28
Mar 14

 

 

 

 

Portugueses e europeus, donos do nosso futuro

Manifesto eleitoral para votantes nas primárias abertas do LIVRE – Europeias 2014

Cidadãos, portugueses e europeus, somos donos do nosso futuro. Recusamos a ideia, consolidada nos últimos anos, de que a política é propriedade dos políticos, Portugal propriedade dos credores, e a Europa propriedade dos países grandes.

Nós podemos mudar isto. Somos cidadãos e eleitores, com e sem partido, empenhados na democratização da política em Portugal e na União Europeia. Através deste manifesto, vimos reconhecer o contributo positivo que o recém criado LIVRE — partido da Liberdade, da Esquerda, da Europa e da Ecologia — já vem dando para a democracia portuguesa e para o debate nela em torno das questões europeias. Valorizamos o papel do LIVRE na política portuguesa e comungamos dos seus valores, princípios e ideais. É nossa vontade participar, com o LIVRE, no esforço de transformação progressista de Portugal e da União Europeia.

A política pode ser diferente. A realização de eleições primárias abertas permite — pela primeira vez nos quarenta anos da democracia portuguesa — que os cidadãos comuns acedam à representação política, quebrando o monopólio dos aparelhos partidários. Permite, sobretudo, dar uma voz e um voto aos cidadãos que partilham um espaço político plural. Somos exemplo disso: mesmo não sendo membros do LIVRE, votaremos nas eleições primárias abertas por este partido à cidadania.

Portugal pode ser diferente. O nosso país não precisa de ser sempre governado à direita ou ao centro. Acreditamos que está na hora da esquerda portuguesa convergir para uma governação que cumpra a Constituição da República, realizando o sonho de um país justo e solidário, democrático e desenvolvido. Acreditamos, aliás, que essa hora já vem tarde: o país já pagou durante demasiado tempo o preço da divisão da esquerda.

A União Europeia pode ser diferente. A União que queremos não é um simples clube de democracias: é uma Democracia Europeia. A União que queremos não é um simples mercado interno: é em primeiro lugar uma União de Direitos Fundamentais. A União que queremos não se resigna ao desmantelamento do estado social: tem por responsabilidade atingir o alto nível de desenvolvimento social, ambiental e económico por que os seus cidadãos anseiam. A União que queremos não é uma relação entre credores e devedores: enfrenta as crises de uma forma solidária e dota-se dos instrumentos necessários para completar a sua moeda comum. A União que queremos não está fechada ao mundo: é inclusiva e humanitária, e está na linha da frente da construção do direito internacional como da luta contra as alterações climáticas.

Somos, em suma, por uma esquerda mais livre, um Portugal mais igual e uma Europa mais fraterna.

Disseram-nos que estamos sob tutela porque vivemos acima das nossas possibilidades. Achamos o contrário. Está nas nossas possibilidades deixar de viver sob tutela. Está nas nossas possibilidades que a democracia seja mais do que nos oferecem. Portugal e a Europa podem ser mais do que aquilo que nos vai acontecendo. É altura de sermos nós a fazer acontecer.(Depois de preenchido este formulário, receberá um email com instruções para a validação da sua inscrição no censo eleitoral definitivo)

 

Subscreva Aqui.

para subscrever este Manifesto clique aqui

 

Mesas de voto em: Lisboa, Porto, Braga, Setúbal, Coimbra, Faro e Évora.

publicado por José Manuel Faria às 08:42

comentário:
mais um parsa o barulho!
atento a 28 de Março de 2014 às 09:25

Março 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9





comentários recentes
António Costa protagoniza arruada este domingo em ...
e o carvalhinho tambem entra nas contas? Sempre no...
Um livro, critérios diferentes:O livro das bandas ...
Quem é esta Irene Costa?É Socialista? militante? h...
"Não deixei de ser quem fui, não vou alterar em na...
Comissão Administrativa da Concelhia do Partido So...
Os PS (grandes) só se lembram dos militantes para ...
Olha os socialistas interesseiros, quando dava jei...
Um milhão de euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Convém informar quais os funcionários que passam/r...
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO