28
Jun 18

"Para que Vizela se fortaleça é preciso, além de um bom executivo municipal, uma oposição forte e atuante. O papel da oposição é o permanente questionar da ação do executivo, exigindo que este preste contas sobre as suas atividades e trazendo à tona o que ela considera correto ou incorreto nas políticas do governo municipal. Uma oposição frágil, que no lugar de confrontar o governo com políticas alternativas procura a acomodação, é o pior perigo que uma sociedade democrática pode enfrentar. 
É triste o que se passa em Vizela, onde o Executivo Municipal tenta aniquilar a Oposição só porque esta não se curva perante o poder, oferecendo-se a este de corpo e alma. 
Sabemos o quanto é difícil fazer oposição num concelho dependente como Vizela, onde o adesismo ao poder é tentador e quase incontrolável. 
Mas, não nos deixamos intimidar. A oposição socialista trabalha de forma consciente, de forma coerente, fazendo-se ouvir a uma só voz, na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal. 
Assim, na Assembleia Municipal de 20 de junho de 2018, o Grupo Municipal do Partido Socialista confrontou o Executivo Municipal com várias questões escandalosas, entre as quais destacamos para já a demolição de Casa do Adro de Santa Eulália e a Ciclovia Escolar. 
DEMOLIÇÃO DE CASA NO ADRO DE SANTA EULÁLIA
Numa vila onde há pessoas a viver em habitações sem o mínimo de condições, a Câmara Municipal de Vizela dá-se ao luxo de demolir uma casa que custou ao erário público 175 mil euros. 
A demolição desta casa não constava do manifesto eleitoral de nenhuma força política concorrente às autárquicas de outubro de 2017. Falava-se apenas de requalificação do adro da Igreja.
Assim sendo, onde está a legitimidade política para deitar a casa abaixo? Se era essa a vontade do Movimento Vizela Sempre e do Vereador Jorge Pedrosa, por que razão não o disseram na campanha eleitoral? 

Tal como dissemos em campanha eleitoral somos contra a demolição da referida casa. A nosso ver o Adro da Igreja pode ser requalificado sem ser necessário a demolição da casa. O que será mais importante para Santa Eulália, um adro maior para festas como querem alguns ou uma casa que pode acolher valências de ordem social, cultural ou autárquica muito mais úteis para Santa Eulália?
No mínimo, exigia-se à Câmara Municipal a apresentação de um projeto de requalificação para o local e a sua colocação em discussão pública. 
Continuar com a demolição é um verdadeiro escândalo, um malbaratar descarado dos recursos públicos.

CICLOVIA ESCOLAR DE VIZELA
Uma ciclovia ou pista ciclável é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Isto é, uma via de comunicação terrestre, de piso regular, destinada especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas (velocípedes). 
Encontramos esta definição no Guia de Ciclovias do Turismo do Porto e Norte de Portugal apresentado no dia 15 de outubro de 2015 pelo seu presidente Melchior Moreira. Entre ciclovias, ecopistas e ecovias do Porto e Norte de Portugal (incluindo a ciclovia da marginal de Vizela) são 82 locais espalhados por 49 municípios. Como é óbvio, nesse roteiro não consta a nova ciclovia de Vizela que é posterior, mas tenho dúvidas que algum dia venha a constar de um guia do género. A nova ciclovia que se diz escolar não respeita o projeto que venceu o Orçamento Participativo e não respeita as regras que estão definidas para estas vias. O projeto que venceu, propunha “uma rede de ciclovias que iria ligar três pontos importantes da cidade, Estação de caminhos de ferro, Escola Secundária de Vizela e ainda Escola Básica e Secundária de Infias. Um dos troços da rede de ciclovia -trata-se da Rua do Bacelo e da Rua das Veigas- passará de dois para um sentido, sendo que este sentido se fará da esquerda para a direita da figura (Rua das Veigas para Rua do Bacelo). Na 

impossibilidade de aumentarmos a largura da via e pela colocação da ciclovia, a estrada passará então a ter o sentido único já referido com 3 m de largura, uma ciclovia de 1,5 m e um passeio de 1 metro”.
A Câmara Municipal adulterou propositadamente o projeto vencedor. As faixas de rodagem foram reduzidas para 2,22 metros e a ciclovia foi reduzida para 1,12 metros em cada faixa de rodagem, em vez de 1 metro e cinquenta como é normal.
Transitando naquela via veículos pesados com 2,55 metros de largura, pergunto: tendo cada faixa de rodagem apenas 2,22 metros de largura e sendo uma ciclovia apenas para bicicletas, em que faixa de rodagem vão circular estes veículos pesados e outros com dimensões maiores que a largura da via?
Gastaram-se 10.341,31 euros (dez mil trezentos e quarenta e um euros e trinta e um cêntimos) em pinturas para nada.
Exige-se uma solução para esta situação que só envergonha Vizela."
 

Carlos Alberto Costa

Rádio Vizela

publicado por José Manuel Faria às 17:31

comentário:
Olha-me este artista, ressabiado expulso do partido que lhe deu alguma coisa, e que até Junho de 2017, dizia cobras e lagartos, do partido que agora defende com unhas e dentes. francamente. Esta gente, pequena e vazia não se vê ao espelho. esteve na CI, por favor, já que o partido dele votou sempre contra Vizela, veio lá de Santo Tirso, onde ninguém sabia quem era e agora ´«e o melhor do mundo
E chamam ao executivo camarário maioria de direita! Francamente.
Houve tempo em que defendi este senhor. Houve tempo que este senhor era o melhor amigo do Albino simôes. Agora...

Como esta gente muda, desde que lhe acenem com tacho ou ...penacho.
Lamentável
mas está bem acompanhado
. Com o Horácio Vale, que trai as suas convicções por uns segundos de glória nas pagina do RV.
Que pena
António de Azevedo Fernandes a 29 de Junho de 2018 às 22:23

Junho 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


19

25
30


comentários recentes
quem paga tanta festa?
Faço MEA CULPA!Se eu soubesse que este terra ia vi...
Prof.Tem de arranjar motivos para ter likes e come...
Desta vez o que disse o homem de errado?!
Bem... PS... PS... somente quem não anda atento......
Pelo que vejo gosta de chafurdar e portanto para s...
Ó sr. anónimo das 08:56.Há um tempito que não apar...
as mesmas que nos últimos 8 anos!!!!!!!!!!!!!!!
tantas como nos anos anteriores
E está muito bem não faz falta nenhuma, boas féria...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

13 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO