01
Ago 19

 

A propósito do imbróglio referente ao projeto de Requalificação do Adro da Igreja de Santa Eulália, a Câmara Municipal de Vizela emitiu um “Esclarecimento”, datado de 25/07/2019, publicado na página 23 da edição do RVJornal, nessa mesma data, onde, a pretexto das “suspeições (até hoje, nunca refutadas) que reiteradamente têm sido levantadas” nos meus artigos de opinião, acabei a merecer um inusitado protagonismo. 

Da minha análise, distingue-se como um ótimo exemplo da demagogia política; uma brilhante demonstração na arte de bem sofismar, ao utilizar, falaciosamente, elucidação por confusão; e um triste jogo de empurra culpas, um deplorável exercício do declinar de responsabilidades políticas. É um perspicaz “Esclarecimento” que se manifesta sem se manifestar, e que tem por objectivo confundir a opinião pública e não a inequívoca prestação de contas, com rigor, verdade e transparência, acerca desse secretíssimo negócio, desde a sua génese até ao presente, fazendo adensar o mistério e legitimar a suspeição. Nestas circunstâncias, e porque quem paga - todos os cidadãos - tem o direito de pedir e de conhecer os contornos e as finalidades dos negócios públicos, reitero, como forma de resposta, as habituais perguntas que têm sido colocadas à atual vereadora e ex-vice-presidente do anterior executivo municipal, a Sr.ª Dora Gaspar, e ao atual executivo, sob liderança do Sr. Victor Salgado, uma vez que não mereceram ainda qualquer tipo de resposta. Deste modo:

1 - Por que razões a compra, em 22/08/2016, de 5 prédios (rústicos e urbanos), - supostamente destinados ao referido projeto de requalificação - pelo valor global de 175.000,00 Euros, firmada pela ex-vice-presidente do anterior executivo municipal de Vizela, nunca mereceu honras de discussão e aprovação de uma qualquer Assembleia Municipal (AM), passada ou presente?

2 – Quais os prejuízos que traria ao referido projeto de requalificação uma avisada e prudente decisão de se submeter a discussão e aprovação de uma qualquer AM a demolição da denominada “Casa do Adro”, adquirida pelo anterior executivo municipal, pelo valor de 105 600,00 Euros? Acerca da demolição desse prédio urbano, como, quando e quem deliberou a ordem da sua demolição, iniciada em finais de junho de 2018, e quem a custeou? 

3 – E o atual executivo municipal, ao revelar-se célere e impiedoso a denunciar toda a espécie de irregularidades praticadas, no passado, pelo anterior executivo, por que não denunciou agora a inutilidade para o referido projeto de requalificação do adro da igreja eulalense da compra, em 2016, da obscura “Bouça de Agros ou Pendal”, pelo valor de 26 000.00 euros? Por que razões não clarifica a importância para o concelho da compra dessa parcela, uma bouça de 34 000 metros quadrados (área oficial) situada bem nos limites da freguesia eulalense, se não mesmo em território da freguesia vizinha? Não configurará isto denegação e conivência complacente?  

4 – Acerca do referido projeto de requalificação, em Reunião de Câmara, realizada em 11/06/2019, na estulta presunção de que um bom e simples cidadão, um daqueles homens que sempre se bate pela transparência da vida política em democracia, pretendia ler um texto com perguntas da minha autoria, foi-lhe, abusivamente, negada a palavra. Nessa mesma reunião - local onde, livremente, todos podem tomar assento e intervir quando e só for essa a sua vontade – assisti a uma inadmissível e deplorável atitude despótica, muito deselegante e, mesmo até, de menorização do referido cidadão, perpetrada pela presidência. Qual o “crime” deste cidadão? Ousar pedir a prestação de contas acerca de um negócio opaco, que deveria ser transparente, à semelhança do que fará qualquer cidadão exigente da verdade, do rigor e da transparência dos negócios públicos. Muito para além do reconhecimento dessa censurável atitude, fica em débito o pedido de desculpas públicas ao referido munícipe.

Roga-se, assim, ao atual executivo, sob liderança do Sr. Victor Salgado, e à atual vereadora de oposição, a Sr.ª Dora Gaspar, que, em nome da verdade, do rigor e da transparência, nos esclareçam, cabalmente, todos esses negócios nebulosos e cessem de nos tratar como verdadeiros anjinhos, quando não como autênticos imbecis.

Rv

publicado por José Manuel Faria às 17:45

25 comentários:
O Eugenio és militante do Partido Socialista e deverias pedir a tua “chefe” que foi quem assinou a compra dos terrenos, que te explicasse tudo. Se tens entre portas a autora da tua dúvida, que não passa de encenação. Ou será porque está em Lisboa, como comensal na Secretaria da Agricultura? Se a hipocrisia desse resultado, hoje estavas a vender gaiolas para passarinhos. Tens a mania que és um erudito mas tens uma grande masturbacao dialetica combinada com uma desinteria cerebral. Da banho ao cão que está carregado de pulgas
Anónimo a 1 de Agosto de 2019 às 21:41

Anónimo a 1 de Agosto de 2019 às 21:41
O Sr. anónimo mas os documentos que provam a dita compram devem estar na Câmara Municipal, certo?
Independentemente de quem comprou ou não o atual Presidente não acaba com esta coboiada porque simplesmente não quer, bastava mostrar toda a documentação de compra do respetivo terreno, se foi a Dora que mostre os documentos, seja quem for, porque os prejudicados são as pessoas, isto é brincar, gozar, porque a Dora, o Dinis, o atual Presidente é para o lado que dormem melhor.
O que se vê e lê todos os dias sobre maior parte dos políticos deste PAÍS que são pagos com os impostos de todos nós é uma VERGONHA, é tudo a tratar da VIDINHA.
NOJO.
Anónimo a 2 de Agosto de 2019 às 13:13

Mas o importante, ao contrário do que diz, foi quem comprou. E são os "P.Esses" que põem a questão. QUEM COMPROU FOI O EXECUTIVO DE DINIS COSTA E QUEM ASSINOU A ESCRITURA FOI DORA GASPAR. Em sei que agora só vem a reuniões de Câmara pois está no tacho que o Barreto lhe arranjou na Secretaria da Agricultura. E antes estava no Gabinete do Presidente da Câmara de Felgueiras, Aqui acrescente-se que Dora Gaspar comprava as refeições escolares à empresa do atual presidente da Câmara de Felgueiras. Só "virtudes"
Anónimo a 3 de Agosto de 2019 às 21:03

Anónimo a 3 de Agosto de 2019 às 21:03
Sr. anónimo não deite foguetes para o ar no fim da legislatura vamos ver, já agora que pensa de tanta festa??????????????? UMMMMMMMMMMMMMM
Anónimo a 4 de Agosto de 2019 às 11:46

-Aqui acrescente-se que Dora Gaspar comprava as refeições escolares à empresa do atual presidente da Câmara de Felgueiras. Só "virtudes"-
Srº anónimo queira esclarecer me por favor: isto que escreve aqui aconteceu no ultimo executivo ou seja onde o atual Presidente era/foi Vice Presidente e antes do executivo a que me refiro foi vereador certo? ora o VHS com certeza estava ao corrente do que está a dizer, aliás era ele antes da Dora Gaspar que tinha o Pelouro das Finanças, se tinha algo de mal as refeições serem compradas á referida empresa porque nada disse ou fez VHS?
O E....que acusaram de roubar também blablabla e afinal a montanha pariu rato.
Depois do batizado feito não faltam padrinhos, e quer um conselho não se acredite em tudo que lhe dizem, que bons falantes são eles.
Anónimo a 4 de Agosto de 2019 às 19:07

Tanta azia!!! O VHS era um Hereje, Coitadinha da Dora, sempre a dizer mal da menina. Fala-se tanto na promiscuidade entre fornecedores e compradores de empresas públicas, tal Godinho, e da Dora não se pode dizer que adjudicava, sim ADJUDICAVA, e agora é que o VHS que pagava era quem negociava, Afinal era ele que estava com as Finanças mas quem pagava era o Dr Jorge, nem tinha que ter conhecimento os outros vereadores
Anónimo a 7 de Agosto de 2019 às 19:02

Anónimo a 7 de Agosto de 2019 às 19:02Afinal
- era ele que estava com as Finanças mas quem pagava era o Dr Jorge, nem tinha que ter conhecimento os outros vereadores -
Alegadamente este anónimo pensa que esta a falar/escrever pra um alonso, ou pra um daqueles que eles estão habituados a que lhe digam amem ou quiçá que se curvem perante suas Exªs de MMMM, não me diga? era o DR, Jorge que pagava?, ahhhhhhhhhhhhhhh e por acaso era o Dr. Jorge que assinava ????????????????????pergunto eu, a não ser que esse tal de Jorge subisse de posto e substituísse o Vereador/Vice Presidente.
E não esteja a mandar postas de pescada porque ainda faltam muito para acabar o mandato e só no fim é que se pode falar, certo?
Anónimo a 8 de Agosto de 2019 às 13:08

Refiro-me aquele jantar de Natal que o P.S. ofereceu, servido pela mesma empresa que fornecia as refeições escolares.
Ainda gostava de ver a fatura desse jantar!!!! Nem fotocópia.
Quer que lhe faça um desenho? DAAAAA!!!!
Anónimo a 7 de Agosto de 2019 às 19:06

Anónimo a 7 de Agosto de 2019 às 19:06
ALEGADAMENTE ninguém dá lições de moral a ninguém, porque é que as tendas dos espetáculos feitos pela CMV são sempre do mesmo? também pode perguntar?
E já agora acabo de ler o RV e leio que vai caber a SFV a implementação da AEC de música nas escolas e até já tem valor,11760 euros próximo ano letivo, ora aqui á tempos veio o executivo fazer um apelo ao ensino articulado, agora a SFV já tem o protocolo da AEC da musica conclusão isto é tudo AMIGOS, portanto corrijam me se acharem que estou enganado:
Para os professores de música de Vizela que não façam parte da SFV não à AEC? niclas não tem direito a trabalhar, nemmmmmmmmmmm que tenham mais formação/currículo/experiência dos que da SFV aliás nem podem concorrer porque já está entregue.
E depois alegadamente dizem que a politica não é tudo um grupo de amigalhaços, por isso é que se repararem são sempre os mesmos, tanto a nível local como nacional.
São sempre as mesmas caras.

Anónimo a 8 de Agosto de 2019 às 22:29

Se a hipocrisia desse resultado………
Mais……………………..
O que mais à são hipócritas, a começar pelos grandes, e quem não for hipócrita está tramado, vai de vela, arranjam sempre maneira de fazer a cama, hipócritas são os que tem as costas quentes, ou lambe c...., os pequenos são traidores os grandes são hipócritas, e depois também existem os xibos que levam o que ouvem, e ele avalia sem falar, isso sim é hipocrisia, por isso Sr. anónimo antes de chamar Hipócrita olhe primeiro para as pessoas da sua classe.
Anónimo a 3 de Agosto de 2019 às 15:41

Em tão pouco texto, 5 vezes a palavra hipócrata??? Sai cão!!!!
Anónimo a 3 de Agosto de 2019 às 20:57

E olhe que 5 vezes é muito pouco, pode crer, empenhe se um pouquinho e só não vê quem não quer ver,ou quem não lhe interessa ver, ou então vê e tem que concordar, porque tem interesses, ou será que sabem mais que a lucia?
Políticos??????????????????é tudo a mesma trampa o cheiro é que é diferente.
Next.
Alegadamente este anónimo ainda é daqueles que pensa que o povinho é de sebordelo da goma? que os Políticos são alguém, é o trabalhinho deles meu caro, nem mais.
Anónimo a 4 de Agosto de 2019 às 11:43

Nem por ser domingo, sempre os mesmos na apresentação dos eventos, os amigos, os presidentes de junta, os funcionários e pouco mais, só o VHS é que não vê, e depois ó VHS aquela que faz a introdução não tem jeitinho nenhum não se apanha uma, tem que ter mais calma a ler senão ninguém entende.
Muito pouca gente, para ser um domingo á tarde, muito fraquinho.
Anónimo a 4 de Agosto de 2019 às 19:36

Será que não à gente nova para assistir aos eventos e já agora á/s inaugurações?
O fotografo nem precisa de se cansar a tirar tanta fotografia, as caras são sempre as mesmas.
As fotos do site da câmara dos eventos/festas reparem, na 1ª fila são sempre os mesmos e os outros os mesmos são.
Já começa a enjoar.
Next.
Anónimo a 6 de Agosto de 2019 às 22:01

Só não vais lá porque não queres.
Anónimo a 7 de Agosto de 2019 às 19:03

Olhe que "à" está mal. Queria dizer "há" Só tenho a 4ª classe no tempo do professor Costa que lhe daria umas reguadas nesse cagueiro.
Anónimo a 8 de Agosto de 2019 às 23:52

Não faltam cagueiros, ás tantas não falta a quem gostasse de dar reguadas, vai ver é como o outro gosta que lhe abane a cabeça senão??????????????????????castigo.
Preocupe se com coisas mais importantes e deixe lá o à.
Aceite um conselho, na politica hoje os Amigos amanha são Inimigos, é pena porque existe gente que está farta de levar no pelo e não aprende.
NEXT.

Anónimo a 9 de Agosto de 2019 às 13:00

amen
Anónimo a 10 de Agosto de 2019 às 00:18

Na falta de argumentos responde amem, é assim mesmo, as tantas já viu que está a falar com alguém que sabe tanto/mais que o anónimo.
Existem pessoas que acham que são mais espertas que tudo e todos, mas se essas pessoas soubessem???????????????
Conhecem o ditado: não é preciso ir a Roma para ver o Papa ou pela aragem vê se quem vai na carruagem?
Bom fim de semana.
Anónimo a 10 de Agosto de 2019 às 12:32

Tem complexo de superioridade. Isto é o que se apelida de um verdadeira embriaguez de vaidade.
Olhe ganhava a vidinha a vender pentes para carecas ou vender a banha da cobra, lá isso tem muito jeito.

Deve ser um erudito empírico já que a sua linguagem tem muito mau hálito.
Vá se lavar por baixo!!! Deve estar "empastelado"
Anónimo a 11 de Agosto de 2019 às 16:26

Será que não consegue mudar de diálogo/resposta?
É sempre o mesmo, aliás já conheço.
- verdadeira embriaguez de vaidade-
Se fosse só embriaguez de vaidade olhe que não era mau, o pior é quando pensam que são finos/inteligentes e têm ataques de arrogância e de burrice, afinal não sabem nada.
Já agora o que mais existe em Vizela ao mais alto nível é só vaidade e festas e alegadamente vingançazinhas mesquinhas a quem não pertence ao bando e proteçãozinha a quem tem processos e as meninas/os vá se lá saber porquê????????????????
Para a próxima não responda.


Anónimo a 12 de Agosto de 2019 às 23:14

As apresentações dos eventos/festas cada vez são mais concorridas, nem por ser sexta feira com a praça cheia de gente, ahhhh vi duas pessoas na 1ª fila realmente que não são habituais, de resto sempre os mesmos.
Alegadamente existe gente que fica contente com estas apresentações……………………………….
E outros há que já fazem piadas.
Sempre, sempre, sempre os mesmos.
Anónimo a 12 de Agosto de 2019 às 09:16

A apresentação ocorreu no passado dia 13 de agosto, na Sala de Exposições Joaquim da Costa Chicória.

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii pela foto da Rádio Vizela foi bastante participada, tanta gente????????????????????
Tirando o executivo, o Mário Zé, quase ninguém, aliás nem os do costume.
Anónimo a 15 de Agosto de 2019 às 15:50

Parabéns ao Bolinhol de Vizela. 1° lugar na distrital de Braga do concurso 7 Maravilhas de Doces de Portugal

O mais engraçado é que na imagem quem está a brindar com o Presidente é o da Pastelaria Fina e o do vídeo promocional neste caso a Delícia não deveria estar também de copo na mão?

Aliás segundo dizem onde nasceu o bolinhol sendo bisavó do atual Presidente a inventora de tal proeza, certo?
E já agora o que tem o Diogo Lopes a ver com tudo isto?
Não haveria alguém mais ligado ao sector para apadrinhar a causa? Olhe o FF ao menos ele viveu durante muitos naos no meios dos bolinhóis.
E de restos sempre os mesmos.


Anónimo a 16 de Agosto de 2019 às 14:42

Não crendo entrar em polémicas tenho que dar aqui um pouco de razão á pastelaria Kibom, realmente nunca tem o destaque que tem por exemplo a Delícia ou a Fina e quem estiver um pouco atento e seguir as contas, contratos/despesas no site da CMV vê que que tanto a Delícia como a Fina têm verba para despesa de mil e poucos Eur até 31 de Dezembro 2019 e a Kibom e a Ponto Pérola não, pelo menos é o que vem no site, atenção não sei se será da parte dos próprios não aceitar as mesmas oportunidades.
Também consultando o site logo na abertura nota se uma atualização constante/diária dos eventos/festas mas ao abrir a «Lista dos membros dos gabinetes da presidência e dos vereadores em regime de permanência e respetivas remunerações» só existe o Chefe do Gap e uma Secretária Cecília, o que quer dizer que pelo site a Agostinha não tem secretária, o Meireles não tem secretária e nem o Presidente tem secretária.
Por favor se estiver enganado corrijam me.
Boas férias


Anónimo a 18 de Agosto de 2019 às 18:51

Agosto 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9



28


comentários recentes
Se o bifinho for jeitoso e abaixo dos 40 anos, eu ...
É verdade, é o Presidente Marcelo a nível nacional...
“Hoje prova-se que Vizela não é só festa.Blablabla...
O MAS formou-se como novo partido entregando 9 000...
...e até já passou pelo FCVizela, em 2006/07 como ...
É mais antigo, então esqueceu-se da Ruptura FER...
Sem esquecer o Toucinho do Céu do convento de Odiv...
PS está contra a construção da Casa da Cultura”.V...
Tirando o Bolinhol não conheço, mais nenhum.Onde f...
Europeias 2019, MAS 9 votos, será que nas Legisla...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

13 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO