois, a Itália aceitou o erro e mandou parar as fábricas não essenciais. Aqui continuamos a mandar lavar as mãos e andar de Metro; queixamo-nos da praia, espaço livre a aberto, mas nada dizemos das fábricas fechadas onde centenas produzem talheres. Sim, nada como garfo e faca à mesa, costas direitas, e voz firme, para rumar ao precipício e depois puder dizer, com a voz mais doce, “fizemos tudo o que estava ao nosso alcance”.

Pelos comentários ansiosos a defender o PR e o Governo, já cheios de ódio a quem o critica, observa-se que há muita gente que já fez as contas à vida. O Governo geriu isto de forma catastrófica, e já estão os membros do Governo e milhares de funcionários incompetentes cuja único curriculum eram os cartões dos Partidos e o seu acesso privilegiado por essa via ao aparelho de Estado, ansiosos pelo seu futuro. Fazem bem em estar. Ninguém vos perdoará o falhanço, por mais mediatizada que seja a voz firme de Costa e a ausência de oposição. Esta é a hora de defendermos com a máxima seriedade o país e a população, só isso pode orientar cada um de nós, é aí que a nossa ética vai ser posta à prova perante as nossas famílias colegas, população. E isso implica dizer a estes ansiosos incompetentes que não podem estar ao leme da coisa pública ao serviço de todos nós.

Raquel Varela

publicado por José Manuel Faria às 12:38

comentário:
Alguém com lucidez, que vai ao encontro de muitos portugueses.
Anónimo a 26 de Março de 2020 às 14:06

Março 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
16
18




comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO