15
Out 18

Rui Cunha tem sido visado nas últimas notícias vindas a público sobre o Beco das Bouças, em Santa Eulália, como sendo o queixoso em relação a todo o processo relativo ao local, cuja definição de público ou privado voltou a ser discutida em sede de reunião de Câmara e, já antes, pelo próprio, na Assembleia de Freguesia de Santa Eulália, quando solicitou a retirada de um poste de iluminação da EDP colocado junto à sua habitação.

Agora, o caminho do Beco das Bouças” faz parte integral do prédio com artigo matricial nº 667 e número de polícia 58, descrito na conservatória do Registo predial de Vizela sob o nº 24440” e que “tal reconhecimento também existiu por termo de transação homologado por sentença, transitada em julgado, processos 159/87 e 773/99 Tribunal de Lousada. Portanto, tal caminho não é e nunca foi público, conforme o presidente afirma”, refere, no documento.

Sobre o leito desse caminho, adianta Rui Cunha que “foi constituída e registada no Cartório Notarial de Lousada, uma servidão predial por contrato que onera os prédios a Sul, descritos e referenciados, acautelando assim a serventia dessa faixa de terreno, ficando estes designados como prédio dominante”. Assim sendo, acrescenta, “e ao contrário do que o senhor presidente afirma, nunca haverá lugar ao levantamento dos acessos e dos números distribuídos à volta do n.º 58, com repercussões do ponto de vista do património. Até porque além dessa servidão, que garante o acesso aos utilizadores desses prédios em causa, sem nenhum impedimento, existe um outro caminho público que lhes permite o acesso”.

Quanto ao saneamento, refere o cidadão, “se fosse levantado, não traria grandes problemas pois, após a última visita dos engenheiros da Vimágua, este verão, apenas existe, espante-se, um contador ligado à rede que curiosamente é o do n.º 58”. No entanto, garante Rui Cunha que esse levantamento não é necessário: “Por ser uma pessoa de uma palavra só, e por honrar aquilo com que me comprometo, na altura, a pedido da empresa Vimágua, consenti a passagem pelo meu terreno da conduta” para que fosse “possível, criar ligação de saneamento as casas vizinhas”. Diz que o fez “com a certeza de não ter qualquer prejuízo e de serem eles a suportar a repavimentação conforme já existia”. Garante que o compromisso foi honrado pelas partes e que “este tipo de atitude da Vimágua, ou seja, passar por terrenos privados, não e caso único na freguesia”.

O eulalense está “convicto dos seus deveres e direitos” e diz que sabe “fazer fé e cumprir a servidão lavrada e registada em cartório, e sem impedimentos deixar os utilizadores passarem ininterruptamente” mas que apenas considera “não ter que o fazer de forma iluminada”, lê-se. “Sei também que, só havendo uma das seguintes situações o terreno em causa trocaria de proprietário legalmente, (levando sempre consigo a servidão constituída): Venda, doação, expropriação, partilha entre outras, carecendo todas elas de nova escritura e registo, como até a data não aconteceu nenhuma, afirmo categoricamente que o caminho (não o beco) é de minha propriedade”.

Quanto à sentença decretada pelo tribunal, Rui Cunha afirma no documento que “essa ação judicial só foi colocada, com a finalidade de obter de forma formal o que até então sempre foi negado”. Foi requerido ao Tribunal Administrativo e Fiscal que a autarquia respondesse e explicasse com que fundamento legal, o referido caminho estava classificado como público. Pedido legitimado e Deferido. Ora em resposta, não obstante, a falta de um documento que comprovasse a legítima propriedade, o Município invocou como justificação a toponímia, ora não sendo suficiente e satisfatória para o tribunal, conforme se pode ler no processo, o Tribunal requereu novo pedido e aí o Município enviou uma certidão atestando que nunca tinha praticado qualquer obra nem nenhum ato administrativo no referido caminho. O que é de facto verdadeiro. Só se pode concluir com isso que o município considera o caminho privado”, refere ainda.

A título informativo, o cidadão, que solicitou a retirada do poste da EDP junto à sua habitação, diz que “podem circular no devido caminho quem se dirigir aos prédios onerados com a servidão, servidão esta que contempla a utilização a título de acesso. Em suma, para atingir por esta via os prédios a sul onerados terão que obrigatoriamente passar pelo n.º 58, isto de uma forma legal. Todos e quaisquer outros motivos, a circulação carece de autorização do proprietário. Por serem infundadas e não corresponderem à total verdade e fazendo valer o meu direito de propriedade volto a solicitar, sem prejuízos para os demais, a retirada da iluminaria fixada no poste que sustenta a baixada de minha casa. Sendo o caminho privado não faz sentido ser a energia paga por todos”, conclui.

RV

publicado por José Manuel Faria às 18:48

2 comentários:
mas a noticia interessa para alguma coisa?
o que eles gostam é de festa, muita festa.
O povo paga e eles levam os louros.
Anónimo a 15 de Outubro de 2018 às 19:19

Outra vez zé manel

Tudo que seja contra (este) presidente da camara o incomoda?
Que é que o home lhe fez?

Não há mais nada no alforge da oposição?

Então isto não dura há mais de 12 anos? Porque só se lembrou agora?

Porque é que no tempo do seu (não dele) amigo dinis, não falou o homem. Porque é que desde 2005, o dinis não resolveu isto?

O homem até terá razão, mas a verdade é que, segundo o próprio anda nisto há 12 anos, nunca ouvi nada disto.

Já chega, porra. Seja oposição quando se candidatar e for eleito
João da Silva Carvalho a 16 de Outubro de 2018 às 22:24

Outubro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9



30


comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO