29
Dez 19

Fátima Anjos

Ainda a despedir-nos do Natal é tempo de balanço de um ano que está prestes a chegar ao fim.
Não há dúvidas de que 2019 ficará na história do concelho de Vizela como o ano em que o Bolinhol foi eleito como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Foi também o ano em que Vizela perpetuou a memória de Manuel Campelos, líder do Movimento pela Restauração do Concelho, com a colocação de um busto na Avenida agora batizada com o seu nome. Um ano em que também a médica Maria do Resgate Salta viu o seu percurso de vida reconhecido ao receber o Prémio Consagração naquela que foi a sexta edição da Gala Rádio Vizela.
2019 foi de discussão do projeto de requalificação do centro da cidade e que envolve a Praça da República e Jardim Manuel Faria, englobado num Plano de Ação que, neste ano que agora finda, apresentou como resultados a requalificação das ruas das Termas, Pereira Caldas e da ligação desta última à Praça do Município, bem como a intervenção levada a efeito na zona de monte do Parque das Termas. Certo é que 2019 fica também marcado, pelo regresso, provisório ou não, dos dois sentidos à Rua Dr. Abílio Torres. Neste campo, sabemos que há ainda muito trabalho a fazer. A avaliar pela evolução das obras na Av. Eng. Sá e Melo, condicionadas também pelo mau tempo, é caso para dizer que apenas estamos no início de um processo que se vai prolongar, talvez, durante os próximos dois anos e estamos a falar nas intervenções anunciadas para o centro urbano. Foi também em 2019 que foram dadas como concluídas as obras de requalificação do Complexo Termal, embora na reta final deste ano, a sua atividade tenha sido desacelerada por problemas técnicos, cuja resolução definitiva foi apontada para o início do novo ano. Assim esperamos. E se ainda este ano, a Câmara Municipal apoiou a Santa Casa da Misericórdia de Vizela na aquisição do antigo Instituto Silva Monteiro para a reconversão daquele edifício em valências de apoio à infância e à terceira idade foi também em 2019, mais recentemente, que o Executivo fez aprovar a proposta de venda do Castelo da Ponte em hasta pública com o objetivo de ver criada naquele local uma unidade hoteleira. Também não podemos esquecer que foi em 2019 que foi alterado o paradigma da recolha de lixo no concelho com o início da contentorização e que foram inauguradas as obras realizadas no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária, sem esquecer que a requalificação da unidade de ensino continua em curso, estimando-se que possa estar concluída até maio.
2019 foi um ano intenso, mas todos devemos estar sempre cientes de que o trabalho nunca acaba e que Vizela precisa da ajuda de todos. Exemplo disso mesmo é o ponto que guardei para o final e que foi transversal a todo o ano que agora termina – o Rio Vizela. Após o arquivamento da queixa da Câmara Municipal contra a Águas do Norte, vimos o Executivo responsabilizar o Ministro do Ambiente pela poluição, exigindo a tomada de medidas, sob pena de poder vir a apresentar uma providência cautelar tendo em vista o encerramento da Etar de Serzedo, apontada pela autarquia, como a principal poluidora do Rio Vizela.Em suma, não podemos baixar os braços e virar a cara às batalhas que nos esperam já em 2020. Ninguém nos disse que isto de estar vivos era fácil. Boas entradas!

RVJ

publicado por José Manuel Faria às 10:16

nao resolvem nada e andam a gozar com o povo. politica nota 0. termas fechadas, trabalhadores no desemprego, ponte de tagilde/sto.adrião inexistente, venda de patrimonio c o castelo, obras no centro com 2 trabalhadores por zona, empresas a fechar, parque natural devastado, milhoes gastos com espetaculos,
a camara esta transformada numa agencia de espetaculos.
Anónimo a 10 de Janeiro de 2020 às 14:10

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Dezembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

20

23

31


comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
subscrever feeds
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO