21
Jun 19

 

Em finais de maio, a turma C do 12.º ano de Línguas e Humanidades, da Escola Básica e Secundária de Infias, deslocou-se ao Tribunal Judicial de Guimarães para concretizar a simulação de um Julgamento, um caso de «Homicídio», inserido no projeto «Justiça para tod@s», na presença da Juíza de Direito do Juízo Local Criminal.

O julgamento foi planificado e ensaiado nas aulas de Geografia C, ao longo do 3.º período, sob orientação da professora Sandra Silva e a colaboração da advogada Carla Queirós. Os diversos papéis foram distribuídos pelos alunos, que tiveram a tarefa de construir a sua personagem e apresentá-la em Tribunal.

A atividade decorreu como o planificado. Os alunos mostraram-se muito interessados e cooperantes, tendo estado muito atentos às informações veiculadas e colocando questões relacionadas com o projeto. Mostraram-se muito criativos e empenhados na construção das diversas personagens e consultaram artigos do código penal.

Foram, também, os alunos a estabelecerem parceria com a advogada Carla Queirós e, no dia da simulação do julgamento, foi notória a enorme satisfação pela experiência que lhes foi proporcionada, ajudando mesmo alguns alunos a consolidar a sua vontade em seguir o ramo do Direito. Nas suas palavras, descritas num relatório que a docente lhes pediu, “(…) o “Justiça para tod@s” revelou ser um excelente exercício, do agrado de todos os alunos. (…) uma aprendizagem para futuros estudantes de direito» (Ana, Rita João e Luís); “Foi uma atividade diferente de todas as que já realizamos e que nos trouxe um conhecimento mais aprofundado sobre a Justiça e para alguns trouxe certezas do que querem para o futuro” (Margarida e Vânia Sousa); “Aconselhamos a quem estiver no nosso lugar, no próximo ano letivo, a abraçarem este projeto”. (Joana e Cristina)”. 

RV

publicado por José Manuel Faria às 18:24

Junho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9





comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO